Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

João Pedro Guim foi destaque no SKB e se prepara para a Copa Brasil


Piloto da cidade de Juiz de Fora fez a pole position para as duas corridas de domingo

O piloto mineiro João Pedro Guim (Ricardo Eletro | Citylar | Norton | Techspeed), da categoria Júnior, foi um dos competidores que mais se destacou neste final de semana durante as atividades da nona e décima etapas do Campeonato Paulista de Kart, prova que também foi válida pela 13ª edição do Super Kart Brasil. As atividades tiveram vez desde a última quinta-feira (12) até este domingo (15) no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo.

Depois de se destacar nos treinos livres e estar sempre entre os três mais velozes da pista, Guim chegou animado ao kartódromo na manhã de sábado para a primeira tomada de tempos e as duas corridas iniciais. Com a marca de 44s943 ele registrou a terceira posição do grid e seguiu para a corrida disposto a se recuperar. Na primeira bateria ele largou bem e precisou de apenas três voltas para assegurar a primeira posição. Muito pressionado, porém, ná sétima volta ele caiu para terceiro e, no giro seguinte, recuperou um posto voltando a segunda posição, lugar em que se manteve até o final da prova. Na segunda prova do dia, Guim largou em quarto e, a exemplo do que fez na primeira corrida conseguiu com muito arrojo ganhar posições com os pneus ainda frios e, na segunda volta, já liderava o pelotão. Porém, na volta seguinte, foi tocado por um adversário que e foi para fora da pista, voltando em quinto. Seu kart perdeu um pouco de rendimento e, com isso, ele não conseguiu buscar mais os líderes, finalizando a bateria na quarta posição. 

"Quando o João Pedro levou aquela espalhada, na segunda bateria, parece que bateu o chassis no chão e perdeu alguma coisa no acerto. Vamos ver isso e arrumar o kart para amanhã, para ele recuperar o desempenho bom que vinha tendo. Ele segue na briga pelo Paulista e pelo SKB e estamos bastante confiantes para amanhã", declarou Claufer Machado, pai do piloto.

O otimismo de Claufer veio a se concretizar na tomada de tempos da manhã de domingo, momento em que Guim conseguiu registrar a pole-position para as duas corridas do dia. Na terceira bateria ele disputou a liderança durante toda a corrida. Caiu para segundo na quarta volta, voltou para primeiro na sétima e, então, caiu para segundo, posição que se manteve até o final. Na segunda corrida, já com os pneus desgastados das batalhas da corrida anterior, o kart de Guim já não apresentava o mesmo rendimento. Ele largou bem e se segurou na ponta até a segunda volta, mas, acabou sendo tocado e caiu para a quinta posição. Com sua garra de sempre o piloto ainda voltou para quarta posição, mas, sem possibilidades de buscar os líderes que, a esta altura, já haviam aberto uma distância impossível de ser recuperada. 

Apesar de ser um dos mais novos de sua classe, com apenas 13 anos, Guim mostrou o quanto tem amadurecido nesta temporada com quatro corridas extremamente competitivas, acirradas e, acima de tudo, leais. Pela soma de pontos das quatro corridas Guim conseguiu finalizar o Campeonato Paulista com o título de Vice-Campeão. No Super Kart Brasil 13 ele foi o terceiro colocado. 

"Não foi boa a quarta corrida. Eu mantive o ritmo que tinha na terceira bateria, mas, os outros pilotos melhoraram o desempenho deles e eu acabei ficando no mesmo lugar. Acabou que eu fiquei lento. No começo, eu consegui manter a ponta, mas estava segurando os pilotos mais rápidos. Quando eles me ultrapassaram, eu não consegui acompanhar. Apesar de não ter ganho, pelo menos estive competitivo, passei, fui ultrapassado e me diverti. Estamos em fase final de preparação para a Copa Brasil e, a experiência desse final de semana, com certeza irá me ajudar", comentou o piloto que agradeceu bastante ao empenho de seu mecânico Binho Santos.

Foto: Flávio Quick - Quick Comunicação

Nenhum comentário: