Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Telefônica Speedy GT3 Brasil: Jaguar continua desenvolvimento na Europa




Etapa da República Tcheca teve dois modelos XKR na pista. Tragédia em março deste ano atrapalhou os planos da marca


Um dos modelos mais carismáticos para os fãs dos supercarros da GT3, o Jaguar XKR continua em atividade de desenvolvimento no Campeonato Europeu da categoria. Assim como o Telefônica Speedy GT3 Brasil, o torneio europeu reúne alguns dos modelos mais desejados de todo o mundo. Além de Ferrari F430, Porsche 997 GT3 Cup S, Lamborghini Gallardo, Ford GT e Dodge Viper Competition, há também o Aston Martin DBRS9, o Corvette Z06R GT3, o Ascari KZ1R GT3, entre outros carros de sonho.

Desde o falecimento do chefe da equipe Apex Motorsports, Richard Lloyd, e do piloto David Leslie, em um acidente aéreo no dia 30 de março, o carro britânico vem fazendo aparições esporádicas no grid ou em treinos, mas tem sido objeto de trabalho de evolução. Na ocasião do acidente, Lloyd e Leslie se deslocavam da Inglaterra para a pista de Nogaro, na França, onde participariam com o XKR dos testes de equalização dos modelos promovido anualmente pela FIA. No episódio, também faleceu o engenheiro da Apex Motorsports, Christopher Allarton.

O modelo inglês participou no último fim de semana da 7ª e 8ª etapas da temporada – disputadas no tradicional circuito de Brno, na República Tcheca. A Apex Motorsport havia realizado antes uma série de testes com o supercarro no circuito de Silverstone.

Apesar de os testes em Silverstone terem entusiasmado os engenheiros da Apex, a participação do Jaguar no grid europeu dos supercarros foi considerada apenas razoável pela dupla de pilotos Phil Quaife e Chris Dymond. Em Brno, a dupla chegou a largar em décimo com Phil Quaife na primeira prova, mas recebeu a bandeirada na 17ª posição – em um grid de 41 carros. Na segunda corrida, a dupla teve problemas e cruzou a linha de chegada seis voltas atrás dos vencedores. Em uma avaliação geral da primeira apresentação, a Apex pretende utilizar a estréia para cuidar da evolução do supercarro inglês. O Jaguar XKR também teve uma segunda dupla na pista, os britânicos Ben Clucas e Robert Hissom. Em um fim de semana bastante problemático, eles largaram em 30º na primeira prova e em 27º na segunda, mas fecharam a disputa com uma 19ª colocação e um abandono.

Na rodada dupla de Brno, as vitórias ficaram com o Aston Martin de Diego Alessi e Marcello Zani, e com o Ford GT V8 de Thomas Mutsch e Ian Khan.





Mais informações:

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
Fones: (11) 7863-2965 e 9245-7177
Rádios Nextel: 7*94668 e 104248*12

Nenhum comentário: