Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Rondônia Racing conquistou mais um pódio na Mitsubishi Cup


Bonache e Ribeiro conquistaram 2ª posição no Handcap da Triton RS
Fotos: Marcio Machado/Dfotos


Julio Bonache e Humberto Ribeiro faturaram o segundo lugar no Handcap* da 7ª e última etapa da Mitsubishi Cup. A dupla encerra a temporada 2009 da competição satisfeita e consciente de suas evoluções


23 de novembro de 2009 – Depois de sete etapas disputadas, acabou neste último sábado, dia 21 de novembro, a temporada 2009 da Mitsubishi Cup. A competição foi realizada na Fazenda Meia Lua, localizada na cidade de Jaguariúna, SP. Participaram do certame 53 duplas, divididas nas categorias L200 Triton RS, L200 RS e TR4 R.

Na etapa, a Rondônia Racing, do piloto Julio Bonache e Humberto Ribeiro, subiu ao pódio com a segunda posição do Handcap* da Triton RS – categoria principal. O primeiro lugar ficou com Hugo Rodrigues e Kaique Bentivoglio. Na classificação por soma de pontos após três provas disputadas, os vencedores foram Reinaldo Varela e Marcos Macedo, seguidos por Cristian Baumgart e Alberto Andreotti.

O percurso teve 29,45 quilômetros e foi percorrido por três vezes, totalizando 88,35 quilômetros. Uma forte chuva caiu na noite de sexta-feira, transformando o terreno em um verdadeiro "sabão”. No sábado, o tempo amanheceu nublado, porém, bastante abafado.

Em razão da chuva, o piso estava extremamente liso na primeira volta, por isso, pilotos e navegadores tiveram muita dificuldade para manter o controle do carro. Como a propriedade é destinada ao cultivo de cana de açúcar (que são organizadas por quadras), havia muitas mudanças de direção (saída para esquerda e direita), o que demandou experiência e concentração da dupla. "Existiam várias curvas 90 graus, exigindo uma pilotagem mais agressiva para não se perder tempo. Adiantamos o ataque de cada curva para o carro não espalhar durante a manobra” explicou Bonache.

Já na segunda volta, o chão secou e melhorou a aderência dos pneus ao solo. Desta forma, os competidores baixaram seus tempos entrando em um clima de tensão e disputas surpreendentes, afinal, estava em jogo o título do campeonato. "É interessante analisar a competitividade dos participantes. Na Mitsubishi Cup é ‘faca nos dentes’ o tempo inteiro, é a busca constante de uma performance técnica que não permita erros. Trinta segundos já melhora consideravelmente a posição na classificação, mas em uma pista de 30 quilômetros é difícil de tirar esse tempo, principalmente, pelo nível dos concorrentes” analisou o piloto.

A Rondônia Racing encerra o ano na Mitsubishi Cup bastante satisfeita com todos os resultados e, mesmo pilotando um carro que trouxe um conceito inovador para as pistas, terminou com a nona posição na classificação final. "Em abril passado, o Brasil conheceu a Triton RS, uma picape especialmente projetada para competição, movida a álcool. Trata-se de um carro ecologicamente correto, com motor V6, 250 cavalos. Rápido, leve, estável e resistente, o veículo surpreendeu; foi muito prazeroso pilotá-lo, não temos do que nos queixar”, elogiou o Ribeiro, que ainda analisou a desenvolvimento da dupla. "No aspecto profissional, este foi o melhor ano de nossa carreira. Podemos dizer que agora começamos a correr no rali. Estivemos entre as melhores equipes do cross country nacional, que muitos nos ensinaram. Há três anos competimos e agora tivemos uma evolução substancial”, analisou Ribeiro.

A última prova de 2009 da Rondônia Racing será no dia 5 de dezembro, no Rally dos Amigos, em Itatinga, SP.


*Sobre o Handcap

Com o objetivo de deixar a disputa mais equilibrada na categoria Triton RS, a Mitsubishi Cup adotou uma premiação chamada de Handcap SR. Esta premiação é independente da premiação normal por pontuação obtida através do tempo de prova. Os três primeiros classificados da etapa na premiação normal estão automaticamente excluídos da premiação Handicap SR.

A premiação Handcap terá o mesmo conceito da premiação normal, porém, cada equipe que fizer jus a um tempo de Handicap, receberá este tempo como bônus no seu tempo normal de prova e então, será calculada uma nova classificação, chamada Handcap SR. Conforme o regulamento desportivo da Mitsubishi Cup 2009, se aplica nesta classificação a pontuação: 1º lugar: 15 pontos, 2º lugar: 14 pontos, 3º lugar 13 pontos e assim por diante.

Para mais informações sobre os critérios de cálculos do Handcup, entre no site www.mitsubishimotors.com.br. Acesse a página Mitralis / Mitsubishi Cup Sudeste / Regulamentos.


Confira a classificação final da Mitsubishi Cup

L200 Triton RS

1º Christian Baumgart e Beco Andreotti (São Paulo / SP) – 199 pontos
2º Marcos Cassol e Rodrigo Mello (Rio Verde / GO) – 184 pontos
3º Adriano Leão e Eduardo Bampi (Ribeirão Preto / SP) – 183 pontos
4º Hugo Rodrigues e Kaique Bentivoglio (Santana de Parnaíba / SP) – 174 pontos
5º Reinaldo Varela e Du Sachs (São Paulo / SP) – 159 pontos

L200 RS

1º Augusto Fiegerlewski e Rafael Capoani (Caxias do Sul / RS) – 194 pontos
2º Juliano Diener e Vitor Muench (São Bento do Sul / SC) – 193 pontos
3º Jorge Wagenfhur e Gustavo Gugelmin (Curitiba / PR) – 160 pontos
4º João Carlos Cardoso e Sidinei Broering (Curitiba / PR) – 151 pontos
5º Ângelo Guazelli e Carlos Brites (Poços de Caldas / MG) – 148 pontos

Pajero TR 4 R

1º Sergio Gugelmin e Ivo Renato Mayer (Lages / SC) – 198 pontos
2º Wilians Dums e Jorge Peters (São Bento do Sul / SC) – 197 pontos
3º Fábio V. Nascimento e Paulo V. do Nascimento (São José dos Campos / SP) – 192 pontos
4º Paulo Rugna e Adriana Parra (São Paulo / SP) – 166 pontos
5º Marco Mendes e Luiz Felipe Eckel (Tubarão / SC) – 161 pontos

*Para obter mais fotos e informações sobre a Rondônia Racing, acesse o site www.rondoniaracing.com.br

Rondônia Racing tem patrocínio do Governo de Rondônia e Quali Plásticos

A cidade de Jaguariúna, SP, sediou a 7ª e última etapa da Mitsubishi Cup 2009
Fotos: Marcio Machado/Dfotos

Após uma forte chuva na sexta-feira a noite, a pista ficou extremamente lisa
Fotos: Marcio Machado/Dfotos

Porém, após a primeira prova, o chão secou e a disputa ficou eletrizante
Fotos: Sanderson Pereira


Isis Moretti - Mtb: 36.471
(11) 2213-1190
(11) 8308-7141
isis.moretti@liberdadedeideias.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: