COMUNICACADO IMPORTANTE
Calendário Oficial:
1ª e 2ª Etapas – 28/02 e 01/03 – Goiânia – GO
3ª e 4ª Etapas – 03 e 04/04 – Brasília – DF
5ª e 6ª Etapas – 30 e 31/05 – Palmas – TO
7ª e 8ª Etapas – 27 e 28/06 – Goiânia – GO
9ª e 10ª Etapas – 15 e 16/08 – Brasília – DF
11ª e 12ª Etapas – 05 e 06/09 – Goiânia – GO
13ª e 14ª Etapas – 03 e 04/10 – Brasília – DF
15ª e 16ª Etapas – 14 e 15/11 – Goiânia – GO
17ª e 18ª Etapas – 28 e 29/11 – Brasília – DF
Cronograma das provas – As etapas da Copa Centro-Oeste de Kart 2009 serão disputadas sempre em regime de rodadas duplas sendo a primeira corrida no sábado e a segunda, no domingo.
Sorteio de Motores: Na manhã do sábado de competições a RBC Preparações efetuará o sorteio dos motores para todos os pilotos inscritos na prova. Com este propulsor o piloto participará do treino de aquecimento, tomada de tempos e primeira bateria.
No domingo, pela manhã, os motores utilizados na primeira prova serão resorteados e, em seguida, entregues aos pilotos para que possam fazer um novo aquecimento e a segunda corrida do final de semana.
Em caso de eventual quebra na primeira bateria o motor será substituído por um reserva que deverá entrar no sorteio em lugar do danificado.
Troca de Motores: Em caso de troca dos motores os pilotos das categorias Mirim e Cadete deverão perder duas posições na primeira troca, cinco na segunda e sete da terceira em diante.
As demais classes continuam perdendo cinco posições independente do número de trocas.
Valores: Serão mantidos para toda a temporada os mesmos valores de inscrição e aluguel de motor cobrados no ano de 2008.
Inversão do grid de largada: Em virtude do resorteio dos motores não mais acontecerá o acréscimo de peso para a segunda bateria, bem como não acontecerá a inversão de posições para o grid de largada da segunda prova. O alinhamento dos karts para a corrida do domingo será sempre a posição de chegada da corrida de sábado.
Pneus: Todas as categorias competirão com os compostos MG, selo vermelho, que serão utilizados para duas corridas, ou seja, um jogo para cada rodada dupla. Mirim e Cadete competirão com os compostos específicos para estas categorias, também sendo um jogo para o final de semana. Os pneus serão utilizados para os treinos de aquecimento, tomadas de tempos e as duas baterias.
Categoria Cadete: O peso do conjunto piloto/kart deverá ser de no mínimo 103 kg.
Categoria Novatos: Apesar de ter divulgado que nesta temporada a categoria Novatos da Copa Centro-Oeste de Kart competiria com os motores Riomar MRA-1 refrigerados à água a RBC Preparações de Motores foi obrigada a voltar atrás, temporariamente, em sua decisão.
Mesmo tendo feito um pedido de 25 motores na Mecânica Riomar, fábrica destes propulsores, ainda no final do ano de 2008, a indústria ainda não conseguiu atender este pedido e, diante desta situação, a RBC não teve alternativa senão a de mudar a regulamentação para esta classe utilizando o mesmo equipamento do ano passado (regulamentação Centro-Oeste de 2008), ou seja, motor Riomar Super II, refrigerado à ar.
O mais rapidamente possível, provavelmente ainda no mês de março, a diretoria da RBC entrará em contato com todos os pilotos e chefes de equipe da Novatos para, juntos, chegarem a um consenso sobre a melhor forma de fazer a introdução, ainda nesta temporada, dos novos motores refrigerados à água.
Categoria Graduados: Utilizará os motores Riomar Super III, movidos à gasolina com refrigeração à ar.
Categorias Sênior e Super Sênior: Estas classes utilizarão os novos motores Parilla MY-09, movidos à álcool e refrigerados à água.
Categoria F-400: As equipes poderão competir de forma individual ou em duplas, sendo que, para competir sozinho o piloto deverá ter no mínimo 30 anos.
As provas serão disputadas em sistema de rodadas duplas com cada bateria tendo duração de 40 minutos.
Em cada bateria o piloto que largar terá de parar no parque fechado entre 15 e 25 minutos de prova para a troca de pilotos e pesagem. Os pilotos que competirem sozinhos, da mesma forma, terão que fazer sua parada nos boxes durante o período da "janela". Neste caso o piloto deverá levantar do kart, pesar junto ao seu equipamento e retornar à prova em seguida.
Estas alterações foram realizadas de comum acordo entre a RBC Preparações de Motores e as Federações de automobilismo de Goiás e Distrito Federal. O adendo ao regulamento oficializando tais mudanças será emitido pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e posteriormente divulgado.
Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2009.
RBC Preparações de Motores Ltda.
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