São Paulo – O treino classificatório da 12ª e última etapa da Stock Car V8 será realizado no fim da manhã deste sábado. Mas, na prática, a briga pela pole position começa nesta sexta-feira, quando a pista de Interlagos será aberta para os primeiros treinos. O chefe da equipe Medley-A. Mattheis, defendida pelo vice-líder Giuliano Losacco, não nega que a prioridade será colocar seu piloto na frente do grid no domingo.
“Eu diria que largar na pole corresponde a 51% do resultado da prova. O restante fica por conta do piloto, de um equipamento que não dê problemas e também de fatores que você não pode controlar, como um acidente”, disse Andreas Mattheis, reconhecendo que a ênfase nos boxes ao lado, onde a Action Power estará trabalhando duro no carro do líder Cacá Bueno, será exatamente a mesma.
Mattheis vai usar a primeira sessão de 45 minutos para acertar o carro para a corrida. Diz, no entanto, que o retrospecto recente o deixa tranqüilo.
“Mostramos que temos um carro vencedor tanto na Argentina como no Rio de Janeiro”.
Depois, todo o esforço será voltado para dar a Losacco um carro rápido nas duas voltas lançadas do qualifying.
“Felizmente, as condições são favoráveis para nós. Como o carro do Guto Negrão deu problemas no Rio de Janeiro, ele não usou os pneus que tinha direito. Por isso, tem dois jogos 0K e um novo para os treinos. O Losacco tem um novo e um bom. O Guto, portanto, será importantíssimo nessa função”.
Há 12 anos na Stock Car e ainda correndo atrás do primeiro título, Mattheis procura não deixar que o ambiente dentro da equipe seja contaminado pela euforia, o que nem seria de estranhar depois da espetacular reação de Losacco no campeonato e da situação de empate técnico – tem apenas um ponto a menos que Cacá – que marca a decisão do campeonato.
“Quero que todos encarem esta corrida como outra qualquer. Temos de fazer todo o possível para ganhar, como seria em qualquer outro fim de semana. Venho conversando muito com o pessoal, lembrando da importância de todos e que o excesso de confiança pode induzir a erros. De todo modo, a pressão maior está sobre o líder da classificação”.
Mattheis orgulha-se do relacionamento que mantém com técnicos e mecânicos da Medley, equipe baseada na cidade serrana de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
“Procuro ser como o capitão num time de futebol. O fundamental é que cada um saiba da importância de seu trabalho dentro do grupo. O Losacco pode ter o papel de um centroavante, mas só vai fazer o gol se receber as condições adequadas. Por isso, até o cara que calibra os pneus tem grande peso no resultado”, concluiu.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Márcio Fonseca
Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo
quinta-feira, 24 de novembro de 2005
Briga pela pole começa nesta sexta em Interlagos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário