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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pirelli F1: Prévia do GP do Brasil (www.jornaldoautodromo.com.br)


 

 

Prévia do GP do Brasil: Interlagos, 21 a 24/11/2013

 

PNEUS PROTÓTIPOS SERÃO DISPONIBILIZADOS NA SESSÃO DE TREINOS LIVRES DE SEXTA, NO ÚLTIMO GP DA TEMPORADA

 

 

São Paulo, 18 de novembro de 2013 - A rodada final da temporada 2013 de Fórmula 1 acontece no icônico circuito de Interlagos neste fim de semana, para o qual a Pirelli vai levar os pneus duros P Zero Laranja e médios P Zero Branco.

 

O Grande Prêmio do Brasil é também uma oportunidade para as equipes experimentarem os mais recentes pneus protótipos com especificação para 2014, durante as sessões de treinos livres de sexta-feira, para se preparar para a próxima temporada, que apresenta uma série de mudanças no regulamento. As novas características de motor dos carros de 2014 terão um efeito importante sobre os pneus. Na sexta, cada carro terá dois conjuntos de pneus do próximo ano, para usar nas duas primeiras sessões de treinos livres (FP1 e FP2), conforme permitido pelas normas vigentes. Terão a construção, o perfil e o composto médio de 2014.

 

"Escolhemos os pneus duros e médios para lidar com as diferentes demandas do famoso circuito de Interlagos, onde sempre recebemos uma fantástica recepção dos fãs, incrivelmente entusiasmados. Há uma série de fatores a considerar: apesar de ter sido recapada há alguns anos, a pista é muito acidentada, o que torna a tração difícil para os pneus e aumenta as exigências físicas sobre os pilotos", diz o diretor de Automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.

 

"Assim como no ano passado, daremos às equipes uma oportunidade de testar os pneus do próximo ano, durante os treinos livres sexta-feira, dadas as mudanças fundamentais no regulamento técnico para 2014. O Brasil é, na verdade, o maior mercado da Pirelli, por isso estamos todos muito ansiosos para voltar, ainda mais numa corrida que marcará o fim de uma era técnica", conclui  Hembery.

 

O circuito do ponto de vista do pneu:

- Há uma grande ênfase na tração combinada: a transição quando os pilotos vão da frenagem para aceleração forte. Interlagos geralmente não é exigente em relação aos freios, então, conservar a aceleração cinética é importante.

 

- O acerto de Interlagos tende a ser um desafio: há uma longa subida em linha reta em direção à linha de partida e chegada, o que coloca a ênfase na velocidade e potência (um desafio para os motores, devido à altitude de Interlagos), mas há também uma parte da pista que é bastante sinuosa e exige maior pressão aerodinâmica (downforce). A parte final da volta é a mais crucial para fazer um bom tempo.

 

- Outras informações sobre Interlagos e as exigências que a pista coloca sobre os pneus, bem como informações sobre as características dos novos pneus de 2014, podem ser encontradas em um vídeo em animação 3D estrelado pelo diretor de automobilismo da Pirelli Mario Isola. Este está disponível no site da Fórmula 1 da Pirelli: www.pirelli.com/f1pressarea

 

Notas Técnicas:

- As variações de superfície significam que a geração de ótima aderência e pressão aerodinâmica são vitais, particularmente uma vez que existem diferentes inclinações nas curvas. A curva mais lenta da pista é a 14, um bom exemplo de alguns dos desafios técnicos que Interlagos representa para os pneus. Os pilotos freiam forte enquanto sobem uma ladeira, que em seguida se transforma em uma curva, em cuja saída eles precisam controlar a derrapagem cuidadosamente.

 

- Interlagos é a segunda menor volta do ano, depois de Mônaco, com asfalto irregular e várias elevações. Pancadas de chuva são comuns no Grande Prêmio do Brasil, somando-se o desafio de um circuito que é conhecido por ser exigente, tanto fisicamente como mecanicamente.

 

- Jenson Button, da McLaren, venceu a corrida no ano passado, que foi realizada em condições meteorológicas mistas, com uma estratégia de duas paradas. A chave para o sucesso foi a sua capacidade de se manter na pista com pneus P Zero slick, mesmo quando estava chovendo. As condições variáveis possibilitaram estratégias extremamente diversas, por isso alguns pilotos param quatro vezes.

 

Os pneus definidos até agora:

 

PZERO VERMELHO

PZERO AMARELO

PZERO BRANCO

PZERO LARANJA

Austrália

Supermacio

 

Médio

 

Malásia

 

 

Médio

Duro

China

 

Macio

Médio

 

Bahrein

 

 

Médio

Duro

Espanha

 

 

Médio

Duro

Mônaco

Supermacio

Macio

 

 

Canadá

Supermacio

 

Médio

 

Inglaterra

 

 

Médio

Duro

Alemanha

 

Macio

Médio

 

Hungria

 

Macio

Médio

 

Bélgica

 

 

Médio

Duro

Itália

 

 

Médio

Duro

Cingapura

Supermacio

 

Médio

 

Coréia do Sul

Supermacio

 

Médio

 

Japão

 

 

Médio

Duro

Índia

 

Macio

Médio

 

Abu Dhabi

 

Macio

Médio

 

Estados Unidos

 

 

Médio

Duro

Brasil

 

 

Médio

Duro

 

Clique nas fotos abaixo para fazer o download

O Grande Prêmio do Brasil é caracterizado pelas condições climáticas variáveis.


Os pneus duros e médios P Zero Laranja P Zero Branco foram  nomeados para o Grande Prêmio do Brasil 2013.

 

 

 

Vídeos com entrevistas com Paul Hembery, bem como imagens e press releases estão disponíveis para a imprensa no link www.pirelli.com/f1pressarea (registro obrigatório). Siga-nos no Twitter @ Pirelli_Media e @ pirellisport ou Facebook: Pirelli Motorsport .

 

Vvisite também o website da Pirelli, para mais informações sobre a empresa: www.pirelli.com.

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