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sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SCUDERIA IVECO ESTÁ PRONTA PARA ENFRENTAR ALTAS TEMPERATURAS NA FÓRMULA TRUCK DE PINHAIS (PR)


· Circuito é considerado um dos mais velozes do campeonato


A Scuderia Iveco chega confiante a Pinhais (PR), para a nona etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A prova que acontece no dia 15, próximo domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, traz boas recordações à sua dupla de pilotos. O pernambucano Beto Monteiro (que pilota o Stralis de número 88) já alcançou a pole position no ano passado, quando representava outra equipe e teve a volta mais rápida da prova com o tempo de 1:42.624. Por outro lado, Adílson Cajuru (que pilota o Stralis de número 55) largou em sexto.

Por já terem corrido várias vezes no Autódromo Internacional de Curitiba, que possui uma extensão de 3.707 metros, os pilotos da Scuderia Iveco conhecem muito bem a pista. E, sem dúvida, essa vantagem poderá ser um diferencial na briga pelo pódio.

Outro diferencial são as últimas melhorias técnicas aplicadas nos caminhões Iveco Stralis, que estrearam uma nova configuração mecânica na etapa anterior, realizada em Santa Cruz do Sul (RS). Foram avanços decisivos para a conquista do terceiro lugar por Beto Monteiro, a melhor colocação da equipe no campeonato até agora.

Entre as modificações feitas nos veículos Stralis, o engenheiro da escuderia Marcelo Sakurai, revela que especialmente para o circuito de Pinhais (PR), os caminhões Iveco ganharam um novo conjunto de suspensão traseira, que dará maior estabilidade ao conjunto. O novo equipamento já foi testado durante o treino livre desta sexta, dia 13. Sakurai explica ainda que toda engenharia aplicada foi estrategicamente trabalhada para o circuito, considerado de alta velocidade.

Outro fator decisivo na mudança da mecânica dos caminhões Iveco é a alta temperatura. Com a chegada do verão e previsão de muito calor em Pinhais, os mecânicos terão olhos atentos durante todo o tempo, principalmente com relação ao desgaste dos pneus, do freio e do rendimento do motor.

Atentos também estarão os pilotos, que precisam suportar o calor excessivo dentro da cabine do caminhão de corrida, que pode chegar e até passar 55º C. O piloto Beto Monteiro, por exemplo, chega a perder de 2 a 2,5 quilos por fim de semana, entre treinos e a corrida. Para equilibrar a temperatura, a cabine não possui vidros, mas apenas redes de proteção nas laterais.

Para suportar todo o esforço físico exigido durante a prova, o piloto corre pelo menos três vezes por semana e se alimenta muito bem. Além disso, para não desidratar-se Monteiro bebe água durante toda a prova por meio de um reservatório de líquidos que leva consigo na cabine. Com Cajuru a rotina de exercícios e alimentação não é diferente. “O negócio é não pensar no calor e acelerar para conquistar o pódio”, diz Monteiro.

Convidados especiais

Na etapa do próximo domingo, dia 15, a Iveco deve receber cerca de 200 convidados em sua área VIP. Entre os quais clientes, jornalistas e o prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Iveco

A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.

São Paulo, 13 de novembro de 2009.

Visite o site e o blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br

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MM EDITORIAL

Marta de Souza
marta@mmeditorial.com.br
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