Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 12 de junho de 2009

FÓRMULA 3: CÉSAR RAMOS DISPUTA MASTERS DE FÓRMULA 3 NA HOLANDA

EDITORIA DE ESPORTES/ AUTOMOBILISMO

O novo desafio do gaúcho César Ramos (BMP Proar) pode ser considerado uma espécie de campeonato mundial. Em Zandvoort, na Holanda, Ramos disputará neste final de semana (13 e 14) a edição 2009 do Masters de Fórmula 3, competição que reúne pilotos de diversos campeonatos da categoria espalhados pelo mundo. Tradicional evento, disputado desde 1991, o Masters já foi vencido por pilotos como David Coulthard, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.


Cerca de 40 pilotos disputarão o título, que será decidido de uma forma muito rápida. Neste sábado os pilotos irão à pista para um treino de apenas 30 minutos, atividade seguida pela tomada de tempos. Ainda no sábado os pilotos, divididos em dois grupos, disputarão a prova classificatória. No domingo (14), o vencedor de uma prova de 25 voltas será declarado o campeão.

”É uma competição de ‘tiro curto’, muito dinâmica”, avalia César Ramos, que em 2009 disputa sua primeira temporada na Fórmula 3 Européia, depois de dois anos competindo na Fórmula Renault Italiana e Européia. “Tenho que usar muito bem os trinta minutos de treino para conhecer melhor a pista. Ainda bem que a maioria dos pilotos não conhece Zandvoort ainda”, lembra o piloto, citando o fato de que nos dois anos anteriores a competição foi disputada em Zolder, na Bélgica. “A atual geração da Fórmula 3 não correu aqui ainda”, emenda.

Outra boa razão para César Ramos disputar o Masters em Zandvoort é que uma das etapas do Europeu de Fórmula 3, a quarta, será disputada na pista holandesa. A rodada dupla está prevista para 17 a 19 de julho. “Será interessante também para eu poder me ambientar ainda mais com Zandvoort, já que teremos duas importantes provas lá pelo Europeu”, diz o piloto BMP Proar.

As pretensões de César Ramos para este final de semana são de ficar entre os dez primeiros na competição. “É meu primeiro ano na categoria, terei ainda mais adversários do que no Europeu, todos muito competentes e ficar entre os dez primeiros será um grande resultado”, encerra o piloto de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.


Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Jornalista Responsável - Renato Klein - MTb 3985/16/25

Nenhum comentário: