Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Evento radical promove ações sociais em benefício da comunidade do Monte Serrat

Escadaria que dá acesso à capela foi totalmente lavada e pintada



Entre as benfeitorias estão a lavagem e pintura da escadaria e uma estação de reciclagem de resíduos para geração de trabalho e renda

Prestação de serviços para a comunidade, redução do impacto ambiental causado pela má gestão do lixo e criação de oportunidades de trabalho


É com o objetivo de incentivar essas ações em benefício da comunidade do Monte Serrat, onde anualmente é disputada a Descida das Escadas de Santos - prova ciclística radical, cuja oitava edição acontece este final de semana (5, 6 e 7 de fevereiro) -, que a Time Marketing Eventos e a ReUnion Sports & Marketing, organizadores do evento, se uniram ao Projeto Recicleiros para a instalação de uma estação de triagem e destinação de resíduos durante os três dias de competições.

Considerada a principal prova brasileira do Downhill Urbano - modalidade do ciclismo de montanha na qual os atletas têm de passar por um longo declive, por meio de escadarias ou outro tipo de pavimentação, no menor tempo possível -, a 8ª Descida das Escadas de Santos reunirá no litoral paulista cerca de 100 participantes, incluindo os melhores atletas do Brasil e de outros nove países: EUA, Chile, Equador, México, Inglaterra, Portugal, Eslováquia, Austrália e França.

Entretanto, muito além dos três dias de competição - que terá a superfinal, no domingo, transmitida ao vivo pela TV Globo, dentro do programa Esporte Espetacular - a 8ª Descida das Escadas de Santos vai oferecer ao público, especialmente aos moradores do Monte Serrat, benefícios e mobilizações sociais que serão usufruídos pela comunidade mesmo após o término da disputa.

O primeiro deles foi a lavagem de toda a área ocupada pelo evento. A escadaria que dá acesso à Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat - por onde será montado o percurso de 650 metros da prova e que é composta por 417 degraus e 147 metros de desnível -, foi completamente limpa por meio de jateamento de água, ação que foi coordenada e executada pela Kärcher, um dos apoiadores do evento. O mesmo serviço foi efetuado no pátio e nas quadras de esportes da Escola Estadual Barnabé, que é utilizada como base de apoio do evento.

Após a limpeza, os muros laterais das escadas, que também ostentam as 15 estações da Via Sacra, receberam nova pintura. Alguns deles também serão utilizados pelos grafiteiros convidados pela organização, que farão a personalização do ambiente da prova, trazendo a moderna arte urbana para dentro da comunidade.

Outra ação de grande impacto positivo para os moradores do Monte Serrat é a instalação de uma Estação de Reciclagem de resíduos, onde será aplicado o modelo de Sistema de Gestão e Educação Ambiental da Recicleiros - organização que, através de projetos em parceria com as iniciativas pública e privada, forma de equipes de trabalho específicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, a inclusão social e a preservação ambiental.

Durante todo o período de montagem, realização e desmontagem da 8ª Descida das Escadas de Santos, a estação será responsável por reciclar e destinar todos os resíduos gerados durante a competição. A tenda que abriga a Estação de Reciclagem está instalada temporariamente na praça Correia de Melo.

Para este trabalho foram selecionados 16 moradores do Monte Serrat, que estão sendo treinados para participar como agentes ambientais. Também serão distribuídos ao longo do percurso e arredores da prova 54 coletores de resíduos recicláveis e não-recicláveis, além de um coletor de líquidos para destinação de restos de bebida, antes do descarte de garrafas e copos.

"O objetivo do trabalho no Monte Serrat é transformar o lixo descartado de forma errada para gerar benefícios para a comunidade", afirma Erich Burger, idealizador do projeto Recicleiros. "A intenção é de que uma estação permanente funcione no Monte Serrat após o evento. Dessa forma, haverá uma fonte de renda para os agentes ambientais e também para melhorias na comunidade, que serão indicadas pelos próprios moradores", finalizou.

Além da oportunidade de trabalho, outra proposta do projeto Recicleiros é despertar nas pessoas o olhar crítico sobre a questão do lixo e dos benefícios socioambientais. Para tanto, a ação também promoverá a conscientização do público através de ações de comunicação por meio de murais e de sinalização funcional das áreas de descarte de resíduos, excluindo a utilização de folhetos ou outros impressos, o que evita o aumento de resíduos.

Sobre a Time Eventos:
A Time Mkt Eventos foi criada em 2002 com o objetivo de profissionalizar os eventos de ciclismo. Em oito anos, adquiriu know-how em outros esportes, como surf, bodyboard e skate. A empresa é responsável pela organização de alguns dos principais eventos de esportes radicais da Baixada Santista.

Sobre a ReUnion Sports & Marketing:
Uma das agências de marketing esportivo que mais cresce no Brasil, a ReUnion Sports & Marketing atua no segmento desde 1992. Acumula experiência em diversas modalidades esportivas, consultoria a empresas e atletas. Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do Grupo ABC e atua como a agência de marketing esportivo da holding.

Sobre a Liesp:
A Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp) foi fundada em 1998 com o objetivo de fomentar e divulgar a prática da modalidade em Santos e região. São mais de 10 mil atletas filiados e 100 projetos desenvolvidos em parceria com empresas, entidades, prefeituras das cidades do litoral de São Paulo, Governo Estadual e Federal.

Sobre a 8ª Descida das Escadas de Santos: O evento é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com Patrocínio Master: Guaraná Antarctica e Riachuelo. Patrocínio: Peugeot, Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: Karcher, Hipercor, HDI Seguros. Apoio: Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB), Prefeitura de Santos, Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS), Time Eventos e ReUnion Sports & Marketing. O projeto tem o apoio do Ministério do Esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte.
A Descida das Escadas de Santos faz parte da Copa Brasil de Downhill Urbano 2010 - uma organização da Federação Paulista de Mountain Bike e da Confederação Brasileira de Mountain Bike -, que inclui também o Desafio da Santa 2010, na cidade de Salto (a 105 km de São Paulo), programada para os dias 5 e 6 de junho.


Programação Oficial

5 de fevereiro (sexta feira): :

10h - Congresso técnico

12h - Almoço dos pilotos

13h - Descida a pé

14h - 1 descida sem controle de tempo, 1 descida cronometrada

16h30 - Término do Treino Livre

19h - Confraternização no topo do morro para pilotos, convidados e imprensa.

*em caso de chuva, este treino será cancelado.


6 de fevereiro (sábado):

10h - Início dos treinos - sem controle de tempo

11h - Início dos treinos cronometrados

16h - Término do Treino Livre

16h30 - Repescagem 6º ao 21º.

17h30 - Premiação das categorias


7 de fevereiro (domingo):

09h - 1 treino cronometrado (10 H e 5M), opcional

10h - Semi Final Masculina (10) e final feminina (5)

11h - Final Masculina (5)

11h30 - Premiação Masculino e Feminino

Fotos: Divulgação

Toda a área do Monte Serrat ocupada pelo evento recebeu nova pintura

Grafiteiros convidados farão a personalização do cenário da prova

Estação de triagem de resíduos do projeto Recicleiros instalada no Monte Serrat

Área da prova receberá 54 tambores para descarte de resíduos




ReUnion Press
Rodolpho Siqueira / Maria Domingues / Fábio Ometto / André Stepan /
11. 7283-3715 / 11. 3848.8670 / 8671
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: