Rally de Velocidade da Copa Peugeot encerra a temporada 2010 com disputas emocionantes
Após disputa acirrada com o líder Ulisses Bertholdo durante todo o fim de semana, o piloto Rafael Túlio virou o jogo na última especial de domingo e garantiu a vitória na 207 Super – seu quarto título na competição, com menos de um segundo de diferença.
Na 207 Máster, o troféu de campeão foi conquistado pelo português Pedro Zamith, ao lado do navegador Gilson Rocha, na SS10. Já a categoria 206, que foi decidida com uma prova de antecedência, manteve a disputa como se o título ainda estivesse em jogo: o segundo lugar ficou nas mãos da dupla formada por Marlon Goulin e Adriano Paulin.
Emocionante e competitiva. Assim foi a sétima etapa da Copa Peugeot, que fechou com chave de ouro a temporada 2010 do Rally de Velocidade. Realizada em Passo Fundo (RS) entre sábado e domingo (06 e 07/11), a prova mostrou o equilíbrio e a competitividade característicos desta competição: os títulos
das categorias 207 Super e Máster foram definidos nas três últimas especiais do fim de semana.
Com um total de 12 especiais (trechos cronometrados), o rali foi disputado num traçado que roporcionou passadas extremamente rápidas, exigindo muito técnica por parte de pilotos e navegadores – para se ter uma ideia, a média de velocidade registrada no sábado foi de 138 km/h. Ao unir essa característica com o peso da etapa, última da temporada, viu-se uma prova cheia de energia e vontade de vencer, em que cada segundo foi altamente valorizado do início ao fim pelas 25 duplas participantes.
Assim, a vantagem ficou do lado dos competidores que depositaram total confiança nos limites do carro e pisaram fundo. Foi o caso do piloto Rafael Túlio, que iniciou a etapa em segundo lugar na classificação da categoria 207 Super e apostou no "tudo ou nada" em busca do quarto título na Copa Peugeot.
A dupla formada por Ulisses Bertholdo e Eduardo Soneca, que carregava a liderança com ligeira vantagem, completou a prova de sábado com os melhores tempos. No domingo, a disputa ficava mais acirrada a cada especial, levando a definição para a última rodada: Rafael Túlio virou a prova e se tornou
vencedor com menos de um segundo de diferença. Entre os navegadores, a vitória ficou nas mãos de Eduardo Soneca.
Na 207 Máster o teor da disputa não foi diferente. O piloto Pedro Zamith e seu navegador Gilson Rocha contavam com uma vantagem de 16 pontos em relação a Fabiano Altomar, segundo colocado, mas optaram por não dar brecha para uma virada.
E eles tiveram que lidar ainda com duas duplas de peso: Roberto Theodoro / Nani Waschburger vinham forte na disputa, mas prejudicada por um capotamento no sábado, a dupla abriu caminho para Junior Siqueira e Felipe Costa. Embora distantes do título, piloto e navegador buscavam ao menos a vitória na etapa, e conseguiram.
O mineiro Fabiano Altomar acabou ficando de fora da disputa em função de um problema na décima especial e, com isso, a vitória de Zamith e Rocha se tornou uma certeza – que emocionou o piloto Português antes mesmo do final
da prova.
Já na 206, única que havia sido decidida antecipadamente – pelos irmãos Clécio e Sandro Maestrelli, a briga foi pelo segundo lugar. A dupla formada por Marlon Goulin e Adriano Paulin começou a prova com três pontos a menos que Tony Kranzegger e Thiago Osternack, e travou uma disputa palmo a palmo
em busca da virada. Depois de reduzir a diferença no sábado, sagraram-se vice-campeões da categoria no domingo.
Rally de Regularidade: destinada ao cliente Peugeot, a modalidade reuniu 43 duplas na prova gaúcha.
O Rally de Regularidade também marcou presença em Passo Fundo na primeira passagem da Copa Peugeot pela região. Criada exclusivamente para o cliente da Marca, a prova reuniu 43 carros e garantiu uma agitada manhã de domingo.
A largada foi dada às 9h em frente à concessionária La Machine, parceira da Peugeot Sport Brasil na organização desta etapa do rali. De lá, todos os participantes seguiram por um percurso de cerca de 90 quilômetros, cortando as belas estradas de terra da região.
Ao final da prova, quem garantiu lugar no topo do pódio foram os amigos Marcelo Antonio Vieira e Julio César Azevedo. Para Vieira, piloto da dupla, a vitória teve um sabor especial: de bicampeonato, já que ele venceu também a etapa gaúcha no ano de 2008. Sob o comando de um Peugeot 206, o piloto se valeu da experiência para ajudar o navegador, estreante neste tipo de
prova, e a fórmula deu certo."O rali foi ótimo e teve um trajeto bem legal, misturando trechos simples e outros um pouco mais complicados, o que acho essencial numa prova", disse Vieira. "Estou muito feliz e pretendo participar sempre que possível, principalmente porque não oferece qualquer risco para quem participa ou mesmo para o carro", completou entusiasmado o piloto.
A Peugeot Sport Brasil se prepara agora para a última etapa do Rally de Regularidade 2010, que acontecerá no dia 05 de dezembro em Curitiba, no Paraná. Na ocasião, será realizada também a entrega dos prêmios da temporada para os vencedores das três categorias do Rally de Velocidade.
Informações detalhadas sobre a Copa Peugeot e as tabelas de classificação dos ralis de Velocidade e Regularidade estão disponíveis no site oficial da
Contatos Imprensa
Maisa Salmi \ +55 11 5696-3003
(See attached file: 7 etapa - Passo Fundo, RS_resultadosGERAL.pdf)
MAISA SALMI
moved to file: Assessora de Imprensa
pic57945.jpg) Diretoria de Relações Externas e
Peugeot Sport
Peugeot do Brasil
Fone: 55 11 5696-3003
E-mail: maisa.salmi@peugeot.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário