São Paulo – Dois dos maiores expoentes do automobilismo nacional testaram o carro do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8. Cristiano da Matta, ex-Fórmula-1 e campeão da Champ Car em 2002, e Tony Kanaan, campeão da IRL em 2004, participaram dos treinos coletivos da categoria nesta terça-feira, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
“Foi divertido demais! É a primeira vez que ando com um carro de Turismo. Já fiz o grosso para aprender como guiar e agora é só começar a se acostumar com os detalhes. O calor incomoda no começo e a tocada é um pouco mais lenta que a dos carros de Fórmula”, disse Cristiano.
O piloto, que competiu neste ano na Fórmula Mundial pela equipe PKV Racing, ainda não definiu qual será o seu destino na próxima temporada. Filho do ex-piloto Toninho da Matta, Cristiano ainda pretende voltar a competir no automobilismo brasileiro.
“Se não definir nada muito interessante fora do Brasil e receber uma proposta boa posso adiantar os meus planos e correr na Stock Car, que está com um padrão de qualidade bem alto”, disse da Matta, que andou com o carro da JF-Racing e completou a sua melhor volta no teste da manhã em 1m41s234.
Tony Kanaan também começou a traçar o seu futuro no automobilismo brasileiro nesta terça-feira. O campeão da IRL de 2004 fez o seu primeiro teste com o carro da Stock Car V8. O piloto da Andretti-Green testou pela Medley-A. Mattheis, que conquistou o título com Giuliano Losacco no último domingo. Tony completou a sua melhor volta em 1m40s650.
“Quando o Xandy Negrão, dono da equipe, me ligou convidando, aceitei na hora. Já tinha pilotado um carro madrinha da categoria, mas não tinha andado no carro de corrida mesmo. Só tenho de agradecer ao pessoal da Medley por essa oportunidade”, disse Kanaan, que pretende correr na Stock Car V8 após o fim do seu contrato com a Andretti-Green, que vai até 2008.
Além de testar o carro da categoria, Tony patrocinará um piloto para correr uma temporada completa na Stock Jr., nova categoria lançada em novembro deste ano. A cada temporada será selecionado um novo piloto para receber o apoio em 12 corridas (a Stock Jr. terá 24 no total do ano para dois pilotos, mas, no individual, serão válidas apenas 12).
“A idéia surgiu do Felipe Giaffone, que é o responsável técnico da nova categoria. Quando eu vi o projeto nos Estados Unidos, aprovei na hora. E, como sempre fui muito ajudado no meio do automobilismo, quis retribuir isso e contribuir para o esporte de alguma maneira”, completou.
Para decidir quem será o beneficiado com o patrocínio de Kanaan, será realizada uma seletiva com dez pilotos de kart. Os jurados serão um chefe de equipe, um piloto experiente, um profissional de Marketing e, possivelmente, um jornalista. Kanaan estará fora do processo de seleção, que deve acontecer entre fevereiro e março, quando os chassis chegam ao Brasil. Três autódromos estão sendo cogitados para o teste: Interlagos, Jacarepaguá e o de Curitiba.
“Tem tudo para dar certo! Espero muito poder levantar ainda mais a Stock Car que já é bastante conhecida até fora do País e cresce cada vez mais. A Stock Jr. é uma opção intermediária, uma escada para chegar às outras categorias (V8 Light e V8). Abrimos um pouco mais o leque”, finalizou Kanaan.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Milton Alves, José Eduardo Martins e Tatyane Camargo
“Foi divertido demais! É a primeira vez que ando com um carro de Turismo. Já fiz o grosso para aprender como guiar e agora é só começar a se acostumar com os detalhes. O calor incomoda no começo e a tocada é um pouco mais lenta que a dos carros de Fórmula”, disse Cristiano.
O piloto, que competiu neste ano na Fórmula Mundial pela equipe PKV Racing, ainda não definiu qual será o seu destino na próxima temporada. Filho do ex-piloto Toninho da Matta, Cristiano ainda pretende voltar a competir no automobilismo brasileiro.
“Se não definir nada muito interessante fora do Brasil e receber uma proposta boa posso adiantar os meus planos e correr na Stock Car, que está com um padrão de qualidade bem alto”, disse da Matta, que andou com o carro da JF-Racing e completou a sua melhor volta no teste da manhã em 1m41s234.
Tony Kanaan também começou a traçar o seu futuro no automobilismo brasileiro nesta terça-feira. O campeão da IRL de 2004 fez o seu primeiro teste com o carro da Stock Car V8. O piloto da Andretti-Green testou pela Medley-A. Mattheis, que conquistou o título com Giuliano Losacco no último domingo. Tony completou a sua melhor volta em 1m40s650.
“Quando o Xandy Negrão, dono da equipe, me ligou convidando, aceitei na hora. Já tinha pilotado um carro madrinha da categoria, mas não tinha andado no carro de corrida mesmo. Só tenho de agradecer ao pessoal da Medley por essa oportunidade”, disse Kanaan, que pretende correr na Stock Car V8 após o fim do seu contrato com a Andretti-Green, que vai até 2008.
Além de testar o carro da categoria, Tony patrocinará um piloto para correr uma temporada completa na Stock Jr., nova categoria lançada em novembro deste ano. A cada temporada será selecionado um novo piloto para receber o apoio em 12 corridas (a Stock Jr. terá 24 no total do ano para dois pilotos, mas, no individual, serão válidas apenas 12).
“A idéia surgiu do Felipe Giaffone, que é o responsável técnico da nova categoria. Quando eu vi o projeto nos Estados Unidos, aprovei na hora. E, como sempre fui muito ajudado no meio do automobilismo, quis retribuir isso e contribuir para o esporte de alguma maneira”, completou.
Para decidir quem será o beneficiado com o patrocínio de Kanaan, será realizada uma seletiva com dez pilotos de kart. Os jurados serão um chefe de equipe, um piloto experiente, um profissional de Marketing e, possivelmente, um jornalista. Kanaan estará fora do processo de seleção, que deve acontecer entre fevereiro e março, quando os chassis chegam ao Brasil. Três autódromos estão sendo cogitados para o teste: Interlagos, Jacarepaguá e o de Curitiba.
“Tem tudo para dar certo! Espero muito poder levantar ainda mais a Stock Car que já é bastante conhecida até fora do País e cresce cada vez mais. A Stock Jr. é uma opção intermediária, uma escada para chegar às outras categorias (V8 Light e V8). Abrimos um pouco mais o leque”, finalizou Kanaan.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco. Apoios de Cobreq, Fremax e Binno.
Milton Alves, José Eduardo Martins e Tatyane Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário