Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Expedição AIRCROSS inicia amanhã viagem de oito mil quilômetros


Grupo de aventureiros sai de Porto Real, a 150 km da capital fluminense

Faça chuva ou faça sol, amanhã (quarta-feira, dia 10) será dada a largada para uma das maiores viagens de aventura que o País já assistiu. É a Expedição Citroën AIRCROSS, que promete redescobrir os encantos e belezas do Brasil em 30 dias – a previsão de encerramento está marcada para 10 de dezembro. O seleto grupo de dez internautas escolhidos pela organização da expedição carrega na mochila muita expectativa e ansiedade. Não é para menos. Serão mais de oito mil quilômetros de estradas, percorrendo dez Estados em busca de aventuras e muita história para contar.

Os participantes contam, aliás, com um time de profissionais de dar inveja. Entre as mais de 40 pessoas que acompanharão a viagem, destaque para a antropóloga Valéria Brandini, que fará um levantamento de traços marcantes da cultura, dos costumes e das tradições de cada um dos povoados visitados - de aldeias indígenas a comunidades quilombolas. Fazem parte ainda da expedição o chef de cozinha Dalton Rangel, que além de cozinhar para todos os integrantes, terá a missão de criar receitas – e reinventar pratos típicos, usando ingredientes locais –, e o músico Gabriel Levy.  A esse profissional caberá a tarefa de captar os sons de cada região e transformá-los em trilha sonora da viagem.

A expedição, projeto desenvolvido pela Kwarup, agência de ideias do publicitário Zuza Tupinambá, sairá da fábrica da Citroën em Porto Real, no Rio de Janeiro, onde o Citroën AIRCROSS é produzido. Descerá pelo litoral de São Paulo e seguirá até Santa Catarina; de lá subirá pelo Paraná, cruzará o Mato Grosso do Sul, passando por Bonito e pela região do Pantanal, até chegar à Serra do Roncador, no Mato Grosso. Depois disso, seguirá para o Distrito Federal, passará por Goiás e contornará a divisa de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, até chegar a São Paulo.
A viagem remonta as experiências de André Citroën, fundador da companhia, que, entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: para a o Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar –, para a África e para a Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e, de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.

Legenda da foto: Grupo de expedicionários foi apresentado durante o Salão do Automóvel, em São Paulo

Mais informações:
Bianca Neves
Daniela Rezende
Renê Castro
F: (11) 5102.3999 / 5102.4019

Nenhum comentário: