Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A velocidade vai se misturar com a cultura e a história de São Luiz do Paraitinga

A Copa RallySP leva pela primeira vez, máquinas e corredores do rali cross-country para uma das cidades imperiais conferida por D. Pedro II. A expectativa é marcar mais uma vez a trajetória da região proporcionando uma disputa eletrizante




Foto: Doni Castilho



Depois de muitas experiências vividas no 16º Rally dos Sertões, realizado em junho, as maiores feras do cross-country voltarão às trilhas no dia 9 de agosto, para encarar os desafios da 5ª etapa da Copa RallySP. A disputa – nomeada de Rally Cidade Imperial – acontecerá na cidade de São Luiz do Paraitinga, SP, que estréia no calendário da competição.


O nome do evento foi inspirado na história do município, que durante o Império do Brasil, no ano de 1.873, recebeu título de Cidade Imperial – status conferido a alguns centros urbanos, que em tese, eram os mais importantes e merecedores de mais autonomia e poder regional. No entanto, esse privilégio perdeu a importância após a proclamação da República, em 1889.

Para compor o cenário ideal, misturando cultura, história, muita aventura e adrenalina, os competidores estão preparados para encarar três especiais de 37 quilômetros – num total de 111 quilômetros –, em estradas de terra onde, em alta velocidade, as equipes atravessarão erosões, brejo, toras de árvores, subidas e descidas sinuosas. Haverá trecho de reflorestamento de eucalipto baixo, e em caso de chuva, o piso ficará liso, proporcionando mais emoção à corrida.

Como é a primeira vez que a Copa RallySP monta acampamento em São Luiz do Paraitinga, as proporções desses obstáculos são desconhecidas. “Sabemos que o rali depende do tipo de piso que a região possui, e dessa vez, não sabemos qual é. Mas, sem dúvida, o mais importante de um evento é o talento do organizador em aproveitar as condições encontradas do terreno, e nisto, os participantes estão bem servidos, pois temos um diretor de prova fantástico, o Deco Muniz. Sem dúvida, teremos uma excelente disputa”, esclareceu o navegador Rogério Almeida, que compete ao lado do piloto Roberto Reijers.

E os off-roaders também não vêem a hora de acelerar. “Nossa, demorou muito para chegar esta corrida”, brincou Reijers. “Estou muito ansioso para voltar às trilhas, e ainda melhor, sendo uma etapa da Copa RallySP, que são sempre boas, bem organizadas, com trajeto bom e percurso bastante técnico, onde temos que trabalhar muito a pilotagem e navegação”, declarou.

Além de muita adrenalina, os corredores terão a oportunidade de entrar num “mundo” que possui um pouco da história de nosso País. O conjunto arquitetônico tombado pelo estado de São Paulo é a herança do tempo de riqueza do século 19, época em que o município se dedicava a agricultura de grãos. As construções são do período colonial, em estilos ecléticos do inicio do século 20.



Programação


Total de provas especiais: aproximadamente 111 quilômetros
Total de deslocamentos: aproximadamente 40 quilômetros
Total da prova: aproximadamente 151 quilômetros
As distâncias oficiais serão divulgadas no livro de bordo (planilha).


Cronograma do evento

Sexta feira – 8 de agosto

12h00 - Início das vistorias técnicas e administrativas – Praça Dr. Oswaldo Cruz – Centro – S.L.Paraitinga
18h00 - Encerramento das vistorias – S.L.Paraitinga
19h30 - Briefing – Projeto Guri – Pólo S.L.Paraitinga – R. Cel. Domingues de Castro, 98 – Centro.

Sábado – 9 de agosto

09h00 - Largada – Deslocamento inicial – Praça Dr. Oswaldo Cruz
09h30 - Largada da Prova Especial 01 - 37 km – Faz. Cachoeirinha
12h00 - Largada da Prova Especial 02 - 37 km – Faz. Cachoeirinha
15h00 - Largada da Prova Especial 03 - 37 km – Faz. Cachoeirinha
16h30 – Início do almoço de premiação – S.L.Paraitinga
18h00 – Início da Premiação todas as categorias – S.L.Paraitinga
19h00 – Encerramento do evento



Roberto Reijers e Rogério Almeida têm patrocínio do Grupo Reijers e apoio da Toyomatic Comércio e Indústria de Máquinas, Global Produtos Metalúrgicos e Norte Sul Veículos


Assessora de Imprensa Reijers Rally Team
Isis Moretti – Mtb: 36.471
(11) 8308-7141

Nenhum comentário: