Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Porsche GT3 Challenge entra na reta final em Goiânia e pilotos fazem contas


Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

Porsche GT3 Challenge entra na reta final em Goiânia e pilotos fazem contas

Líder JP Mauro vê chance de dosar agressividade, enquanto na classe Sport, a duas etapas da definição do título, Tom Filho e Rodrigo Mello polarizam a disputa

A cinco corridas do fim da temporada 2015, a rodada dupla da Porsche GT3 Challenge prevista para este fim de semana em Goiânia promete afunilar ainda mais a briga pelo título. Depois de uma ótima passagem pela capital goiana na etapa passada, o líder JP Mauro abriu uma margem de pontos que já o permite pensar numa tática mais conservadora que seus rivais mais próximos: o atual campeão Fábio Alves (segundo na classificação) e Elias Azevedo, que vem a seguir.

No caso da classe Sport, que tem apenas mais duas etapas no ano, a disputa está polarizada entre dois dos competidores mais amigos em todo o grid do evento: Tom Filho e Rodrigo Mello.

Diferentemente da classe Cup, que tem nove etapas válidas pelo campeonato e termina no dia 29 de novembro em Interlagos, na Challenge (geral) são oito etapas, sendo que a penúltima reunião da Porsche GT3 Cup Challenge, na preliminar do GP Brasil de F1 tem apenas uma prova para cada categoria -razão pela qual na classe Challenge Sport o campeão já será definido na próxima etapa, em Curitiba.

Esta é a segunda passagem consecutiva da Porsche GT3 Challenge por Goiânia, pista que agradou muito a todos os pilotos do grid. Talvez o mais contente deles seja JP Mauro, o mais jovem da categoria, com 23 anos de idade. "A etapa passada em Goiânia foi a melhor para mim em termos de resultados. Não conhecia a pista e gostei muito. Melhor ainda: não apenas consegui saltar de terceiro para primeiro no campeonato, mas ainda abri uma vantagem interessante", frisou o piloto, que tem 145 pontos, contra 129 do atual campeão e 123 do competidor do carro #21.

Considerando os descartes (os dois piores resultados de cada competidor são excluídos da pontuação final), a margem de JP é mais expressiva: o carro #27 tem 140 pontos, contra 119 de Elias, 114 de Fábio Alves, e 112 de Cristiano Piquet.

"Isso me permite planejar a etapa com menos agressividade", comentou o líder. "Se for possível brigar pelas vitórias como na corrida 1 da etapa passada, logicamente é o que farei. Mas se não der vou correr com a cabeça e pensar nos pontos", explicou, lembrando que na última passagem da Porsche GT3 Challenge por Goiânia o chileno Gonzalo Huerta (vencedor da prova 2) e Cristiano Piquet (segundo colocado nas duas corridas) eram muito competitivos.

"Normalmente não faço as contas de descartes e ano passado ganhei o título ´sem saber´ depois da corrida 1 na última etapa em Interlagos justamente por causa disso. Imaginava que ainda precisava dos pontos da segunda prova, mas já estava com o título matematicamente assegurado", observou o carioca Fabio Alves. "Mas nos pontos corridos temos mais 100 pontos em jogo. A vantagem do JP é expressiva, claro, mas com 100 pontos o jogo pode virar", frisou o campeão.

O piloto do carro #63 acrescentou que não é muito de seu estilo aumentar o apetite pelo risco, mas sabe que isso será necessário para suas pretensões de bicampeonato. "Vou precisar incorporar um pouco o espírito do JP, que é o piloto mais rápido do ano na Challenge, mas tem o ímpeto natural da idade dele", brincou Fabio Alves.

São respostas que serão dadas a partir dessa sexta-feira, com os treinos livres. No sábado acontecem as duas tomadas de tempo. A corrida 1 está marcada para 16h15 de sábado, enquanto a prova 2 tem largada às 10h de domingo.

O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre toda a programação oficial do evento. O portal Terra passa todas as corridas ao vivo, enquanto Band e Sportv mostram as provas em VT na semana seguinte.

Duelo na Challenge Sport
Na classe de entrada, as contas são mais fáceis a duas etapas do fim do campeonato. E os dois duelistas pelo título também já pensam nos descartes. Campeão em 2013 (quando a categoria se chamava Light), Tom Filho está à frente na tabela com o Porsche #19: ele soma 39 pontos, contra 32 de Rodrigo Mello com o Porsche #29.

Muito amigos fora da pista, a dupla mostra esta mesma sinergia ao responder a entrevista sobre a etapa de Goiânia:

P: A duas etapas do fim do campeonato, o que vai precisar fazer para levantar o título? Muda alguma coisa na sua abordagem para as próximas corridas?
Tom: Vou precisar pontuar o máximo possível e, para isso, terei que largar bem e não me envolver em batidas. Minha abordagem não muda em nada.
Rodrigo: Estamos muito próximos, pois diferentemente do que a tabela mostra, nossa diferença real é de apenas dois pontos. Portanto basta terminar na frente do Tom em uma corrida. Minha abordagem é a mesma de sempre: acelerar forte, mas usar a cabeça para ter uma corrida inteligente. Não preciso ir para o tudo ou nada.

P: Qual seu maior trunfo para ser campeão e como colocar isso em prática a partir de Goiânia?
Tom: Meu trunfo é ser constante e rápido durante a corrida.
Rodrigo: Meu foco, certamente. Me preparei intensamente fisicamente, em academia especializada, fiz muito simulador, estudei muito a telemetria e onboards da etapa passada. Estou com um programa bem preparado para esta corrida. Da última vez já andei no pelotão da frente. E agora sei onde posso ser mais rápido.

P: Rodrigo e Tom são sempre cordiais fora da pista e parecem bem amigos. Qual a maior virtude de seu adversário como piloto?
Tom: Somos bem amigos sim. Mas depois da largada será cada um por si. Na minha opinião, a maior virtude do Rodrigo é a obstinação.
Rodrigo: Tom é um dos meus grandes amigos fora da pista, além de ser meu cliente. Mas dentro da pista a coisa é bem diferente, e o bacana é que sabemos separar bem as duas coisas. Na minha opinião, Tom é um piloto muito constante, que praticamente não erra.


Confira o cronograma oficial para a Etapa 6 - Goiânia:
Sexta-feira - 18 de setembro
11:00 - 11:45 - Clinica de Pilotagem - Sessão 1 CUP
11:55 - 12:25 - Clinica de Pilotagem - Sessão 1 CHALLENGE
13:15 - 13:45 - Treino opcional - 1 CUP
13:15 - 14:00 - Clinica de Pilotagem - Sessão 2 CUP
14:10 - 14:30 - Treino opcional - 1 CHALLENGE
14:10 - 14:40 - Clinica de Pilotagem - Sessão 2 CHALLENGE
14:50 - 15:20 - Treino opcional - 2 CUP
14:50 - 15:35 - Clinica de Pilotagem - Sessão 3 CUP
15:45 - 16:05 - Treino opcional 2 CHALLENGE
15:45 - 16:15 - Clinica de Pilotagem - Sessão 3 CHALLENGE

Sábado - 19 de setembro
09:00 - 09:20 - Treino Livre 1 - Parte A CHALLENGE
09:30 - 09:50 - Treino Livre 1 - Parte B CHALLENGE
09:55 - 10:25 - Análise de dados CHALLENGE
10:00 - 10:45 - Treino Livre 1 CUP
10:50 - 11:20 - Análise de dados CUP
10:55 - 11:15 - Treino Livre 2 - Parte A CHALLENGE
11:25 - 11:45 - Treino Livre 2 - Parte B CHALLENGE
11:50 - 12:20 - Análise de dados CHALLENGE
12:30 - 13:05 - Briefing CUP + CHALLENGE
13:45 - 14:00 - Treino Classificatório CUP
14:10 - 14:20 - Treino Classificatório - Top 10 CUP
14:40 - 15:10 - Análise de dados CUP
14:30 - 14:40 - Treino Classificatório - Grp A CHALLENGE
14:55 - 15:05 - Treino Classificatório - Grp B CHALLENGE
15:25 - 15:55 - Análise de dados CHALLENGE
15:15 - 16:00 - Corrida 1 - (25 min + 1 volta) CUP
16:15 - 17:00 - Corrida 1 - Grp B (25 min + 1 volta) CHALLENGE

Domingo - 20 de setembro
10:00 - 10:45 - Corrida 2 - Grp A (25 min + 1 volta) CHALLENGE
11:00 - 11:45 - Corrida 2 - (25 min + 1 volta) CUP

Lastros - Porsche GT3 Challenge - etapa 6:
JP Mauro 50kg
Fabio Alves 45kg
Elias Azevedo 40 kg
Cristiano Piquet 35 kg
Tom Filho 30 kg
Marcio Mauro 25 kg
Ramon Alcaraz 20 kg
Rodrigo Mello 20kg
Daniel Corrêa 15 kg
Gonzalo Huerta 10 kg
Daniel Paludo 5kg


CONTATO
Luis Ferrari
imprensa@porschegt3cup.com.br
11 98666.8307

Largada da Porsche GT3 Challenge em Goiânia (Beto Issa)

Largada da Porsche GT3 Challenge em Goiânia (Beto Issa)
Alta  | Web

O líder JP Mauro (Beto Issa)

O líder JP Mauro (Beto Issa)
Alta  | Web

Gonzalo Huerta, último vencedor da Challenge em Goiânia (Beto Issa)

Gonzalo Huerta, último vencedor da Challenge em Goiânia (Beto Issa)
Alta  | Web

Tom Filho (Beto Issa)

Tom Filho (Beto Issa)
Alta  | Web

Rodrigo Mello (Beto Issa)

Rodrigo Mello (Beto Issa)
Alta  | Web







--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA

Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: