Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Diogo Pachenki estreia na F-Truck com Mercedes-Benz da ABF Racing Team







Paranaense de 29 anos cumprirá sua primeira temporada na categoria como parceiro de Paulo Salustiano na equipe campeã de 2012

  A temporada de 2013 dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck teve mais uma participação confirmada nesta quarta-feira (23). Piloto de carreira bem sucedida em categorias de turismo do automobilismo, Diogo Pachenki vai competir pilotando um dos Mercedes-Benz da ABF Racing Team. Seu companheiro na equipe chefiada pelo argentino Matias Ciola será o paulista Paulo Salustiano, piloto da Truck desde 2010.

“Estou duplamente feliz, por entrar na Truck e por já fazer parte de um esquema competitivo, na equipe campeã. E isso eu devo à Neusa Navarro”, declarou o paranaense de 29 anos, citando a presidente da Fórmula Truck. “Numa equipe competitiva e com um companheiro de equipe rápido e amigo, acredito terei uma adaptação facilitada”, acrescentou. “Na minha cabeça, eu penso em andar entre os cinco primeiros. É o objetivo para este ano”.

O piloto falou da receptividade da novidade junto aos patrocinadores. “Impacta bastante quando falo que vou correr na Truck. Eles sabem do público, da visibilidade, que a categoria passa na íntegra e ao vivo em rede nacional por mais de uma hora. Estão supercontentes. Vão continuar me apoiando e estão indicando patrocinadores parceiros deles. Esse incentivo vem de gente como o empresário Paulo Mion, do Grupo Ferrarini, da Sensei Pescados”, exemplificou.

Pachenki destacou o bom entrosamento que tem com Salustiano. “O Salu e eu somos amigos desde outros campeonatos. Ele me deu a maior força, torceu para eu entrar na categoria desde o primeiro momento, é um amigo em quem eu confio muito. Temos um entrosamento natural. Ele é rápido, acelera muito, é bem competitivo. A experiência dele vai me ajudar nessa adaptação, a pegar a mão da pilotagem do caminhão”, disse o paranaense.

Salustiano acompanhou as negociações de Pachenki com a categoria. “Liguei incentivando o Diogo a vir para a Fórmula Truck, deu certo de ele andar justamente na minha equipe. Ele é um grande campeão, isso só soma. O caminhão tem algumas manhas e vou ajudar no que puder”, comprometeu-se o paulista. “O entrosamento dos pilotos é importante para o sucesso da equipe, o respeito, a amizade, e isso nós sempre tivemos um pelo outro”.

A CARREIRA
Depois de colecionar títulos no kart do Paraná e de São Paulo, Diogo Pachenki estreou no automobilismo em 2000, quando foi campeão brasileiro de arrancada na categoria de Dragsters. Em 2001, com duas vitórias, terminou o Campeonato Brasileiro de Fórmula Júnior em terceiro lugar. A estreia na Stock Car Light deu-se em 2002. As duas primeiras vitórias aconteceriam em 2003. O título da Stock Car Light, em 2004, foi conquistado com oito vitórias.

Depois de passagens pela categoria principal da Stock Car em 2005 e 2006, Pachenki retornou à categoria de acesso no ano seguinte. Conquistou mais um título em 2010, ano que marcou a conversão da Stock Car Light para Copa Montana, foi terceiro na classificação final do campeonato de 2011 e fez participações esporádicas em 2012, ano em que teve em um teste na pista de Cascavel sua primeira experiência com um caminhão da Fórmula Truck.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).







23/01/2013 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Orlei Silva

Nenhum comentário: