Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Lucas Foresti teve rodada difícil na F-Renault 3.5





Após bons tempos nos treinos livres, chuva mudanças de ajustes deixaram o brasileiro longe dos pontos

Neste final de semana, entre os dias 13 e 15 de setembro, o autódromo de Hungaroring, na Hungria, recebeu pilotos e equipes da World Series by Renault para a sétima rodada dupla da temporada 213. Representando a equipe inglesa Comtec Racing o piloto brasileiro Lucas Foresti participou das disputas, mas, devido a forte chuva de sábado e mudanças de acerto do carro no domingo, não conseguiu os resultados que esperava.

As atividades começaram ainda na sexta-feira de forma bastante animadora. Após encarar vários problemas no carro na primeira fase do Campeonato Lucas e sua equipe conseguiram encontrar um bom acerto do conjunto para o seletivo traçado húngaro e, com isso, nas duas sessões de treinos de sexta-feira foi o mais veloz de sua equipe terminando a primeira sessão com o 13º tempo e, a segunda, com o 11º.

Animado em conquistar uma posição no Top10 para a tomada de tempos de sábado Foresti deixou a pista na sexta-feira. Acontece, porém, que as condições metereológicas mudaram completamente e, ao chegar na pista, na manhã de sábado frio e muita chuva esperavam pelos competidores na pista. Diante de uma sessão classificatória em que quase não conseguiu andar, devido a quantidade de água na pista, Lucas ficou apenas com o 18º tempo para a primeira prova, fechando assim a nona fila do grid.

Um pouco frustrado, mas, sem perder a confiança o brasileiro partiu para a prova. Diante de uma pista muito molhada a organização largou a corrida atrás do carro de segurança e, apenas na quinta volta, liberou a prova. Com uma imensa cortina de água entre os carros era praticamente impossível de se enxergar e Lucas, no meio do pelotão, tinha como principal desafio o de se manter no traçado diante de vários acidentes. Passadas as 22 voltas da corrida Lucas conseguiu não errar e terminar a prova na 14ª posição.

Mais uma grande mudança climática recebeu os pilotos neste domingo. A chuva foi embora, mas, o frio esteve muito presente nas atividades de hoje. O acerto do carro que foi muito bom na sexta-feira foi colocado novamente no conjunto, mas, com a pista muito fria, o carro não apresentou o mesmo rendimento e Lucas, com o tempo de 1m30s851 ficou apenas com a 20ª posição do grid de largada.

O tempo permaneceu seco e a corrida foi autorizada. Lucas, após uma boa largada, conseguiu ganhar duas posições e seguiu na busca de seus concorrentes. Acontece, porém, que o traçado de Hungaroring é bastante sinuoso e com pouquíssimos pontos de ultrapassagem. Levando-se em conta os motores iguais de todos os carros superar os concorrentes na pista foi tarefa muito difícil. Foresti conseguiu imprimir um bom ritmo, conseguiu ganhar mais uma posição na parada dos boxes, mas, do 17º posto ele não conseguiu passar, posição em que recebeu a bandeirada final.

"Tivemos aqui um final de semana bem frustrante. Começamos bem o trabalho, na sexta-feira, sempre fui o mais rápido de nosso box e subimos bastante de produção. Fiz P13 e P11 nos treinos e tinha chances reais de lutar por um Top10 nas tomadas. Infelizmente, na tomada de sábado, nem consegui andar direito e, na classificação de hoje, o carro saia muito de frente. Era impossível atacar as curvas. Nas corrida, numa pista que quase não tem como passar, não tive muito o que fazer. Acredito que estamos no caminho certo e, para a corrida da França, daqui duas semanas, acredito que poderemos ter resultados, realmente, bem expressivos", comentou o piloto de 21 anos.

Acompanhe a carreira de Lucas Foresti através de sua web-site. Notícias, galerias de fotos e vídeos, calendário, live-timing das corridas e muito mais. Siga o piloto também através das redes sociais no Facebook e Twitter. Acesse: www.lucasforesti.com.br



Fotos: Diederik Van Der Laan

Nenhum comentário: