Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Competição Baja SAE BRASIL-Etapa Sul erá realizada este mês, em Gravataí



Competição reunirá 18 equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dias 27 e 28 de novembro, em Gravataí, Rio Grande do Sul 


VEJA AS FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO 




O Distrito Industrial de Gravataí, no Estado do Rio Grande do Sul, receberá neste dia 27 de novembro a terceira e última competição regional de veículos fora de estrada, de 2010, a VIII Baja SAE BRASIL – Etapa Sul. A competição de carros construídos por estudantes será realizada no complexo industrial da Dana e terá recorde de participação: 17 equipes inscritas, três a mais que no ano passado. As equipes são formadas por universitários de engenharia de 14 instituições de ensino do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, num total aproximado de 250 integrantes.

A VII Baja SAE BRASIL – Etapa Sul é uma oportunidade para os estudantes testarem e preparem os carros para disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País, sempre no primeiro trimestre do ano, em São Paulo. Em Gravataí, estão inscritas sete equipes do Rio Grande do Sul, seis do Paraná e seis de Santa Catarina (ver lista).

As provas terão início no sábado, dia 27, com apresentação oral dos projetos, além de avaliação de segurança, conforto, regulagem de motor, subida de rampa e desempenho de dirigibilidade, realizada por juízes engenheiros da indústria automotiva. No domingo, dia 28, o evento estará aberto ao público em geral. Neste dia, os carros, denominados Baja SAE, serão submetidos ao enduro de resistência, com duas horas de duração.

As outras duas competições regionais são a Etapa Nordeste, que será realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, em Camaçari, Bahia; e a Etapa Sudeste, organizada em setembro, na cidade de Sarzedo, Minas Gerais.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HPs. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

De acordo com o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Baja SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro às necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho. 

PROGRAMAÇÃO
Quando – dias 27 e 28 de novembro de 2010
Dia 27 – das 8h às 18h - apresentação oral dos projetos e provas de segurança, motor e provas dinâmicas.
Dia 28 – das 10h às 13h - enduro de resistência.
Onde – Dana Indústrias - rua Ricardo Bruno Albarus, 201, Distrito Industrial, Gravataí - RS


EQUIPES INSCRITAS:

Paraná – 4 equipes de três universidades
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, equipe Cwbaja
Universidade Federal do Paraná, equipe Pia de Baja
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, equipes UTFPR de Baja 1 e UTFPR de Baja 2

Rio Grande do Sul – 7 equipes de seis universidades
APESC Associação Pro Ensino em Santa Cruz do Sul, equipe Baja de Galpão
Universidade Federal de Santa Maria, equipes Bombaja/UFSM e Bombaja/UFSM2
Universidade de Passo Fundo, equipe Mas Baja Tche
Faculdade Horizontina – Fahor, equipe Sinuelo Fahor
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, equipe Tche
URI – Campus Santo Ângelo, equipe Uribaja

Santa Catarina – 6 equipes de cinco universidades
Instituto Superior Tupy, equipe Ciser Ist Baja SAE
Faculdade SATC, equipe SATC
Universidade Federal de Santa Catarina, equipes UFSC Tupy Ilhéu e UFSC Tupy Uiraçu
Universidade da Região de Joinville, equipe Univille-Baja
UDESC, equipe Velociraptor. 

Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 7204-1921

Nenhum comentário: