Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 27 de novembro de 2005

Brasil vence Sul-Americano de rali com


O automobilismo brasileiro está comemorando mais uma importante conquista: o Campeonato Sul-americano de Rali de Velocidade, com a dupla Rafael Túlio / Clécio Maestreli, que venceu a etapa chilena da disputa, garantindo, com uma prova de antecipação, o título do continente.

Com a vitória, os brasileiros abriram 50 pontos de vantagem sobre as demais duplas de outros países que estão empatadas com 20 pontos marcados, e não podem mais ser superados na última prova.

O título foi obtido com a vitória no Rally de Santiago, no Chile, que apresentou um nível elevado de dificuldade por causa do piso duro e repleto de pedras ao longo dos trechos disputados, o que obrigava as equipes a realizarem uma troca de pneus a cada duas especiais.

A conquista dos pilotos Túlio / Maestrelli torna-se ainda mais significativa considerando-se que eles também disputam a Copa Peugeot e o Campeonato Brasileiro, com outras sete etapas distintas (apenas uma delas, que este ano aconteceu em Bento Gonçalves, RS, é a mesma para as três competições, totalizando 8 corridas). Eles estão em terceiro na disputa nacional e empatados com outra dupla em primeiro lugar na Copa, com chances reais de sagrarem-se bicampeões.

"Esta é uma conquista que enriquece qualquer piloto, tanto pelas experiências de vida que surgem pelo contato com outras culturas, como também pelas dificuldades enfrentadas ao longo de todo o campeonato", revela o piloto Rafael Túlio, ressaltando que a preparação pessoal, a manutenção do carro e o apoio da equipe foram fundamentais para a conquista. "Colhi os resultados por ter atingido um bom nível de pilotagem, combinado com um bom equipamento que é o Peugeot 206", completa.

O carro campeão

O Peugeot 206 com o qual a dupla Rafael Túlio / Clécio Maestrelli sagrou-se campeã sul-americana de rally de velocidade é o mesmo utilizado na Copa Peugeot do Brasil. Possui motor 1.6 16V de 130 CV de potência e modo de injeção reprogramado. O câmbio é semelhante ao da versão de série, apenas com uma nova relação final.

A suspensão e os freios são reforçados por causa do maior esforço exigido em uma competição e todos os itens de segurança são homologados pela FIA ¿ Federação Internacional de Automobilismo, bem como alguns reforços estruturais no monobloco, realizados para garantir maior resistência em torções.

Na próxima e última etapa do Campeonato Sul-americano, em Punta del Este, no Uruguai, nos dias 19 e 20 de novembro, será entregue o troféu aos campeões.

Nenhum comentário: