Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Equalizar desempenhos é trabalho incessante”

Equilibrado, campeonato já teve quatro modelos diferentes
vencendo este ano

Diretor técnico do Itaipava GT3 Brasil afirma que trabalho feito no início da temporada continua, acompanhando o desenvolvimento de cada carro por suas equipes
Quatro dos seis modelos que disputam a temporada 2009 do Itaipava GT3 Brasil já venceram corridas neste ano. Ford GT, Ferrari F430, Dodge Viper e Porsche 997 tiveram a honra de cruzar a linha de chegada recebendo a bandeira quadriculada em primeiro lugar. Competitividade que, além da competência de seus pilotos, em parte também se deve ao trabalho de equalização de desempenho realizado no início da temporada pelo departamento técnico do Itaipava GT3 Brasil e pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

"Em função das mudanças de alguns fornecedores técnicos da categoria e das diferentes características dos circuitos brasileiros em relação aos europeus, bem como o clima, a SRO Latin America (organizadora do Itaipava GT3), em conjunto com a CBA, decidiu fazer os treinos de equilíbrio de desempenho no Brasil, ao contrário do que foi feito nos últimos anos, quando adotávamos a mesma receita que era usada nos campeonatos europeus da categoria”, explicou Ivo Sznelwar, diretor técnico do Itaipava GT3 Brasil.

Este ano, a categoria passou a adotar os pneus da Pirelli, importados da Itália. Os testes para a equalização dos carros foram feitos pelo piloto oficial da FIA (Federação Internacional do Automóvel), o francês Christophe Bouchut, que veio ao Brasil para dois dias de treinos com os carros inscritos. Os resultados foram coletados pela Mahtechs, empresa italiana de aquisição de dados. O material foi analisado na Alemanha pela Datas, que, com base nas informações e simulações de todas as condições (temperatura da pista e ambiente, acerto dos carros, etc.), enviou as sugestões de mudanças de forma a equilibrar o desempenho entre os modelos que disputam a temporada 2009.

"Foi uma decisão acertada e estamos felizes com o resultado. Os carros estão com desempenhos similares e podendo explorar suas melhores características em cada tipo de circuito”, analisou Sznelwar. "O trabalho, no entanto, não pára. Sempre nos reunimos (SRO e CBA) para analisar os resultados a cada corrida. Acredito que estamos no caminho certo, já que no Itaipava GT3 sempre temos novidades. As equipes trabalham incessantemente buscando coisas novas, desenvolvimentos, e temos que acompanhar isso estando sempre atentos”, afirmou.

Dodge Viper conta uma vitória e duas pole positions na

temporada 2009

Ferrari iniciou ano com forte ritmo

Porsche apresentou evolução nesta temporada e já venceu

três corridas

Ford GT levou a melhor na primeira etapa

Christophe Bouchut veio da Europa para testar os carros do
Itaipava GT3 Brasil

Confira a programação da quinta rodada dupla do Itaipava GT3:

Sexta-feira, 21/08
11:00 às 12:00 - 1º Treino Livre
15:10 às 16:10 - 2º Treino Livre

Sábado, 22/08
08:00 às 08:45 - 3º Treino Livre
11:00 às 11:20 - Treino Classificatório 9ª etapa
11:40 às 12:00 - Treino Classificatório 10ª etapa
15:30 às 16:30 - Largada 9ª etapa

Domingo, 23/08
08:40 às 08:55 - Warm-up
12:00 às 13:00 - Largada 10ª etapa

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

Confira o site da categoria: www.gt3.com.br

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Caio Moraes
11. 7283.3715
11. 7860.8917
11. 7863.2965
press@reunion.com.br
Crédito das fotos:Luca Bassani

Nenhum comentário: