Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Um bom manager oferece oportunidades e aponta os erros”

Geraldo Rodrigues tem mais de 20 anos de experiência em marketing esportivo
Foto:Fernanda Freixosa


Em palestra na tarde desta segunda-feira (28), em seminário realizado no Kartódromo da Granja Vianna, o empresário Geraldo Rodrigues falou a pilotos e seus familiares sobre gerenciamento de carreiras

O Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia, sediou ontem (28) o seminário "Gerenciamento de Carreira para Pilotos”, com público composto em sua maioria por jovens pilotos de kart, da Stock Junior e até da Fórmula 3 Sul-americana, com alguns familiares, além de alguns profissionais envolvidos no automobilismo. O evento foi composto por quatro palestras, e a que abriu o seminário foi ministrada pelo empresário Geraldo Rodrigues, fundador e presidente da ReUnion Sports & Marketing, empresa que nasceu do gerenciamento de carreira de pilotos. O seminário também teve palestras ministradas pelo piloto Felipe Giaffone, da Fórmula Truck, por Dárcio dos Santos, chefe da equipe PropCar, da Fórmula 3 Sul-americana, e pelo jornalista Márcio Fonseca, assessor de imprensa de Felipe Massa.

Falando a cerca de 50 pessoas, Rodrigues contou seus cases de maior sucesso, no trabalho com Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi, Luciano Burti, Tarso Marques, Tony Kanaan e Gil de Ferran. E contou alguns ‘segredos’ da profissão. "Tem que ter paciência e saber engolir muitos sapos, porque isso é algo que sempre acontece na vida de quem gerencia carreiras”, disse.

"Por causa da convivência com o piloto, o empresário tem que ver que existe uma linha muito estreita entre trabalhar com o piloto e ser seu amigo, já que o empresário participa bastante de sua intimidade, mas ao mesmo tempo trabalha para o piloto. E se essa linha for ultrapassada, pode ser que o respeito profissional se perca”, afirmou.

Além disso, aconselhou os jovens pilotos. "Um bom piloto tem 30% de habilidade, 40% de força psicológica, 10% de postura e mais 30% de profissionalismo. Não adianta nada ele ser super rápido e talentoso, se os outros três quesitos não acompanharem”.

A biomédica Andréa Sucena – mãe de Matheus, 12 anos, piloto de kart -, disse que a palestra de Geraldo Rodrigues foi elucidativa. "A apresentação dele foi muito feliz porque revelou os casos que deram certo e que não foram de muito sucesso, apontando os erros e o que poderia ter sido feito para corrigi-los”, lembrou. "Foi um farol no nosso caminho, já que meu filho se apaixonou pelo kart desde a primeira vez que se sentou em um. Vimos que é um caminho difícil, mas pode ser viável com alguém isento para gerenciar uma carreira”, contou.

Maurício Diegues, pai de Gregory, que aos 9 anos já é campeão brasileiro de kart na categoria mirim, esteve na palestra. "Foi uma das mais produtivas, porque falou muito aos pais de piloto, e serviu para que nós, pais, revíssemos o nosso comportamento em relação aos nossos filhos na pista. Tem pai que atrapalha mesmo, e o importante é ter uma postura tranquila quanto a isso”, apontou.

"O bom empresário tem que encorajar, apoiar e oferecer oportunidades ao seu cliente, apontando os erros quando existirem”, concluiu Rodrigues, que atua na área desde 1986 e construiu cases de sucesso, sendo um dos empresários mais respeitados no automobilismo mundial. A ReUnion, por exemplo, é a única agência credenciada pela FIA – Federação Internacional de Automóvel – na América Latina para negociar contratos de pilotos na Fórmula 1, a categoria mais importante do planeta.

Durante a sua história de mais de 20 anos no marketing esportivo, Geraldo Rodrigues gerenciou a carreira de muitos pilotos, levando vários deles até a Fórmula 1. Nesta relação, estão nada menos do que Rubens Barrichello, recordista em número de Grandes Prêmios disputados, Luciano Burti, Tarso Marques, Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta. Outros, como Tony Kanaan e Gil de Ferran, seguiram sendo destaque em importantes categorias do automobilismo mundial, como a Fórmula Indy.

Sobre a ReUnion no mercado de gerenciamento de carreira para pilotos: A ReUnion Sports & Marketing nasceu como uma agência especializada no gerenciamento de carreira de pilotos. Responsável pela negociação, execução e coordenação de patrocínios de esporte a motor e todo o mercado de mídia voltado para essa área. Surgiu a partir da experiência de Geraldo Rodrigues, na função de empresário de pilotos desde 1992. A ReUnion é pioneira neste tipo de trabalho no Brasil e os resultados alcançados nos últimos anos colocam a empresa em destaque no cenário do marketing esportivo nacional e internacional.

Confira o site da ReUnion Sports & Marketing: www.reunion.com.br

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Cleber Bernuci/Marcos Souza/Rodolpho Siqueira/André Stepan
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: