Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 15 de março de 2013

Rio de Janeiro recebe 2ª edição do World Bike Tour


 A bicicleta gigante, símbolo do evento World Bike Tour, em Copacabana (Foto: Raquel Rodrigues)



Evento incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte e debate sustentabilidade
Raquel Rodrigues (quel.sr@hotmail.com)

O projeto World Bike Tour (WBT), que procura conscientizar a população e os órgãos públicos para uma nova forma de viver na cidade, realizará no dia 17 de março um passeio ciclístico com início na orla de Copacabana e término no aterro do Flamengo, percorrendo ao todo11 km. O WBT teve início em Madrid, Espanha, em 2008, e chegou a São Paulo no ano seguinte. O Rio de Janeiro recebeu o evento pela primeira vez ano passado e agora, em 2013, além do passeio com a presença de 7.000 ciclistas, o projeto promoveu uma palestra sobre mobilidade e sustentabilidade urbana (26/02) e o primeiro World Bike Show no Rio com e um show da banda Fresno (09/03).
O símbolo do WBT – uma bicicleta gigante, brilhante, movimentada por 100% de energia limpa – ocupa a praia de Copacabana desde dia 23 de fevereiro para anunciar o evento e representar os princípios que estão na base do projeto: incentivo à prática esportiva, aquisição e manutenção de hábitos de vida saudável e a mobilidade e sustentabilidade nas grandes malhas urbanas. O World Bike Show foi realizado no caminhão-palco do Road Show WBT, onde a banda Fresno se apresentou com seu novo trabalho, Infinito, e também velhos hits acumulados nos 13 anos de sua estrada.
Para minimizar o impacto ambiental decorrente do consumo de energia foram usadas as pedaladas da “Volta ao Mundo”, estrutura sustentável do WBT, também instalada em Copacabana, além de outras bicicletas instaladas junto ao palco, no dia do show na Quinta da Boa Vista.
A “Volta ao Mundo” tem a proposta de oferecer uma viagem sustentável, ainda que virtual, a cada passageiro.  Todos terão a oportunidade de pedalar pelos cerca de42 000 Kmao redor da Terra, aliando a prática esportiva à produção de energia limpa que vem da transformação do movimento das pedaladas em energia elétrica. Junta à energia captada do sol e dos ventos este evento se torna auto-suficiente em termos elétricos.
Rebeca Silva, estudante que estava apenas de passagem por Copacabana, ficou impressionada com a estrutura da Volta ao Mundo. “O que chamou minha atenção foi essa bicicleta gigante. Ao lado vi que poderia andar de bike e ao mesmo tempo produzir energia, então andei por alguns minutos. Achei maravilhoso! Faz lembrar até um carrossel, só que com bicicletas, ao invés de cavalos”, disse Rebeca.

O show – primeiro movido a pedaladas no Rio -, realizado na Quinta da Boa Vista, também foi elogiado. “É legal ver que projetos como esse saem do papel. Um show de rock movido a pedaladas, eu nunca tinha imaginado que seria possível”, comenta Daniele Borges, que soube do evento porque é fã da Fresno.
Lucas Silveira, vocalista da Fresno e também apaixonado por bikes disse que há alguns anos o chamaram de louco por acreditar que seria possível usar a energia de pedaladas em um show e agradeceu ao World Bike Tour pela oportunidade de poder realizar esse sonho. Mais tarde, via twitter, o músico fez convite para o evento.
O World Bike Tour é considerado o maior passeio ciclístico do mundo e terá sua próxima parada em Brasília, dia 13 de abril. A iniciativa da palestra, do show e da “Volta ao Mundo” é gratuita, porém a inscrição para o passeio ciclístico é paga e acontece até dia 15, próxima sexta-feira, na estação do metrô Carioca.


Show da banda Fresno foi movido a pedaladas (Foto: Divulgação)




Nenhum comentário: