Alemão domina GP de Abu Dhabi e tira onda com 'zerinhos' e imitação de Raikkonen. Espanhol precisa passar por exames e brasileiro se irrita com erro de tática da Ferrari
Vettel estava, definitivamente, inspirado em Abu Dhabi. Após dar mais um show na pista, resolveu repetir os "zerinhos" que fez quando comemorou o tetra na Índia. Pelo rádio, a equipe o chamava desesperadamente para os boxes, já que na corrida anterior, a quebra de protocolo havia rendido uma reprimenda ao piloto e uma multa de 25 mil euros à equipe. Espirituoso, o alemão resgatou uma folclórica frase do amigo Kimi Raikkonen. Confira o diálogo:
Engenheiro: "Calculei agora. São 125 mil dólares".
Christian Horner, chefe da RBR: "E, aliás, você pode pagar por essa."
Engenheiro: "E Sebastian, você precisa trazer o carro de volta, OK? Traga o carro de volta para o pit lane, por favor. OK, Sebastian, desculpe por ficar no seu pé, mas, para ser claro, você precisa trazer o carro de volta para casa, OK, para os boxes."
Vettel: "Deixe-me fazer uma citação: sim, sim, sim, sim... Eu sei o que estou fazendo!"
E o alemão realmente sabia bem o que estava fazendo. Ao executar os "zerinhos" antes de completar a volta de desaceleração, em uma área de escape, e levar o carro de volta ao parque fechado, Vettel não deu margem para qualquer punição. Diferentemente do GP da Índia, quando largou o carro na reta principal após ter feito os "zerinhos" e voltou a pé para os boxes.
- Tecnicamente, não quebrei nenhuma regra desta vez, porque eu trouxe o carro de volta. Só espero que com o litro de combustível para análise, pois queimei alguns lá. Na semana passada eu deixei o carro no meio da pista. Que eu me lembre, este foi o grande problema – explicou após a corrida.
Com mais uma vitória, a sétima seguida, Vettel igualou o feito de seu ídolo e compatriota Michael Schumacher em 2004. Daqui a duas semanas, no GP dos EUA, o alemão tem a chance de superar a marca. E se vencer em Austin, terá mais duas marcas a igualar no encerramento da temporada, dia 24 de novembro, no Brasil: as nove vitórias de Alberto Ascari entre os GPs da Bélgica de 1952 e 1953 (que se tornariam sete, caso seja levado em conta o GP de Indianápolis de 53, disputado apenas por pilotos americanos) e os 13 triunfos em uma mesma temporada, façanha alcançada por Schumi em 2004.
Definitivamente, Mark Webber e "uma boa largada" não combinam em uma mesma frase. Independentemente da posição em que o australiano parta, é quase certo de que seu início de prova será sofrido. E não seria diferente no GP de Abu Dhabi. Apesar da volta excelente que o veterano executou no sábado para garantir a pole, a largada de Webber deixou a desejar. Assim que as luzes vermelhas apagaram, Mark viu Vettel pular a sua frente e, de lambuja, Nico Rosberg também lhe tomou a posição. Durante a prova, Webber manteve um bom ritmo e conseguiu retomar ao segundo lugar de Rosberg, mantendo-o até a bandeirada. Após a corrida, Webber afirmou que não conseguiria levar a melhor sobre Vettel mesmo se conseguisse manter a ponta na largada: "Ele estava em outro planeta".
A dez voltas do fim, Alonso fazia seu segundo pit stop e, ao deixar os boxes, saiu lado a lado de Jean-Eric Vergne. Para evitar o choque e completar a ultrapassagem, o espanhol jogou o carro para fora da pista, mas ao passar por cima de uma zebra quando desviava da STR do francês, o carro do asturiano deu uma leve decolada. Por se tratar de uma alta velocidade, foi o suficiente para gerar um impacto de intensidade equivalente a 28 vezes a força da gravidade. Com dores nas costas, o espanhol seguiu para um hospital da região onde foi submetido a exames médicos de precaução:
- Ainda tenho todos os meus dentes no lugar - brincou - Minhas costas, obviamente, estão doendo um pouco. Foi uma grande pancada mesmo, mas estarei OK para Austin, com certeza.
Paul di Resta foi uma das surpresas da corrida ao levar ao sexto lugar sua Force India, equipe que caiu muito de rendimento após as mudanças dos tipos de pneus pela Pirelli durante a temporada. E curiosamente, foi com uma tática apostando na resistência dos compostos que o escocês conseguiu a façanha. Di Resta largou em 11º com pneus macios, fez apenas um pit stop, na 20ª volta, e completou mais 35 giros com os médios. Seu companheiro Adrian Sutil começou de médios, terminou de macios e também chegou na zona de pontuação, em décimo. Apenas a dupla da Force India arriscou a estratégia de apenas uma parada. Todos os demais pilotos fizeram dois pit stops.

CLASSIFICAÇÃO | PONTOS | VITÓRIAS | PÓDIOS | POLES | MELHORES VOLTAS |
---|---|---|---|---|---|
1 | 347 | 11 | 14 | 7 | 6 |
2 | 217 | 2 | 8 | 0 | 2 |
3 | 183 | 1 | 8 | 0 | 2 |
4 | 175 | 1 | 5 | 5 | 1 |
5 | 166 | 0 | 6 | 2 | 4 |
6 | 159 | 2 | 4 | 3 | 0 |
7 | 114 | 0 | 4 | 0 | 0 |
8 | 106 | 0 | 1 | 0 | 0 |
9 | 60 | 0 | 0 | 0 | 0 |
10 | 48 | 0 | 0 | 0 | 0 |
11 | 39 | 0 | 0 | 0 | 0 |
12 | 35 | 0 | 0 | 0 | 1 |
13 | 29 | 0 | 0 | 0 | 0 |
14 | 19 | 0 | 0 | 0 | 0 |
15 | 13 | 0 | 0 | 0 | 0 |
16 | 6 | 0 | 0 | 0 | 1 |
17 | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
18 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
19 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
20 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
21 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
22 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
PONTOS - - VITÓRIAS - - PÓDIOS - - POLES - - MELHORES VOLTAS - -



Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário