Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 22 de março de 2013

St. Petersburg: terra dos brasileiros na Indy






Castroneves e Kanaan lideram estatísticas da prova que abre temporada 2013 e buscam ampliar estes números com mais uma vitória - que seria a quarta no local; Bia é novidade no grid

A etapa de abertura da temporada 2013 da Fórmula Indy, campeonato que passa pelo Brasil em maio com a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, acontece neste domingo nas ruas de St. Petersburg, na Flórida (EUA). O palco não poderia ser mais perfeito para os brasileiros, que dominam as principais estatísticas do evento. No grid, o país sera representado por três pilotos neste ano: Helio Castroneves, Tony Kanaan e Bia Figueiredo. 

Castroneves, da equipe Penske, e Kanaan, representante da KV, juntos, são os mais experientes da categoria em número de provas e seus bons retrospectos influem diretamente nas estatísticas da primeira etapa: o maior vencedor é Castroneves, com três vitórias (inclusive, ele é o atual campeão da prova), com Kanaan sendo o piloto que mais vezes terminou entre os cinco e dez melhores - seis vezes, sendo quatro terceiros lugares.

"Estou muito animado para ir a St. Pete e defender minha vitória do ano passado. O clima lá é ótimo e os fãs são maravilhosos. O tempo sempre é lindo nessa época e é a primeira corrida da temporada, quando você junta tudo de novo e está super empolgado para correr. É um local especial para o início de um temporada que você vê que será fantástica", destaca Helio, que relembra a edição do ano passado, quando homenageou o inglês Dan Wheldon, campeão de 2005, morto no fim de 2011.

"Largamos em sexto e procuramos ficar longe de problemas. Ficamos na pista quando todos entraram, o que me deu o segundo lugar, e consegui ultrapassar Dixon para vencer. A comemoração foi linda, com a placa em homenagem ao Wheldon no local que parei o carro, uma coincidência memorável. Foi uma vitória muito emocionante e maluca", recorda.

Já Bia conseguiu a vaga para competir na Dale Coyne nos últimos instantes, após participar de um dos dois dias do Open Test na última semana no circuito de Barber, no Alabama (EUA), mas sua presença não é confirmada em todas as etapas da temporada. "Estou muito orgulhosa com essa chance. O teste e esta corrida servirão para chegar com mais quilometragem para a prova em São Paulo", comentou a piloto. 

Para este ano, a prova conta com uma novidade: o aumento de duração em dez voltas, com o objetivo de evitar a situação ocorrida em 2012. "No ano passado, os pilotos perceberam que daria para completar a corrida com um pit stop a menos e todo mundo começou a tirar o pé para diminuir o consumo de combustível. Aí começou uma corrida de carro devagar, onde ninguém passava ninguém. Por conta disso, fizeram essa mudança", explica Kanaan.

O GP de St. Petersburg está marcado para o domingo, às 13h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band. Os treinos podem ser acompanhados em tempo real pelo site oficial de cronometragem da categoria (http://racecontrol.indycar.com) Confira a programação completa para o GP de St. Petersburg:

Treino livre 1: sexta-feira (22), das 12h10 às 12h55
Treino livre 2: sexta-feira (22), das 15h40 às 16h25
Treino livre 3: sábado (23), das 11h25 às 12h10
Classificação parte 1, grupo 1: sábado (23), das 15h05 às 15h15
Classificação parte 1, grupo 2: sábado (23), das 15h20 às 15h30
Classificação parte 2: sábado (23), das 15h40 às 15h50
Classificação parte 3: sábado (23), das 16h às 16h10
Warm up: domingo (24), das 09h45 às 10h15
Corrida: domingo (24), das 13h30 às 15h45



Ingressos à venda para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé: Os ingressos para a quarta edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, a etapa brasileira da Fórmula Indy, estão disponíveis não só pelo site TKT1 (http://www.tkt1.com.br), mas também em pontos de venda físicos em cinco lojas Centauro na cidade de São Paulo. As unidades da Centauro nos Shoppings Tamboré, Eldorado, Center Norte, Bourbon e Anália Franco possuem um espaço da TKT1, agência oficial de venda de ingressos, com equipe própria de atendimento, que ficará aberto das 12 às 19 horas (de Brasília). Os valores para os 13 setores espalhados pelo Sambódromo do Anhembi variam de R$ 55 (meia entrada no setor H) a R$ 800,00 (setor VIP). Quem comprar o ingresso para a corrida, que será realizada em 5 de maio, receberá como cortesia a entrada para os treinos, no dia anterior. As vendas serão finalizadas no dia 26 de abril, caso ainda haja a disponibilidade de ingressos até esta data - alguns setores, como o H e o L, já estão em seu segundo lote de vendas.




Siga a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo

Acesse o site da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé: www.saopauloindy300.com.br

Mais informações para a imprensa:
XYZ Live Press
Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria / Gabriel Navajas
11. 3144-9997 / 3144-9990
11. 9 7282-9888

Nenhum comentário: