Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

STOCK CAR – INTERLAGOS

Eduardo Behling

Neste final de semana acontece a decisão da Stock Car, no autódromo de Interlagos. Cacá Bueno e Giuliano Losacco estão separados por apenas um ponto. Quem chegar na frente leva a taça. Que vença o melhor!


Duda Pamplona busca a vitória em São Paulo



Interlagos será palco de disputas acirradas neste fim-de-semana. Cacá Bueno e Giuliano Losacco correm pela primeira posição, mas a grande surpresa está reservada para o terceiro lugar. Duda Pamplona, Hoover Orsi, e Antonio Jorge Neto terão que usar toda a experiência para subir ao pódio num circuito misto.

Duda Pamplona, campeão no autódromo de São Paulo pela Fórmula Ford, Chevrolet e F-3, está tranqüilo quanto à corrida “Nossa meta é surpreender os adversários com um perfeito set up do carro”, comenta Duda. O piloto explica que as disputas em Interlagos costumam ser equilibradas devido à vasta experiência dos pilotos no traçado, “por isso quem descer o carro do caminhão pronto terá maior chance de garantir uma boa posição na largada e, conseqüentemente, a vitória”.

O tempo é uma das poucas preocupações de Duda, “a previsão meteorológica indica chuva durante os treinos da sexta-feira e do sábado. Acertar o carro na chuva é complicado, e pode complicar a prova se a pista estiver seca no dia da corrida”. As ondulações na pista de Interlagos também é um fator de apreensão, “a pista em São Paulo é imprevisível pós Fórmula 1, normalmente melhora, mas vamos ver o que nos aguarda”.

A equipe Officer MotorSport chega a São Paulo com o mesmo carro que disputou a última etapa em Interlagos “Chegamos em terceiro lugar com ele, agora é garantir o lugar mais alto do pódio, subir 25 pontos e conquistar a terceira colocação no quadro final do campeonato”, comenta esperançoso Duda.





RENAULT SPEED SHOW – SALVADOR


FÓRMULA RENAULT - Nelson Merlo conquistou a sua quarta vitória na temporada e disparou na liderança da Fórmula Renault. No circuito de rua de Salvador, o piloto da Bassani Racing completou as 31 voltas em 43m08s294, com média de 112,104 km/h. O segundo colocado foi Paulo Salustiano, da M4T Motorsport, seguido por seu companheiro de equipe William Starostik, por Bia Figueiredo e por Diego Nunes. A decisão do principal campeonato de monopostos do Brasil será nos dias 10 e 11 de dezembro em Interlagos, São Paulo.

Na largada, o pole Merlo manteve a primeira colocação enquanto Alberto Valério bateu e perdeu diversas posições. Ainda nas primeiras voltas, em uma corrida de recuperação, Bia já ocupava o quarto lugar. Na quarta volta, Leonardo Souza bateu na barreira de pneus e provocou a entrada do safety car. A relargada aconteceu na sexta passagem e os primeiros colocados mantiveram as suas posições. Na sétima volta, Lapenna teve de parar nos boxes com problemas no carro. Enquanto Merlo e Nunes abriam vantagem na liderança, Salustiano, Bia e Freitas brigavam pela terceira colocação. Na 12ª volta, Fernando Galera bateu e provocou mais uma entrada do safety car. Merlo, Nunes e Salustiano permaneceram na frente após a relargada, na 13ª passagem. Novamente com problemas no carro, Lapenna abandonou na 17ª volta. Na última volta, Nunes, Razia, Bia e Freitas se envolveram em um acidente. Starostik se aproveitou ultrapassou a todos e assumiu a terceira colocação, enquanto Bia manteve o quarto posto e as chances matemáticas de brigar pelo título.



A prova teve um público de 200 mil pessoas, estimado pela Polícia Militar da Bahia e pela organização, sendo o novo recorde do automobilismo brasileiro. A Renault, através do gerente de Marketing Antonio Megale anunciou que no final do ano o campeão ganhará um teste em Paul Ricard, na França, com o carro da World Series.



CLIO - José Cordova deu um importante passo rumo ao seu primeiro título da Copa Clio. O piloto da W-Racing conquistou a quarta vitória no circuito de rua de Salvador. O líder do campeonato completou as 22 voltas em 41min57s728, com média de 126,587 km/h. O segundo colocado foi João Faccio. André Moura, que ficou em terceiro, subiu pela primeira vez no pódio, seguido por André Bragantini e Cláudio Gontijo. Com o resultado, Cordova chegou aos 134 pontos, contra 99 de Cláudio Gontijo e 85 de Wagner Cardoso. As duas últimas etapas da temporada serão nos dias 10 e 11 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.



Os líderes mantiveram suas posições na largada. Enquanto o pole Luiz Frediani e Cordova abriam vantagem nas primeiras voltas, Edson do Valle foi bastante pressionado por José Vitte. Na quarta passagem, Frediani, que dominou todos os treinos da Copa Clio, abandonou com problemas no carro. Luciano Kubrusly bateu na barreira de pneus na sexta volta e provocou a entrada do safety car. Depois de completado o primeiro terço da corrida, os cinco mais bem colocados (Cordova, José Vitte, João Faccio, André Moura e André Bragantini) receberam os pontos de bonificação previstos no regulamento. Na relargada, Cordova permaneceu na ponta. Com problemas no carro na 11ª volta, Edson do Valle sujou a pista por causa de um vazamento de óleo e provocou outra entrada do safety car. A relargada aconteceu na 16ª passagem e Vitte, com problemas no carro, abandonou a corrida. A corrida foi encerrada sob bandeira amarela provocada pelo acidente de de Edson do Valle, que já estava desclassificado.





PILOTO DA SEMANA



O brasileiro Lucas di Grassi venceu a 52ª edição do GP de Macau, a tradicional prova que reúne competidores da Fórmula 3 ao redor do mundo. O piloto assumiu a liderança a duas voltas do final, após ultrapassar o polonês Robert Kubica. A vantagem após 15 voltas foi de 0s659. O francês Loic Duval, que havia largado na pole position e mantido a liderança nas primeiras voltas, foi penalizado por ter queimado a largada. Di Grassi aproveitou para ganhar a ponta, mas foi ultrapassado por Kubica na décima volta. O polonês vinha tranqüilo, mas um acidente entre três carros provocou a entrada do safety car e a aproximação do brasileiro, que não perdeu a chance após a bandeira verde.



A VELOCIDADE NO FINAL DE SEMANA



27/11 – Stock Car, Interlagos – Globo

Nenhum comentário: