Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pirelli e Yamaha: das pistas para o mar, uma longa parceria global



 

 

 

Pirelli e Yamaha:

Das pistas para o mar, uma longa parceria global

 

A grande colaboração entre fabricante italiana de pneus e a montadora japonesa de motos é fortalecida pelo lançamento da nova Yamaha YZF-R1 no mercado, que vem equipada originalmente com pneus Pirelli DIABLO™ Supercorsa SP

 

A nova moto supersport de Iwata, equipada pela Pirelli, e o barco Pirelli PZero 1100 Cabin, com dois motores de popa Yamaha V6 F300, são as estrelas do vídeo "The winning poker" feito pelo programa "The Boat Show", dedicado ao mundo da náutica

 

 

A Pirelli e a Yamaha são, em seus respectivos campos de atuação, duas marcas de reconhecida excelência pelo alto nível de tecnologia e performance oferecida por seus produtos.

 

A parceria técnica entre essas duas companhias é baseada na longa e frutífera colaboração que cresceu de importantes maneiras, desde o início dos anos 1980. Um dos primeiros resultados desse trabalho conjunto foi a lendária Yamaha XJ900, lançada em 1983, e para a qual a Pirelli desenvolveu os pneus Phanton, na versão dedicada Y.

 

Desde então, ao longo dos anos o relacionamento entre as duas marcas se fortaleceu constantemente, incluindo o setor náutico, no qual a Pirelli e a Yamaha têm uma sólida tradição. Atualmente, a Pirelli se destaca pelo design de barcos de última geração e a Yamaha pelo bom uso de sua expertise em engenharia no desenvolvimento de motores de popa de alta performance.

 

O último grande exemplo dessa colaboração entre as duas empresas está materializado na nova Yamaha YZF-R1, uma moto totalmente revolucionária que, para domar os 200 hp de seu motor "crossplane" de última geração, usa como equipamento original os igualmente extraordinários pneus Pirelli DIABLO™ Supercorsa SP, derivados diretamente da Superbike.

 

Para celebrar os anos de sucesso e a parceria global, a Pirelli e a Yamaha, com a cooperação do programa de TV "The Boat Show", criaram uma história chamada "The winning poker". Os protagonistas são a nova moto supersport de Iwata equipada pela Pirelli e o barco Pirelli PZero 1100 Cabin, com dois motores de popa Yamaha F300 V6, todos unidos pela mesmo denominador que, por muitos anos, se tornou o slogan da Pirelli: "Potência não é nada sem controle".

 

A nova Yamaha YZF-R1 é uma joia da tecnologia com avançados sistemas de controle e um inovador motor com virabrequim crossplane, refrigerado a líquido, de 998 cc, inclinado 90º para frente, com 4 cilíndros em paralelo, e 4 válvulas DOHC que geram 200 hp.

 

Seu sistema nervoso central é uma unidade de medições inerciais (IMU). Ela faz o monitoramento do comportamento da moto em seis eixos diferentes, com três sensores e três acelerômetros, além de sensores com análise em tempo real e em 3D das posições e dos movimentos. Tudo isso permite total controle de tração, de guinadas, derrapadas e até de partida.

 

Para levar ao asfalto todo o poder desta moto, ela sai originalmente de fábrica equipada com pneus Pirelli DIABLO™ Supercorsa SP, sendo 120/70 ZR17 na roda dianteira, e 190/55 ZR17 na traseira. Os pneus são, na verdade, elementos essenciais de um complexo sistema de controle, que está entre os mais sofisticados do mundo.

 

Esses pneus são uma combinação entre tecnologias que otimizam todo a expertise e a experiência adquirida pela Pirelli como patrocinadora e fornecedora oficial de pneus para o Mundial de Superbike, desde 2004. Eles se adaptam e trabalham perfeitamente com todos os sistemas de controle eletrônicos que equipam esta moto.

 

O Pirelli DIABLO™ Supercorsa SP está no topo do segmento de pneus que resultam em aderência e controle, o que torna esta moto ainda mais divertida de pilotar. Além disso, a nova geração de polímeros usados nos compostos destes pneus garante um aquecimento mais rápido e uma aderência constante em quaisquer condições, para um imediato domínio da moto.

 

O Pirelli PZero 1100 Cabin é um barco esportivo para viagens curtas e rápidas, construído com as mais modernas tecnologias e desenvolvido para um possível pernoite a bordo. O casco e o convés são feitos para que o barco seja leve, robusto e durável. Apesar de ter um formato esportivo e elegante, é possível ficar em pé no espaço abaixo do convés e no banheiro. O cockpit é uma área bem protegida, que pode abrigar seis pessoas. Os tubos no centro do casco trazem a marca Pirelli Pzero. O painel permite uma melhor visualização de todos os equipamentos.

 

Como acontece com a moto, também neste caso o veículo não estaria completo se não fosse capaz de explorar plenamente a tecnologia com que está equipado. O Pirelli PZero 1100 Cabin pode ser equipado com dois motores Yamaha F300 V6, com 24 válvulas e 300 hp, com capacidade cúbica de 4.169 cm3. Pesando apenas 268 kg, a relação potência/peso e de 1,1 kg por hp.

 

O motor tem como item de série o sofisticado Sistema Y-COP, que é o dispositivo imobilizador da Yamaha, que evita a partida em caso de roubo. As mudanças de marchas são particularmente macias devido aos controles fly by wire. As hélices são equipadas com o patenteado Shift Dampener System (SDS), o que reduz o nível de ruídos para uma navegação suave.

 

O motor V6 4.2 de 24 válvulas com injeção eletrônica permite máxima eficiência energética e performance, além de facilidade na hora da partida. E, no leme, você tem a garantia de que o controle de pilotagem é mais uniforme e preciso do que nunca, graças ao acelerador e o câmbio de marchas controlados eletronicamente.

 

 

_______________________________________

Mais informações:

Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

(11) 5053-5110 / imprensapirelli@nectarc.com.br

Renata Justi – (11) 5053-5123 / renata.justi@nectarc.com.br

Roberto D'Elboux – (11) 5053-5115 / roberto.delboux@nectarc.com.br

Fábio Santos – (11) 5053-5121 / fabio.santos@nectarc.com.br

 

Pirelli(11) 4322-2000www.pirelli.com.br

Marco Cortinovis – (11) 4322-2717 / marco.cortinovis@pirelli.com  

Rubia Sammarco – (11) 4322-2706 / rubia.sammarco@pirelli.com

 

 

 




--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA

Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: