São Paulo – O automobilismo brasileiro dá mostras de sólido crescimento a cada dia. Depois de uma fase nebulosa, quando poucos torcedores se interessavam por qualquer categoria que não fosse a Fórmula-1, hoje em dia o esporte readquiriu a importância e o charme das décadas de 70 e 80. A principal responsável por esse aumento de popularidade é, sem dúvida alguma, a Stock Car, que a cada ano se solidifica como a mais importante e profissional categoria de Turismo do automobilismo da América Latina. Nesta temporada, 402 mil pessoas marcaram presença nos autódromos onde a Stock Car correu. Essa reunião de formadores de opinião e empresários abriu a possibilidade de as empresas realizarem marketing de relacionamento nos camarotes.
Num clima diferente dos sisudos escritórios, donos de empresas, fornecedores e clientes conversam de forma descontraída e informal e muitos negócios são encaminhados ao som dos motores e fechados posteriormente. Uma clara demonstração do interesse das empresas é que, na corrida do dia 27 de novembro em Interlagos, a Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car, comercializou o dobro dos camarotes da prova anterior na mesma capital paulista.
Chevrolet, Medley, Texaco, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Terra, Orbitall, Unidas, entre outras grandes empresas, levaram para o autódromo cerca de 17 mil pessoas somente na rodada decisiva. Nesta temporada, a Stock Car apresentou os quatro maiores públicos dos seus 26 anos de existência. Criada em 1979, a categoria teve 42 mil pessoas em Brasília, 41 mil em Santa Cruz do Sul e 43 mil no encerramento da temporada, no último final de semana em Interlagos.
Além disso, na prova realizada em Buenos Aires, Argentina, em conjunto com a TC2000, foram 70 mil torcedores, o maior público da Stock Car. Em termos comparativos, a média do Campeonato Brasileiro de Futebol é de 13.349 pessoas por partida contra 33.500 torcedores que marcaram presença nas 12 corridas da Stock Car.
Outro ponto importante que mostra o crescimento da Stock Car é o aumento de acessos ao site da categoria. Entre maio e novembro, início e fim da temporada, o endereço http://www.stockcar.com.br/ teve 456.803 acessos, com média mensal de 65.257 e com 2.175 internautas com entradas diárias. O pico de acessos aconteceu na segunda-feira com total de 6.223 visitas.
Mas não é somente a Stock Car que é utilizada para marketing de relacionamento. Outras categorias também ganharam esse status. O Renault Speed Show by TIM, que tem corridas da Fórmula Renault, da Copa Clio e da Fórmula-3 Sul-Americana, também comercializa camarotes para grandes empresas como Renault, Extra, ABN Aymoré Financiamentos, WebMotors, TIM, Ellus, TAM, Chandom, entre outras. Em janeiro acontecerá a 34ª edição da Mil Milhas Brasil, que, depois de muitos anos, receberá alguns dos mais cobiçados carros de Turismo do mundo.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Milton Alves, José Eduardo Martins e Tatyane Camargo
Num clima diferente dos sisudos escritórios, donos de empresas, fornecedores e clientes conversam de forma descontraída e informal e muitos negócios são encaminhados ao som dos motores e fechados posteriormente. Uma clara demonstração do interesse das empresas é que, na corrida do dia 27 de novembro em Interlagos, a Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car, comercializou o dobro dos camarotes da prova anterior na mesma capital paulista.
Chevrolet, Medley, Texaco, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Terra, Orbitall, Unidas, entre outras grandes empresas, levaram para o autódromo cerca de 17 mil pessoas somente na rodada decisiva. Nesta temporada, a Stock Car apresentou os quatro maiores públicos dos seus 26 anos de existência. Criada em 1979, a categoria teve 42 mil pessoas em Brasília, 41 mil em Santa Cruz do Sul e 43 mil no encerramento da temporada, no último final de semana em Interlagos.
Além disso, na prova realizada em Buenos Aires, Argentina, em conjunto com a TC2000, foram 70 mil torcedores, o maior público da Stock Car. Em termos comparativos, a média do Campeonato Brasileiro de Futebol é de 13.349 pessoas por partida contra 33.500 torcedores que marcaram presença nas 12 corridas da Stock Car.
Outro ponto importante que mostra o crescimento da Stock Car é o aumento de acessos ao site da categoria. Entre maio e novembro, início e fim da temporada, o endereço http://www.stockcar.com.br/ teve 456.803 acessos, com média mensal de 65.257 e com 2.175 internautas com entradas diárias. O pico de acessos aconteceu na segunda-feira com total de 6.223 visitas.
Mas não é somente a Stock Car que é utilizada para marketing de relacionamento. Outras categorias também ganharam esse status. O Renault Speed Show by TIM, que tem corridas da Fórmula Renault, da Copa Clio e da Fórmula-3 Sul-Americana, também comercializa camarotes para grandes empresas como Renault, Extra, ABN Aymoré Financiamentos, WebMotors, TIM, Ellus, TAM, Chandom, entre outras. Em janeiro acontecerá a 34ª edição da Mil Milhas Brasil, que, depois de muitos anos, receberá alguns dos mais cobiçados carros de Turismo do mundo.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Milton Alves, José Eduardo Martins e Tatyane Camargo
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