Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Duelo entre Felipe Giaffone e Roberval Andrade define título em Brasília na Fórmula Truck




Última etapa da temporada gera grande ansiedade entre os competidores
Oito meses após o seu início em Guaporé (RS), o Campeonato Brasileiro e Sulamericano de Fórmula Truck se aproxima de sua grande decisão tendo passado por seis estados brasileiros, fora o Distrito Federal, que irá receber a última etapa, e um país sul-americano além do Brasil, a Argentina. Dos 25 pilotos que disputam o campeonato representando as seis marcas de caminhões - Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Iveco e Ford, dois conseguiram se destacar durante a temporada e chegam a Brasília com chances de conquistar mais um título para as suas carreiras: Felipe Giaffone, da Volkswagen, que venceu o campeonato em 2007 e 2009, e Roberval Andrade, com o caneco de 2002.

Fazendo um campeonato de muita cabeça e regularidade, Felipe Giaffone, que conquistou uma vitória no ano, na disputa da primeira etapa em Guaporé, vai para Brasília com 17 pontos de vantagem para o seu rival direto. Confiante no desempenho do seu caminhão o piloto paulista fala sobre a expectativa para o encerramento do ano. "Estou bem confiante em ter uma boa corrida em Brasília. Sei que é uma pista que favorece mais meus rivais (com motor 12 litros - o motor do seu VW possui nove), mas acredito que nosso caminhão Volkswagen Constellation terá bom desempenho nesta pista".

Mesmo contando com a superioridade do motor do Scania de Roberval, Felipe acredita que conseguirá o resultado necessário para assegurar o tricampeonato. "Como disse, é uma pista de anel externo, de alta velocidade e que favorece os motores maiores, de 12 litros. Em todo caso, os dois títulos que conquistei na Truck foram nesta pista e nesta corrida vou me preocupar em vencer o campeonato, independentemente se vencer ou não a prova".

Em um ano marcado pelo jogo de equipe feito pela Ferrari no Grande Prêmio da Alemanha, na Fórmula 1, este assunto não poderia ficar de fora da categoria dos caminhões. Com a possibilidade de ser ajudado por seus companheiros de time em Brasília - Valmir Benavides, Renato Martins e Débora Rodrigues -, Felipe Giaffone descarta que o que foi visto no país europeu se repita agora no Brasil.

"Não existe um jogo de equipe como aquele que escandalizou a F-1. Na Truck, a ajuda é mais na troca de informações sobre os ajustes do caminhão, por exemplo. Neste ponto o jogo de equipe existe e sempre existirá, mas em posição de pista é mais difícil de acontecer". Pensando um pouco diferente, Roberval Andrade fala que acredita na possibilidade de um jogo de equipe e não é contra isso.

"Acredito que vai haver se os companheiros do Felipe estiverem bem. E acho válido. Mas se eu fizer minha parte, acredito que o Geraldo (Piquet), (Wellington) Cirino, Beto (Monteiro), (Leandro) Totti, enfim, vários caminhões grandes também vão andar bem e isso pode embaralhar um pouco o pelotão da frente". Pensando sobre a sua estratégia para a prova, o piloto que já venceu quatro vezes na temporada fala.

"Eu tenho que fazer minha parte, tentar ganhar tudo: pole, melhor volta, vencer a corrida, como fiz em Curitiba. Lá eu tinha em mente fazer os 32 pontos possíveis e fiz 31. Em Brasília vai ser a mesma coisa. Repito, tenho que fazer a minha parte, me preocupar com o que estiver ao meu alcance. Se vier o título, ótimo, do contrário eu terei feito o meu melhor".

Mesmo sendo o piloto que mais venceu no ano disparado, Roberval Andrade, pelo segundo ano consecutivo, acaba não chegando à etapa final da temporada com vantagem na tabela de pontos. Sobre isso, o piloto acredita que seja algo que deva ser melhorado para as próximas temporadas. "É excesso de competitividade de minha parte, que busco sempre o próximo limite. Sou assim. Mas é algo que tenho que repensar, que tenho de aprender a dosar desde as primeiras corridas do ano".

"Tive situações, como na etapa em Velopark, que seu fosse mais conservador de tocada, evitando as zebras altas, teria evitado a quebra e poderia ter com esse ritmo chegado num tranqüilo segundo lugar, o que me daria agora uma vantagem nos pontos", encerra o piloto.

Ingressos e Programação

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Vipal de Brasília e região. Veja no site oficial da categoria, www.formulatruck.com os endereços dos locais de vendas antecipadas que dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Os estudantes com a carteira da entidade estudantil pagam meia entrada. Ingressos para estudantes só são vendidos nas bilheterias do autódromo.

Os treinos livres para a décima etapa do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro da Fórmula Truck começam na sexta-feira (dia 3), com sessões marcadas para as 12h00 e 15h00, com uma hora de duração cada. No sábado, os F-Truck fazem mais dois treinos livres às 9h00 e 11h00. A tomada de tempo será às 14h00 com a Super Classificação às 15h45 do sábado.

No domingo o warm-up será às 9h45 com a duração de 45 minutos. Logo após, se iniciam as outras atrações da F-Truck com os shows de acrobacias com os Pace Truck e motos com horários previstos entre 11h00 e 13h30. A prova está marcada para as 14h00 com a duração de 1 hora e transmissão direta pela Rede Band TV com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Confira a lista dos vencedores em Brasília desde 2002, quando a pista passou a fazer parte da Fórmula Truck. 2002 - Beto Monteiro (PE), 2003 - Renato Martins (SP), 2004 - Renato Martins (SP), 2005 - Roberval Andrade (SP), 2006 - Geraldo Piquet (DF), 2007 - Geraldo Piquet (DF), 2008 - Wellington Cirino (PR), 2009 - Roberval Andrade (SP)

Classificação atual do campeonato: 1º- Felipe Giaffone (Volkswagen), 161 pontos; 2º- Roberval Andrade (Scania), 144; 3º- Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 123; 4º- Valmir Benavides (Volkswagen), 120; 5º- Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), 109; 6º- Beto Monteiro (Iveco), 66; 7º- Renato Martins (Volkswagen), 64; 8º- Leandro Totti (Mercedes-Benz), 61; 9º- Leandro Reis (Scania), 54; 10º- Adalberto Jardim (Volvo), 54; 11º- Pedro Mulffato (Scania), 53; 12º- Paulo Salustiano (Volvo); 13º- André Marques (Scania), 47; 14º- Danilo Dirani (Ford), 44; 15º- Fred Marinelli (Iveco), 43; 16º- Débora Rodrigues (Volkswagen), 28; 17º- José Maria Reis (Scania), 22; 18º- João Maistro (Volvo), 21; 19º- Fabiano Brito (Ford), 19; 20º- Diumar Bueno (Volvo), 19; 21º- Bruno Junqueira (Ford), 16; 22º- José Cangueiro (Mercedes-Benz), 15; 23º- Cristiano da Matta (Iveco), 13; 24º- Anderson Toso (Ford), 8; 25º- Vignaldo Fizio (Ford), 3.

A classificação do Campeonato de Marcas é a seguinte: 1º- Volkswagen, 361 pontos; 2º- Mercedes-Benz, 308; 3º- Scania, 296; 4º- Volvo, 141; 5º- Iveco, 122; 6º- Ford, 90

O site www.formulatruck.com está sempre com as informações atualizadas da F-Truck.

A TV F-Truck do site oficial inaugura na etapa de Curitiba a transmissão ao vivo dos treinos classificatórios de sábado.


Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Crystal

Texto: Carlos Tupy
Tel: (11)9174-8977
Nextel: (11)7835-1084 / ID 105*122575

dinholeme@uol.com.br
Tel. 11 3045.0836
Cel. 11 8339.7897
Nextel. 55*2*27948

Nenhum comentário: