Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 26 de junho de 2010

Granja Viana – De grão em grão Leonnardo Raucci vai conquistando importantes pontos no campeonato


Foto: Claudio Reis

Com a quarta colocação na prova da Super Cadete na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, disputada no sábado (19/06) no Kartódromo Internacional Granja Viana (SP), Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) se mantém “vivo” no maior campeonato regional de kart do Brasil.

Quarto no grid da prova da categoria Super Cadete, o kartista paulista Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) sabia que tinha condições de fazer uma grande apresentação e fazer as pazes com o alto do pódio da classe de entrada dos pilotos nacionais no mundo dos velozes propulsores de dois tempos.

Com uma largada fantástica, Leonnardo conseguiu assumir a dianteira da corrida já na primeira curva do circuito, com Pedro Cardoso em segundo, Gabriel Sereia em terceiro e Zaya Fontana na quarta posição. Com forte ritmo, Sereia conseguiu superar Cardoso ainda na volta inicial e no curso da segunda passagem tomou a ponta da corrida de Leonnardo Raucci.

Raucci não dificultou a ultrapassagem do concorrente e entrou imediatamente atrás de Sereia disposto a recuperar a posição de liderança, mas o rendimento de seu kart não lhe permitiu o contra-ataque e, pior, deixava claro que não conseguiria segurar a posição para Pedro Cardoso, que no mesmo ponto da ultrapassagem de Sereia – a forte subida para a Curva Inclinada – também conseguiu ultrapassar Raucci. Leonnardo, novamente, buscou dar combate e desceu a reta principal do circuito de Cotia ladeando Cardoso, para tentar a retomada da posição na freada da veloz Curva 1. A manobra não surtiu efeito e duas curvas depois Zaya Fontana aproveitou-se do espaço deixado pelo ataque de Raucci sobre Cardoso e também superou o piloto da equipe Dolly Refrigerantes/ ULV/ KartZoom.

A partir de então, ante a nítida deficiência de ritmo do bólido de Leonnardo Raucci, o trio de liderança conseguiu abrir confortável vantagem, mas mesmo com dificuldades, Leonnardo conseguia administrar a distancia que tinha sobre o quinto colocado Igor Melo. As dezesseis voltas de prova passaram rapidamente, com Leonnardo conseguindo receber a bandeira a quadros na quarta posição final.

“O campeonato está completamente em aberto, já que nas cinco etapas disputadas todas tiveram vencedores diferentes e certamente logo chegará nossa vez. O Leo está em ótima fase técnica e confiamos que no play-off estaremos lutando diretamente pelo titulo da categoria”, explicou Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom, responsável pelo desenvolvimento de chassis dos bólidos do “clã” Raucci.

Titulo no Sul-Brasileiro de Kart

O belíssimo Kartódromo Ayrton Senna, em Pato Branco (PR) serviu de palco para as finais do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, definindo seus campeões de 2010.

Líder na tabela de pontos da categoria Super Cadete, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) chegou ao técnico e ao mesmo tempo veloz circuito com as chamas acesas de conquista da láurea máxima da modalidade. Todavia, já nos primeiros treinos oficiais Leonnardo não conseguia estabelecer suas habituais “flying laps” e a impressionante diferença de mais de um segundo e meio para os principais concorrentes era claro indicativo de que havia algo de muito errado em seu kart.

No Parque Fechado, os ‘mecas’ da KartZoom descobriram o motivo da insuperável desvantagem ao olharem mais atentamente para os bólidos dos demais competidores: Seu kart era o único a utilizar freio mecânico, posto que todos os outros estavam equipados com o novo freio hidráulico da Techspeed, que estranhamente havia esquecido de informar o “up-grade” mecânico justamente ao líder do campeonato.

Apenas o espírito desportivo da equipe do piloto concorrente Felipe Drugovich consegui contornar essa nítida e estranha falta de isonomia, já que na manhã de sábado, momentos antes da tomada de tempos classificatórios, emprestou para Leonnardo Raucci um conjunto de freio hidráulico que tinha instalado em um chassis reserva. Sem os ajustes necessários e sequer dar uma volta na pista com o novo sistema instalado em seu micromonoposto, Leonnardo Raucci partiu para a tomada de tempos classificatórios. A rápida improvisação mecânica e o natural aprendizado da pilotagem com o novo “item” em seu kart não lhe permitiram melhorar o quarto posto na pista, mas reduziu para menos da metade a desvantagem que tinha para Fernando Bueno, vice-líder do campeonato e pole position para a primeira bateria, que seria disputada no mesmo dia.

Na corrida, ainda sem os ajustes ideais em seu kart, Leonnardo conseguiu superar as dificuldades, impondo bom ritmo e acompanhando de perto os micromonopostos de Bueno, Bruno Bertoncello e Felipe Drugovich, completando na mesma quarta posição de largada, mas colado no para-choques traseiro de Drugovich.

Na manhã seguinte a finalíssima, definidora o titulo de campeão 2010 do certame na classe, porem a liderança já estava perdida para Bueno e a láurea máxima não dependeria mais apenas de seu desempenho na pista. Mas a sorte foi decidida no momento da largada, já que Georges Karan, que largava ao seu lado, acabou rodando na primeira curva do circuito e atingindo o kart de Leonnardo, que ladeava. Raucci conseguiu prosseguir, mas já com grande desvantagem para o trio de liderança.

Com rendimento dos bólidos muito próximos, nada mais poderia ser feito e na mesma ordem em que largaram, completaram as quinze voltas de competição os carros da Super Cadete. Mas o acidente na largada com Karan complicou ainda mais o resultado final de Leonnardo Raucci, já que uma pequena “bolacha” de chumbo se desprendeu de seu kart, determinando a insuficiência do peso mínimo do conjunto kart/piloto na pesagem final. Mesmo desclassificado por falta de peso, Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom) conseguiu amealhar pontos suficientes para garantir o titulo de Vice-Campeão Sul Brasileiro de Kart.

“Estamos contentes e frustrados ao mesmo tempo”, esclareceu Rogério Raucci, experiente piloto de Shifter Kart, Campeão Brasileiro de Kart Endurance e pai de Leonnardo. “Contentes porque é um titulo e conquistado com muito trabalho do Leo e da equipe, mas, ao mesmo tempo, frustrante, porque estranhamente não tivemos sequer a informação de que havia uma importante modificação nos freios da Techspeed – o que nos prejudicou muito em desempenho – e só pudemos usá-lo graças ao espírito desportivo do pai de Felipe Drugovich, que nos cedeu um conjunto sobressalente. Para piorar esse espírito de frustração simplesmente não existiu vistoria técnica nos karts no Parque Fechado, que de ‘fechado’ só teve mesmo o nome. Como entusiastas e incentivadores do esporte, esperamos que o Presidente Rubens Gatti tome providencias enérgicas para que isso nunca mais aconteça, para que fique sempre claro que estamos todos competindo dentro das regras e na mais completa lisura”, concluiu Raucci Sr.

Confira o resultado da Super Cadete na quinta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Gabriel Sereia, com 16 voltas em 12m03s637
2.- Zaya Fontana, a 2s832
3.- Pedro Cardoso, a 3s174
4.- Leonnardo Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 7s602
5.- Leonardo Baran, a 14s515
6.- Igor Mello, a 17s756
7.- João Pedro, a 17s832
8.- Sérgio Guimarães, a 18s636
9.- Lucas Vieira, a 18s970
10.- Raul Rocha, a 21s334
11.- Cauê Arias, a 26s181
12.- Rafael Furquim, com 11 voltas
Pole Position: Zaya Fontana, com 43s267
Melhor volta: Gabriel Sereia, com 43s323


Foto: Oelcio Francisco-PlanetKart


PlanetKart Marketing Esportivo
Texto: Cláudio Reis
Fotos: Oelcio Francisco e Claudio Reis/PlanetKart
Contatos: (13) 3353-1003/ 8124-5985




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: