"Congestionamento" no pit stop e acidentes em pleno box marcam etapa de Santa Cruz do Sul Safety car durante a janela de reabastecimento causou verdadeiro "congestionamento" com apenas três voltas para a parada de mais de 30 carros; problemas na parada afetaram a dupla da Shell Racing, Popó Bueno e Valdeno Brito Um verdadeiro congestionamento de carros em um dos pit lanes mais apertados da temporada fez com que a nona rodada da Stock Car fosse marcada por diversos acidentes em pleno box. Com tantos incidentes, os quatro líderes do campeonato praticamente não marcaram pontos, mas para a Shell Racing a chance de descontar a diferença na tabela também não pode ser aproveitada justamente por conta da tumultuada janela de pit stop. "Normalmente são previstas cinco ou seis voltas para que todos os 34 pilotos façam suas paradas e mesmo assim tudo já é bastante corrido para as equipes. Hoje, por conta de uma intervenção do safety car bem no começo da janela, todos tiveram que entrar no box praticamente na mesma volta, o que causou muitas confusões. Acredito que as equipes devem se mobilizar para as próximas etapas para evitar que isso aconteça, pois a segurança de quem está trabalhando no carro, como os mecânicos, deve vir em primeiro lugar ", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing. Valdeno Brito tinha chance de conquistar um top-10 na primeira corrida - o que poderia significar a pole na corrida 2 (que foi vencida justamente pelo piloto que chegou na décima colocação). Mas ao sair do box, o paraibano perdeu cerca de oito segundos para que seu carro fosse "manobrado" para evitar um acidente com Ricardo Zonta, que entrou para parada bem no momento em que o piloto da Shell Racing saía. "Foi uma situação muito complicada, a começar pela largada, em que fiquei bem cauteloso por dentro e recebi toques de diversos pilotos. Sobre o pit stop, de fato precisamos rever esta janela de parada pois do jeito que está fica perigoso para quem está trabalhando nos carros, pois os mecânicos estão querendo fazer o trabalho o mais rápido possível e o espaço é muito reduzido", diz Valdeno, que, com a parada tomando mais tempo, acabou ficando fora do top-10 na primeira corrida e ainda levou uma batida na segunda, quando já estava na zona de pontuação - o competidor que acertou Valdeno foi considerado culpado pela direção de prova e excluído do resultado. Outro incidente que prejudicou a Shell Racing no box ocorreu com Popó Bueno. Quando o piloto vinha para sua parada de box, teve seu carro abalroado pelo de Nonô Figueiredo, que saiu em situação perigosa e provocou a batida - o piloto também foi punido por excesso de velocidade nos boxes. "Eu e o Valdeno (Brito) largamos próximos, um atrás do outro, e também levei diversas batidas. Acredito que o procedimento de largada deveria ter sido diferente, mas ainda pior foi a confusão no pit stop envolvendo não apenas nossa equipe, mas diversos pilotos de outros times. Depois das batidas que sofri na largada, o carro estava com equilíbrio bem comprometido e tudo o que pude fazer era tentar somar o máximo de pontos, mas o toque que recebi no box acabou com qualquer chance de recuperação", diz Popó. A próxima etapa da Stock Car será no dia 2 de novembro, em Tarumã (RS). Resultados em Santa Cruz do Sul: Corrida 1: 1 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - 27 voltas em 41:59.283 2 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 0.746 3 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 5.523 4 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 6.639 5 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 7.257 6 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 9.006 7 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9.393 8 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 9.892 9 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 11.902 10 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 14.178 11 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 17.506 12 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 21.334 13 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 21.795 14 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 22.453 15 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 22.978 16 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 23.301 17 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - a 23.461 18 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 26.652 19 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 32.155 20 - Felipe Tozzo - Boettger Competições - Peugeot - a 30.757 21 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 1:19.822 22 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 1:27.953 23 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 1 volta 24 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 1 volta 25 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 5 voltas 26 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 7 voltas 27 - Luciano Burti - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 10 voltas 28 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 12 voltas 29 - Fabio Fogaça - Schin Racing Team - Peugeot - a 17 voltas 30 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 23 voltas 31 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 24 voltas 32 - Tuka Rocha - RZ Motorsport - Chevrolet - a 24 voltas Corrida 2: 1 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - 13 voltas em 22:44.812 2 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 0.221 3 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 0.959 4 - Antonio Pizzonia - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 1.471 5 - Felipe Fraga - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 3.016 6 - Felipe Lapenna - Hot Car Competições - Chevrolet - a 4.144 7 - Marcos Gomes - Schin Racing Team - Peugeot - a 4.579 8 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - a 4.979 9 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 5.742 10 - Lucas Foresti - RC3 Bassani - Peugeot - a 6.466 11 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 8.196 12 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 9.346 13 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 11.000 14 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 11.466 15 - Rafael Suzuki - ProGP - Chevrolet - a 11.476 16 - Ricardo Zonta - RZ Motorsport - Chevrolet - a 12.878 17 - Átila Abreu - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 13.004 18 - Bia Figueiredo - ProGP - Chevrolet - a 13.786 19 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Racing - Chevrolet - a 13.905 20 - Vitor Genz - Boettger Competições - Peugeot - a 23.612 21 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 25.256 22 - Allam Khodair - Full Time Competições - Chevrolet - a 1 volta 23 - Valdeno Brito - Shell Racing - Chevrolet - a 1 volta 24 - Gabriel Casagrande - C2 Team - Chevrolet - a 5 voltas 25 - Felipe Tozzo - Boettger Competições - Peugeot - a 5 voltas 26 - Galid Osman - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 5 voltas 27 - Popó Bueno - Shell Racing - Chevrolet - a 5 voltas 28 - Alceu Feldmann - Hanier Racing - Peugeot - a 12 voltas 29 - Diego Nunes - C2 Team - Chevrolet - a 12 voltas Campeonato: 1 - Átila Abreu - 145,5 2 - Rubens Barrichello - 145 3 - Thiago Camilo - 136,5 4 - Cacá Bueno - 134 5 - Julio Campos - 124,5 6 - Sergio Jimenez - 123 7 - Max Wilson - 119 8 - Antonio Pizzonia - 117,5 9 - Marcos Gomes 116 10 - Daniel Serra - 115 11 - Ricardo Mauricio - 112,5 12 - Allam Khodair - 109 13 - Valdeno Brito - 102 14 - Felipe Fraga - 84 15 - Galid Osman - 82,5 16 - Felipe Lapenna - 69 17 - Ricardo Zonta e Rafa Matos - 67 19 - Denis Navarro - 60 20 - Diego Nunes - 55 21 - Popó Bueno - 49 22 - Vitor Genz - 39 23 - Luciano Burti e Gabiel Casagrande - 44 25 - Lucas Foresti - 42,5 26 - Tuka Rocha - 38 27 - Alceu Feldmann - 30 28 - Nonô Figueiredo - 22,5 29 - Bia Figueiredo - 14 30 - Rafael Suzuki - 12,5 31 - Felipe Tozzo - 7 32 - Fábio Fogaça - 6 Sobre a Raízen A Raízen é a licenciada da marca Shell no Brasil. No automobilismo, a companhia está presente na Stock Car, com a equipe Shell Racing, e é a fornecedora oficial de combustível da categoria - todos os carros correm usando o Shell V-Power Etanol, único biocombustível aditivado do mundo. Além disso, patrocina ainda a categoria de acesso - o Campeonato Brasileiro de Turismo. A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético. Além de produção anual de 2 bilhões de litros de etanol, 4 milhões de toneladas de açúcar e mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar, a companhia conta com uma rede formada por mais de 5.000 postos de serviço com a marca Shell e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select. | Carsten Horst/ Hyset/ RF1 Popó Bueno Alta | Web | Rafael Gagliano/Hyset/RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Rafael Gagliano/Hyset/RF1 Popó Bueno Alta | Web | Carsten Horst/ Hyset/ RF1 Valdeno Brito Alta | Web | Carsten Horst/ Hyset/ RF1 Popó Bueno Alta | Web | |
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