Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Gabriel volta a Spa. "Tenho uma história com esse lugar"




Fórmula 3 Inglesa realiza sua sexta rodada tripla da temporada no circuito belga, palco no qual o paranaense quase teve a carreira encerrada e em um ano voltou para vencer


O lendário circuito de Spa-Francorchamps será o placo da sexta rodada tripla do Campeonato Inglês de Fórmula 3 neste final de semana. O paranaense Gabriel Dias, que ocupa a quinta colocação na temporada 2010, chega ao circuito belga buscando somar pontos após a rodada de Rockingham, quando chegou em quarto lugar em uma das disputas, mas teve de abandonar a corrida principal por um acidente causado por um adversário logo na largada.

Correr em Spa, aliás, tem um significado especial para o piloto da equipe Hitech. Em 2009 Gabriel ainda competia na National Class (com chassis de fabricação anterior, motores menos potentes e menos recursos aerodinâmicos), venceu uma corrida e liderava a segunda, quando teve de abandonar com um problema na bomba de combustível no momento em que ocupava a quinta colocação geral da prova, na pista molhada.

Além do bom desempenho com um equipamento inferior, Spa faz Gabriel nutrir um sentimento de superação. Um ano antes, o competidor sofreu um grave acidente na curva Eau Rouge e que quase encerrou sua carreira, quando ainda competia na Fórmula Renault Oeste-Européia. A batida deixou o piloto com uma vértebra cervical fraturada e Dias ficou seis meses afastado das pistas. "Não tem como não gostar de Spa. Ela é uma pista muito especial, de um jeito ou de outro. Eu tenho uma história com esse lugar. O clima é sempre imprevisível e o traçado é sensacional, o que faz cada corrida aqui ser sempre dramática e emocionante", explicou o paranaense, dono de duas vitórias na atual temporada da F3 Britânica.

O resultado da última rodada tripla não foi animador para a Hitech, mas nada que faça Gabriel deixar de alimentar boas expectativas para a Bélgica. "Não tivemos um final de semana muito produtivo para o campeonato em Rockingham, apesar de o nosso rendimento estar muito bom. Fui tirado da corrida principal, que valia mais pontos, em um acidente na largada, mas de qualquer forma nós sabemos que estamos bem fortes. Vamos buscar essa recuperação agora", finaliza o brasileiro.

"A equipe tem trabalhado muito bem, evoluímos bastante e nosso carro está entre os mais rápidos já há algumas corridas. Então, acho que temos várias razões para esperar bons resultados", acrescenta.

Em virtude da realização das 24 Horas de Spa, tradicional prova do calendário mundial de provas Endurance, a programação da Fórmula 3 Inglesa na Bélgica será iniciada na quinta-feira (29) com o treinos livres; na sexta (30) acontece o classificatório e as duas primeiras corridas. No sábado (31) será dada a largada para a terceira prova da rodada.

Confira a programação completa*:

QUINTA-FEIRA (29/07)
05h45 - 06h15: 1º Treino livre
10h45 -11h15: 2º Treino livre

SEXTA-FEIRA (30/07)
04h00: Treino Classificatório
07h25: Corrida 1 (30min)
12h40: Corrida 2 (20min)

SÁBADO (31/07)
08h35 - Corrida 3 (40min)
*Horário de Brasília

Fotos: Jakob Ebrey



ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Leonardo Murgel
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br

Nenhum comentário: