Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

No sertão goiano, Expedição AIRCROSS se aloja em casas de famílias

Confira abaixo a programação completa do grupo no Estado

Cerca de 360 quilômetros separam Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, de Chapadão do Céu, município goiano com cerca de sete mil habitantes. É 25 de novembro, décimo quinto dia da Expedição AIRCROSS, uma das maiores viagens de aventura já realizadas pelo País, com mais de oito mil quilômetros de percurso. O responsável por fazer as honras do Centro-Oeste é o Parque Nacional das Emas (GO), primeira parada do grupo. Uma das joias do cerrado, o parque vive hoje talvez o momento mais triste de sua história. Em agosto deste ano, cerca de 90% dos 132 mil hectares de área preservada foram consumidos por um incêndio sem precedentes. A reserva encontra-se fechada, buscando o restabelecimento de sua plena condição de uso, porém abrirá as portas para uma visita especial dos expedicionários. Na pauta, um bate-papo com a diretoria do parque, que promete revelar detalhes da tragédia e quais as consequências da desativação do local para a população.

Os aventureiros chegam ao dia 26 com a missão de visitar a Barra do Garças, na região Sul da Serra do Roncador, divisa de Goiás com Mato Grosso. Depois de quase 300 quilômetros de estradas, a Expedição faz uma parada para conhecer o discódromo (ou discoporto) da região, uma espécie de aeroporto para ovnis. O local, bastante peculiar, faz parte do Parque Estadual da Serra Azul (MT) e atrai turistas de todo o mundo. A expectativa dos visitantes é que as aparições no céu deixem de ser boatos assim que a primeira nave aterrissar no local. Após a observação - e quem sabe alguma descoberta extraterrestre -, o grupo chega à Barra do Garças, mais precisamente no Araguaia Park Hotel, onde passa a noite.

Na manhã do dia seguinte (27), outro passeio intrigante: Portal da Atlântida, na região da Serra do Roncador. Entre as muitas histórias envolvendo o atrativo, destaque para o desaparecimento do arqueólogo inglês Percy Fawcett, que não é visto desde 1925, quando estava à procura da antiga civilização amazônica perdida do El Dorado. Curiosamente, Fawcett era amigo do escritor Arthur Conan Doyle, que, com base nas histórias do explorador, escreveu o livro “The Lost World”, que resultou no personagem Indiana Jones.
Depois de duas expedições, Fawcett retornou ao Brasil, acompanhado de seu filho Jack, para mais uma missão em busca da cidade perdida, denominada por ele de “Z”. Estudioso de lendas e história dos povos do Mato Grosso, Fawcett chegou até a Serra do Roncador, deixando uma nota à posteridade. Pediu que, caso não retornasse, ninguém fosse até lá resgatá-lo. Depois disto, a última notícia que se tem do arqueólogo foi um registro em 29 de maio de 1925, quando Fawcett telegrafou uma mensagem à sua esposa dizendo que estava prestes a entrar em um território inexplorado. Pai e filho partiram então rumo a Serra do Roncador e nunca mais voltaram.

O primeiro grande cruzamento de terra da expedição acontece no dia 28. Serão cerca de 290 quilômetros, da Barra do Garças até a comunidade indígena de Areões, próxima a Nova Nazaré (MT), onde encontra-se a aldeia Tritopá, formada por índios xavantes. No meio do caminho, parada para almoço na cidade de Água Boa. Depois de enfrentar muita lama, os expedicionários serão recebidos com festa pela tribo, que, inclusive, os acolherá durante a noite.

Logo pela manhã (dia 29), barracas serão dobradas e as malas arrumadas. É hora de pegar a estrada novamente, desta vez para uma escala em Cocalinho, em Goiás, tendo como sequência a cidade de Goiás Velho. Chegando ao município, os participantes fazem um rápido city tour e se hospedam na Pousada Casa da Ponte.

O dia 30 será dedicado às trilhas de bike, com direito a banho de cachoeira durante o percurso. Para o jantar está programado um evento gastronômico no Restaurante Dali Sabor & Arte, que oferece um cardápio especial, voltado às delícias de Goiás. Será difícil manter a dieta após ser colocado frente a frente com um legítimo empadão goiano.

Dezembro começa com uma ligação entre Goiás Velho e Brasília, passando por Pirenópolis (cerca de 260 quilômetros no total). No Distrito Federal, a Expedição AIRCROSS participa de um almoço na concessionária Saint Moritz. O destino final do dia é Mambaí, em Goiás. Por lá os aventureiros terão outra grande experiência, já que ficarão em casas de famílias. Entre bate-papos e análises do dia a dia da comunidade, os aventureiros utilizarão o sertão goiano para praticar esportes de aventura. Na programação, que vai até o dia seguinte, tirolesa (a segunda maior do Brasil), rapel, rafting, trekking, trilhas em cavernas e muito mais. Vale ressaltar que durante o dia 2, o grupo conhecerá uma comunidade cigana que vive nos arredores da cidade. O que dizem as mãos dos participantes?

O último dia dos expedicionários em Goiás é marcado pelo cruzamento do Grande Sertão Veredas, em um trajeto de aproximadamente 250 quilômetros de terra. A parada para almoço acontece no chapadão goiano. A pedida já foi definida, e terá pratos à base de produtos do serrado (frutas, castanhas, mel, farinha de jatobá, mel, entre outros). Horas mais tarde é a vez de Minas Gerais receber a equipe, e já inicia o roteiro com uma pesca noturna em São Francisco de Minas. É aventura que não acaba mais!

ESPECIALISTAS

Durante toda a viagem, a antropóloga Valéria Brandini fará o levantamento cultural das regiões, em busca de fatos que reflitam a influência do tempo na formação de novos conceitos cíveis. Enquanto isso, o músico Gabriel Levy busca interação com artistas e comunidades locais em busca de ritmos e sonoridades que representem o espírito de uma expedição. Já o chef Dalton Rangel encara o desafio de reinventar pratos tradicionais, utilizando toques gourmet e combinações até então improváveis.

Balanço da expedição:
Quilômetros percorridos: 4.182 quilômetros
Destinos explorados: 19
Estados visitados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

Serviço:
Concessionária Citroën Saint Moritz – Sia Trecho 1, 0 LTS 290/230 – Sia Sul
Araguaia Park Hotel - www.araguaiaparkhotel.com.br
Parque Nacional das Emas - www.parquenacionaldasemas.com.br

Sobre a Expedição AIRCROSS
A Expedição AIRCROSS acontecerá de 10 de novembro a 10 de dezembro e tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil. O material dará origem a um reality de 13 episódios, que será transmitido pelo Multishow, e, em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira. Os expedicionários viajarão por mais de oito mil quilômetros, para regiões pouquíssimo exploradas, perfeitas para prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros.

A viagem remonta as experiências de André Citroën, fundador da companhia, que, entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: para a o Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar –, para a África e para a Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e, de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.

Mais informações:
Bianca Neves
Daniela Rezende
Renê Castro
F: (11) 5102.3999 / 5102.4019


Renê Castro

MASSMEDIA
rua geraldo flausino gomes, 42 conj. 81
brooklin - são paulo - sp - cep 04575-060
fone/fax 55 11 5102.3999

Nenhum comentário: