Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

12 HORAS DE TARUMÃ: FAMÍLIA CASTRO GARANTIU SUA 12ª VITÓRIA NA HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO



Uma corrida dificílima e com muitas variáveis. E que terminou com a 12ª vitória da família Castro na mais tradicional prova do automobilismo gaúcho. Assim pode ser resumida a participação do trio formado por Luis Alberto de Castro e Christian de Castro (pai e filho) e Juliano Moro na 29ª edição da 12 Horas de Tarumã, disputada no último final de semana no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

A chuva, além da bela vitória do trio, foi um dos destaques da prova. O trio conquistou a pole, a bordo do protótipo MRX, que utiliza motor Audi turbo. A largada foi dada com o safety car na pista, uma vez que a chuva torrencial impedia que os carros partissem da forma usual.

Quando a pista foi liberada para que os carros passassem a disputar a corrida, Christian Castro, que largara, constatou que a embreagem já não funcionava mais. “Passamos a ter que trocar as marchas no tempo”, relembra. A chuva não deu tréguas durante toda a noite e por diversas vezes foi necessária a intervenção do carro de segurança.

Pela manhã a chuva parou, mas insistia em retornar, deixando a prova ainda mais indefinida, enquanto que na pista três protótipos – na mesma volta – brigavam pela vitória. Quando faltavam 74 voltas para o final, um dos adversários teve que abandonar com o motor quebrado, ficando a disputa entre o MRX de Castro/ Castro/ Moro e o MRX de João Santanna/ Vitor Genz/ Alexandre Connil/ Carlos Kray.

“Ficamos na mesma volta quase até o final, quando faltavam quarenta minutos para acabar”, conta Christian Castro. A trio Castro/ Castro/ Moro chegou a perder a liderança neste período, mas uma boa estratégia na hora de trocar os pneus de chuva para seco garantiu a vitória. “No final conseguimos terminar a prova com duas voltas de vantagem, pois quando eles pararam para trocar os pneus já estávamos na liderança novamente”, diz Christian, que venceu a 12 Horas de Tarumã pela terceira vez consecutiva, algo inédito na história da prova. A este número se somam duas vitórias em provas de 12 Horas de Kart, totalizando cinco vitórias consecutivas em provas neste formato.

“Foi algo indescritível ter vencido uma prova como essa, pelo enorme grau de dificuldade que a edição 2009 apresentou. O tempo indefinido, nosso problema com a embreagem, a falta de comunicação com os boxes, a disputa palmo a palmo até quase o final. Fantástico, foi a 12 Horas mais difícil que já disputamos”, resumem pai e filho, ainda em festa. “Tenho que agradecer a muita gente. À MetalMoro pelo ótimo carro, que não apresentou problemas, excetuando a embreagem; a toda a equipe, incansável e que trabalhou durante dois meses no desenvolvimento do carro, ao Ademar Moro, ao Milton, que coordenou tudo isso, ao meu pai, Luis Alberto, pelo apoio de sempre e pela emoção de ter vencido ao seu lado, ao Juliano Moro, com quem tenho aprendido muito”, agradece Christian Castro.

Matheus Castro – O irmão de Christian, Matheus Castro, também disputou a 12 Horas de 2009, formando time com Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle e Gustavo Martins.

Ao final da prova, depois de 481 voltas, Matheus comemorou um belo terceiro lugar, depois de sua equipe ter liderado a corrida. “Disputamos a vitória, mas em corridas deste tipo é tudo muito difícil. Ficamos fora da briga quase no final, mas estou muito contente com o resultado”, declarou Matheus ao final da cerimônia de pódio.

Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Jornalista Responsável – Renato Klein – MTb 3985/16/25
Foto: Dudu Leal




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: