Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Rally dos Sertões, mas pode chamar de Rally dos Sociais

Pelo 11º ano consecutivo o Instituto Brasil Solidário vai coordenar a ação social do Rally dos Sertões. Uma iniciativa que deixa um rastro sem igual, e inesquecível, por onde passa a competição ano após ano.


São Paulo, Sp, 18 de julho de 2011 - Educação, Saúde, Meio Ambiente, Artes, Inclusão Digital e Cultural são as atividades de caráter sustentável que serão realizadas este ano em sete municípios carentes próximos do roteiro da competição: Pirenópolis (GO), Trindade (GO), Novo Acordo (TO), Porto Nacional (TO), Carolina (MA), Balsas (MA) e Caucaia (CE). Com um programa que atinge diretamente as principais escolas públicas das cidades, faz com que as populações dos locais atendidos tenham livre acesso e participem ativamente de todos os trabalhos, sempre dentro do ambiente educativo.

Por onde passa espalha esperança e deixa saudade.
Mas a contribuição da Ação Social extrapola qualquer resultado numérico(e olha que eles são impressionantes, leia abaixo alguns deles), isso porque deixa um rastro de capital de conhecimento, de certezas e de esperança que, ao contrário da chuva, esse Rally dos Sociais passa sem pressa e tem data e hora certa para voltar no ano que vem e no próximo, no próximo, no próximo, no próximo... O programa atinge diretamente as principais escolas públicas das cidades, e faz com que as populações dos locais atendidos tenham livre acesso e participem ativamente de todos os trabalhos, dentro do ambiente educativo.

O que é bom dura sempre.
O objetivo maior da ação é que cada município consiga manter as atividades implementadas, já que mesmo após o término do rally o Instituto Brasil Solidário monitora essas escolas para que os benefícios não ocorram apenas no período da prova. Assim é que algumas cidades são visitadas antes da chegada do evento, enquanto outras recebem os trabalhos depois da passagem da prova pelos locais. Como na área da Educação, por exemplo, como projeto de financiamento de bolsas e cursos extracurriculares realizados após a apresentação de ideias e materiais expostos pela escola, que comprovem a necessidade e interesse dos envolvidos. Outra frente se dá com diversas capacitações para gestores locais e corpo docente e discente, fazendo com que muitas das ideias levadas sejam aplicadas no dia-a-dia das escolas muito tempo após as visitas e ao longo do semestre seguinte.

Caravana da boa e eficiente vontade.
Médicos de diversas especialidades: odontologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, dermatologia e clínica geral. Além dos atendimentos fornecidos gratuitamente à comunidade são fechadas parcerias significativas com as escolas, prefeituras e secretarias regionais para o fomento de atividades educativas e melhorias na infraestrutura, como a construção de escovódromos para os alunos. Também são fechadas parcerias estratégicas com a iniciativa privada, que novamente investe em farmácias nos sete municípios. Dessa forma, o paciente, após o atendimento médico e munido de receita, pode pegar o seu remédio correspondente sem pagar nada.
A ação social também ganhou doações como as brinquedotecas fixas para as instituições de ensino. E para repetir a fórmula de sucesso dos anos anteriores, o Rally dos Sociais faz surgir hortas comunitárias, arborização e viveiros em cada município. Até o Meio Ambiente não é esquecido e as cidades são capacitadas com coleta seletiva e oficinas de reciclagem.

Mata a cobra e mostra o pau.
Na mais pura tradição do sertão as histórias precisam ser contadas constantemente para que sobrevivam com vigor e espalhem os seus benefícios. Com uma projeção de público beneficiado, de 79.749 pessoas (numero de alunos nas escolas atendidas, atendimentos diretos, kits doados, cestas, capacitações, participantes de oficinas e atividades gerais, e leitores estimados pelos números de livros doados) fica fácil de entender esse alcance. Como se isso não bastasse, basta olhar esses números do que foi o Rally dos Sociais em 2010 para ver que não falta mote e nem rima para, o contador que seja, fazer perpetuar passando de geração em geração

Arborização: 150 árvores plantadas
Bibliotecas: cinco, com 14.115 mil livros doados
Kits escolares: 2.705
Kits esportivos: 05
Computadores: 10
Impressoras: 05
Câmeras fotográficas: 05
TV e DVD: 10

Atendimentos:
- clínico geral: 552;
- ginecológico: 70;
- odontológico: 193.
Farmácia: Mais de 280 tipos de medicamentos, totalizando 05 farmácias
Kits odontológicos: 965

O que é o Instituto Brasil Solidário.
O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma organização sem fins lucrativos -OSCIP- que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Fundado pelos irmãos Luis e Ana Elisa Salvatore, a entidade tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.

Patrocínio: Ação Social do Rally dos Sertões - Dunas Race e Palmeirinha; Apoio Estratégico: Casas Bahia, Piloto Leandro Torres e Fundação Itaú Social.
Apoio materiais, equipamentos e logística: Genéricos Teuto, Candide, Cristófoli, Olsen, Consuldent, Jaguaré Embalagens, FOSP, Van Moorsel, Artfix, Cine Sertões, Colgate, Condor e Instituto Votorantim.Montagem de bibliotecas e incentivo à leitura: Fundação Educar Dpaschoal, Editora DCL, Editora Melhoramentos, Revisteca Abril, Editora Seleções, Credeal, Mundo Mirim e Fundação Volkswagen.

Atendimento à imprensa:




Zarhi El Malek/ Carlos Lua Cintra Mauro
Tel. + 55 85 8120-0123
Tel. + 55 11 8282-9388

Nenhum comentário: