Piloto brasileiro largou em terceiro na etapa de Kentucky e, pela segunda vez no ano, foi o melhor estreante no grid da categoria
Sparta (Kentucky) - 8 de julho de 2011 – O piloto brasileiro Nelsinho Piquet, da equipe Kevin Harvick Inc. (KHI), disputou na noite desta quinta-feira a décima etapa da temporada 2011 da Nascar Camping World Truck Series, no circuito de Kentucky. O piloto largou em terceiro – sua melhor posição de largada na categoria -, sendo pela segunda vez no ano o melhor piloto estreante no grid.
Mais uma vez, Nelsinho conseguiu liderar uma corrida da Nascar ao assumir a primeira posição durante duas voltas, garantindo assim mais um ponto de bonificação no campeonato. Ele abandonou a prova, mas classificado na 22ª posição, após se envolver em um acidente com o brasileiro Miguel Paludo, a seis voltas para o final. A corrida foi vencida por Kyle Busch, com Parker Kligerman em segundo e Brendan Gaughan em terceiro.
“Foi uma pena o que aconteceu. O carro estava andando bem desde os treinos e tínhamos um bom ritmo de corrida. Na parte final da prova, durante a relargada, infelizmente o Joey Coulter ficou na minha frente e isso acabou me atrapalhando e causando o acidente com o Paludo”, disse Nelsinho.
Com o resultado da etapa de Kentucky, Nelsinho passa a ocupar a 15ª posição na classificação do campeonato, somando 258 pontos e estando a 89 pontos de Johnny Sauter, atual líder da temporada.
No início da corrida, Nelsinho perdeu algumas posições, caindo para o 13º lugar, mas foi se recuperando aos poucos. Na 22ª volta, já era o segundo colocado, brigando pela liderança com Elliott Sadler. Com o pit stop de Sadler, o piloto brasileiro assumiu a ponta nas voltas 52 e 53, fazendo sua parada logo depois. Depois do pit, Nelsinho voltou em 25º, mas com o ritmo forte que vinha impondo durante a corrida, pouco a pouco foi ganhando posições, chegando a estar em segundo nos momentos finais da corrida.
Após o segundo pit stop, voltou em 15º, mas com a parada dos outros pilotos, foi subindo até chegar novamente à terceira posição, quando, mais tarde, se envolveu na confusão com Joey Coulter e houve o toque com Miguel Paludo, levando os dois pilotos brasileiros a abandonarem a corrida.
A próxima etapa da Nascar Camping World Truck Series será disputada no dia 16 de julho, no circuito de Iowa.
Sobre a Nascar Truck Series
A Nascar Camping World Truck Series é uma das três categorias de abrangência nacional da Nascar e é disputada desde 1995 por picapes em provas que acontecem apenas em pistas ovais.
Atualmente, há quatro fornecedoras de caminhonetes para a categoria: Chevrolet, Ford, Dodge e Toyota. A temporada de 2010, vencida por Todd Bodine, foi disputada por 37 pilotos, divididos em 22 equipes. As corridas tiveram, em média, 30 mil pagantes em cada uma das etapas.
A temporada de 2011 terá 25 provas. Começou no dia 18 de fevereiro, em Daytona, e termina em 18 de novembro, em Homestead (Miami). A corrida do Kansas é a oitava da temporada.
Sobre a Nascar
Fundada em 1948 por William Henry Getty France, a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) é a mais tradicional categoria do automobilismo nos Estados Unidos. É a competição profissional líder em público pagante e segunda colocada em termos de audiência na TV americana.
Ela possui três categorias de disputas nacionais, além de inúmeras outras em divisões locais, que configuram a base da cultura do automobilismo competitivo nos EUA.
A principal categoria é a Nascar Sprint Cup Series, que tem 36 provas ao longo da temporada. Há 22 equipes, com 49 pilotos.
O atual campeão é Jimmie Johnson, vencedor das cinco últimas temporadas. Kevin Harvick, um dos proprietários da equipe pela qual Nelsinho Piquet corre, é piloto da categoria. Em 2010, encerrou a temporada em terceiro lugar.
A outra divisão da Nascar é a Nascar Nationwide Series, que teve sua temporada inaugural em 1982. Seus carros são bastante parecidos com o da Cup, só que com potência inferior.
Links
Site oficial de Nelsinho Piquet: www.npiquet.com
Site oficial da equipe Kevin Harvick: www.kevinharvickinc.com
Site oficial da Nascar: www.nascar.com
Mais informações
Luís Ferrari – luis.ferrari@maquina.inf.br – (11) 6603 1380
MSports – Agência de comunicação esportiva do Grupo Máquina PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário