Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Por unanimidade, CBA reverte penalização e consagra Jean Azevedo e Youssef Haddad os campeões brasileiros de 2008



Crédito da foto: Donizetti Castilho / Divulgação


Após uma penalização indevida na última etapa do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Rally dos Amigos, a dupla de carro da Equipe Petrobras Lubrax Jean Azevedo/Youssef Haddad deixou de ganhar o título nacional. “Ficamos chocados na ocasião e decidimos fazer valer o nosso direito, de entrar com um recurso e levantar o nosso ponto de vista do ocorrido”, ressaltou o piloto Jean Azevedo.


O recurso acaba de ser julgado e por unanimidade da comissão disciplinar da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) a penalização de dez horas foi retirada. Os auditores tiveram a oportunidade de assistir um vídeo gravado no final do trecho cronometrado, local onde foi dada a punição, para ajudar em suas conclusões. Dessa maneira, piloto e navegador da Petrobras Lubrax conquistaram a vitória no Rally dos Amigos 2008 e o campeonato brasileiro, logo em sua estréia.


“Estamos muito contentes que a justiça foi feita. Além disso, a poucos dias do Rally dos Sertões, nosso grande desafio no Brasil, não deixa de ser um estímulo para mostrar que nosso trabalho foi e está sendo cada vez mais reconhecido. Aplaudimos a decisão da Confederação em sua nova gestão e estamos certos de que o esporte só tem a ganhar ao reconhecer esse resultado”, acrescentou o piloto.


Entenda o caso – Em 06 de dezembro de 2008, foi realizado o Rally dos Amigos em Itatinga, interior de São Paulo, e que valia como última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A dupla da equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo e Youssef Haddad, foi a mais rápida do dia, vencendo Mauricio Neves/Clécio Maestrelli por apenas um segundo de vantagem.


No final do trecho cronometrado, Jean e Youssef entregaram o cartão de tempo para que um comissário da prova anotasse o horário de chegada. Como após esse procedimento o Mitsubishi L200 Evolution não dava a partida, a dupla da equipe Petrobras Lubrax desceu do carro para empurrá-lo para fora da zona de controle, o equivalente a 50 metros, e assim ter acesso aos mecânicos.


Novatos, porém experientes – Jean Azevedo construiu sua carreira na categoria Motos e após 20 anos de sucessos, como o hexacampeonato brasileiro, decidiu somar e migrou para os Carros. Para ser seu navegador chamou Youssef Haddad, um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do Mitsubishi L200 Evolution e ex-chefe de equipe da Mitsubishi Racing Brasil.


A primeira competição que participaram em janeiro de 2008, o Cerapió, a dupla surpreendeu e conquistou a vitória logo de cara. Em seguida, acumularam vitórias e pódios e ficou a decisão para o Rally dos Amigos. Dentro da especial (trecho cronometrado), Jean e Youssef foram os mais rápidos, mas por uma penalização realizada no final deste trecho a dupla ficou na vice-liderança.


Em 2009, essa dupla também promete. Na classificação da Campeonato Brasileiro ela também está liderando até o momento. O próximo desafio será o Rally dos Sertões 2009, que acontecerá entre os dias 22 de junho a 03 de julho e percorrerá mais de cinco mil quilômetros por sete Estados brasileiros.


A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, CCR NovaDutra, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, Pirelli, KTM do Brasil, Renov, BorgWarner, Mahle, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina e Artfix.


Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ana Carolina Vieira
Fones:(11) 8336 3391 e (11) 2574 3391
E-mail: ana@brasildakar.com.br
www.brasildakar.com.br

Nenhum comentário: