Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 20 de julho de 2010

Klever Kolberg volta a competir no Rally dos Sertões




Bicampeão em 1997 e 1998, volta à competição na categoria Etanol

O piloto Klever Kolberg voltará a disputar o Rally dos Sertões após três anos sem competir no Brasil. Campeão das edições de 1997 e 1998, e vice em 2002, Kolberg voltou as competir em janeiro deste ano no Rally Dakar 2010, inaugurando a categoria Experimental, montando a equipe Valtra Dakar Eco Team, a primeira a utilizar etanol de cana de açúcar como combustível. Agora, a equipe fará sua estréia em solo brasileiro, na 18ª edição do Rally dos Sertões, com um Protótipo Etanol preparado pela ProMacchina, e com um novo companheiro como navegador, Flavio Marinho de França.

"Fiquei muito contente que a Dunas e a CBA decidiram criar a Categoria Etanol nesta temporada. Já estava com vontade de voltar a competir no Sertões, mas assim a participação ganha valor e a categoria que tem a sustentabilidade como bandeira já nasce com vários competidores. Competi 10 anos no Sertões, de 1997 a 2006, sempre dando a largada tendo a vitória como meta. Nesse retorno, nosso projeto é mais enxuto, e veteranos adversários se misturam a novos pilotos que estão muito bem preparados, com estruturas profissionais e utilizando o que há de melhor em equipamento. Então desta vez o objetivo é mais modesto, mas para mim mais importante, já que ao lado dos outros competidores da categoria, estaremos dando um exemplo de que é possível ser um bom amigo do planeta Terra", disse Klever.

Flavio Marinho de França, mais conhecido como Flavinho é cirurgião-dentista. Coincidentemente, a exemplo de Klever, começou competindo com motos em 1992. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de rali de regularidade e Cross-Country. Ele participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005, foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, além de outros títulos em outras provas e categorias. "Para mim é uma honra estar ao lado de Klever na competição. Espero repetir as boas performances que tive com outros pilotos", disse Flavinho.

O carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina, oficina chefiada por Mauricio Neves, que também será responsável pelo apoio mecânico durante a prova. Klever já utilizou os serviços da ProMacchina em outras edições da prova, mas na época Mauricio também era um dos seus fortes adversários. Desta vez Mauricio, que participou do Dakar 2010 pela equipe Volkswagen e atualmente disputa o Campeonato Brasileiro de Rally, será o chefe da equipe. "Para mim o Protótipo Etanol nasceu de uma ousadia da experiência e criatividade de todos amigos que colaboram com a ProMacchina. Vou utilizar vários componentes da Pajero que competiu no Dakar, como o motor Mitsubishi V6 3.5 Flex, mesclados a vários outros componentes da Pajero Full, como diferenciais e suspensão independente nas quatro rodas. Será um carro mais leve, mais estável e mais rápido do que o utilizado no Dakar", comentou Klever.

Esta será a 18ª edição do Rally dos Sertões, maior aventura do off road brasileiro, que comemora a maioridade com o percurso mais longo de sua história, serão 4.593,42 km. A largada acontece no dia 10 de agosto, em Goiânia (GO), passando por Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, terminando em Fortaleza (CE) no dia 20.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro e piloto, e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já participou representando Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off - road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.parisdakar.com.br e siga a equipe no Twitter: www.twitter.com/RallyDakar




NEWS ROOM
João Vasconcelos
Tel. + 55 11 9479-9462
contato@newsroom.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: