Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Unidade da Embraer em Gavião Peixoto é palco da segunda etapa da Driver Cup em 2013






Carros superesportivos serão colocados à prova com homologação de recorde no Standing Mile e disputa da RS3000 na quinta maior pista de pousos e decolagens do mundo, que a Embraer utiliza para testes com jatos no interior de São Paulo

Criada em 2009 com o objetivo de permitir que proprietários de veículos superesportivos pudessem extrair o potencial de seus carros em ambientes propícios, a Driver Cup chega neste sábado (18/5) à segunda das seis etapas programadas para a temporada 2013. Dessa vez, as máquinas vão acelerar na Unidade da Embraer em Gavião Peixoto, próxima de Araraquara, a cerca de 300 km da capital paulista.

O complexo é um verdadeiro palco dos sonhos para acelerar modelos como Ferrari 458 Italia, Lamborghini Aventador,Porsche 911 Turbo, Aston Martin Vantage, Audi R8 e vários outros carros superesportivos inscritos para essa etapa. Com uma reta de 4.967 metros de extensão e impressionantes 95 metros de largura, a pista da Unidade é a quinta maior do mundo para pousos e decolagens, e serve como local de ensaios para os jatos produzidos pela Embraer.

Os 110 competidores inscritos terão dois desafios neste fim de semana. O principal deles é a prova do Standing Mile, em que os carros largam parados e têm 1.609 metros de reta para acelerar ao máximo. A competição é a mais difundida mundialmente em competições de arrancada e vale nesta etapa a homologação do recorde brasileiro de velocidade pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

"A expectativa é bem grande em torno dessa prova. Como ela é a mais conhecida no mundo, é muito interessante porque nossos competidores têm referências mundiais de velocidade para os seus carros. E com 18 classes competindo, as chances de termos alguns recordes quebrados neste fim de semana são grandes", destaca Décio Rodrigues, organizador e promotor da Driver Cup.

A maior expectativa gira em torno do recorde de maior velocidade entre todos os carros participantes. Atualmente ele pertence a Daniel Malzoni a bordo de um Audi R8 V10, que atingiu 360,407 km/h na prova realizada pela Driver Cup em maio do ano passado. Neste ano, o recordista não participa da disputa, mas o segundo e o terceiro colocados da etapa de 2012 - que ficaram respectivamente com as marcas de 357 e 354 km/h - já confirmaram presença.

A segunda prova programada para o sábado em Gavião Peixoto é a chamada Rolling Start 3000 que, embora não tenha homologação de recorde, apresenta um formato de disputa diferente do Standing Mile. Nele os carros largam parados e percorrem um trecho de 300 metros. Nessa marca há uma medição de velocidade e, caso o competidor esteja abaixo de 90 km/h, é dado o sinal verde para que ele possa acelerar ao limite pelos próximos 2.700 metros. Vence quem atingir a maior velocidade no final desse percurso.

"A prova do Rolling Start 3000 vai ser um grande teste especialmente para nós, da organização. Vamos usá-la para testar na marca de 300 metros um novo sistema de aferição de velocidade que adquirimos. É uma disputa com um formato bastante conhecido na Europa e Estados Unidos, mas que ainda não foi homologado no Brasil", explica o organizador da prova.

"Essa etapa tem tudo para ser, mais uma vez, um grande evento e uma grande oportunidade para os proprietários desses carros poderem acelerar em um ambiente que lhes dá totais condições de fazer isso em segurança. Teremos, como sempre, toda uma equipe de segurança, logística e recepção para que o evento aconteça sem problemas", completa Décio Rodrigues.

Todas as vagas disponíveis, tanto para competidores, quanto para os que vão assistir às provas em Gavião Peixoto já foram preenchidas. No site da Driver Cup (www.drivercup.com.br) é possível acompanhar o calendário dos próximos eventos e se preparar para competir ou assistir às provas.






Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.044) - E-mail: rafaeld@terra.com.br
Contatos: (11) 7320 8666 / 93*19045

Nenhum comentário: