Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Campeonato Carioca Off-Road chega à Niterói com uma prova “de fogo”


A penúltima etapa do Carioca Off-Road promete ser muito difícil e exigirá garra e habilidade das equipes que realmente desejam ser campeãs. Será um rali digno de final de temporada


Foto: Doni Castilho/Dfotos

Niterói, RJ, foi a cidade escolhida para vivenciar os momentos decisivos do Campeonato Carioca Off-Road – rali de regularidade que mais cresce no Brasil. A 5ª e penúltima etapa da competição será realizada neste próximo sábado, dia 4 de outubro, e promete dar muito trabalho as equipes que estão na briga pelo título da temporada.

São esperadas cerca de 100 duplas, e embora a competição seja estadual, competidores de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo marcarão presença na corrida, que tem um nível de profissionalismo e competitividade bastante alto.

Estão previstos cerca de 100 quilômetros de estradas de terras com um grau técnico bem elevado, que mesclarão trechos de serra e mar. Parte do terreno tem terra firme com um pouco de cascalho e parte de areia. O organizador da prova, Cristiano Serpa, preparou muitas alças, balaios e médias de velocidade justas que exigirão total concentração e habilidade dos participantes. “A previsão é de chuva, e por este motivo, os navegadores terão trabalho para acertar o hodômetro nas derrapadas e nos pisos de areia. Sem contar os pilotos, que precisarão ter muito braço e perícia para controlar o veículo. Quem vencer, realmente será merecedor deste resultado”¸ declarou Serpa.

Para testar ainda mais a técnica e habilidade dos off-roaders, principalmente dos líderes de cada categoria em disputa – Graduados, Turismo, Turismo Light, Velhos Guerreiros (carros com mais de 20 anos de uso) e Expedition (passeio para iniciantes) – haverá muitos PC espalhados pelo caminho – postos de controle que fiscalizam se as duplas estão obedecendo as velocidades estabelecidas pela organização, descritas no livro de navegação. Quem não cumpre a média horária perde pontos.

“Esta temporada está muito competitiva, principalmente na Graduados. O Carioca este ano tem dez equipes em condições de serem campeãs e isso acirra ainda mais a disputa a cada prova. Em quatro etapas não teve um único time que tenha vencido duas vezes, o que demonstra o tamanho do equilíbrio existente”, esclareceu o piloto Ricardo Barra, da equipe Niterói Rally Team, que ao lado do navegador Ronald Leis, ocupa a 3ª posição da categoria.

A largada do primeiro carro acontece às 10:00 horas, na Estrada Francisco Cruz Nunes, em frente a Concessionária Natsu Mitsubishi. De lá, todos seguem para a região de Maricá, onde se desenvolve o certame.

O município de Niterói já é tradicional no calendário do Carioca Off-Road. Todo o ano o local sedia uma etapa, pois além de proporcionar um percurso bom, também é reduto de grandes equipes de rali do Rio de Janeiro. Prata da casa, Barra e Leis sentem a responsabilidade de vencer. “Niterói é nosso lar, e isso aumenta nosso compromisso com a vitória, além de ser o único resultado que nos interessa se quisermos ficar entre os três primeiros colocados”, encerrou o piloto.

A Niterói Rally Team é patrocinada por Cerveja Itaipava, Armco Staco e Governo do Estado do Rio de Janeiro



Assessoria de Imprensa – Niterói Rally Team

Isis Moretti – Mtb: 36.471
(11) 8308-7141
Fernanda Dalpra
(11) 8351-8314

Nenhum comentário: