Na hora de decidir sobre qual motocicleta comprar, os consumidores costumam avaliar motor, rodas, freios e carenagem. Mas nem todos eles se lembram de um acessório que também é muito importante no funcionamento da moto e que pode trazer muitos benefícios a ela: o escapamento.
Muitas pessoas optam por utilizar um escapamento esportivo visando, principalmente, a segurança. Ao emitirem um ronco mais forte que os escapamentos de modelos originais, os esportivos evitam acidentes. Isso porque o ronco serve de alerta para pedestres, motoristas e outros motociclistas, que assim “ficam sabendo” da chegada do moto esportiva com maior antecedência e conseguem evitar colisões.
A principal finalidade do escapamento - também conhecido como ponteira – é limpar e liberar os gases produzidos pelo motor, além de reduzir o barulho gerado pelos gases na combustão. “Um motor de combustão não pode ficar sem um sistema de exaustão. Se isso acontecer, a moto explode. É exatamente aí que entra o escapamento”, explica Fábio Lemos, diretor técnico da Roncar, uma das maiores empresas de motopeças do segmento.
Mas esta não é a única função da ponteira. Ela também influi no desempenho de uma motocicleta. Antes de tudo, é necessário esclarecer que há dois tipos de escapamento: o original e o esportivo.
Os modelos originais contam com uma grande quantidade de câmaras internas que restringem a passagem dos gases para poder emitir um nível de ruído mais baixo. Assim há uma diminuição na vazão e rapidez dos gases, o que diminui a potência da moto.
Fábio Lemos, diretor técnico da Roncar, explica que os modelos esportivos possuem menos câmaras internas, sendo assim, mais “livres”. Assim, os gases passam mais rapidamente e há um aumento na performance (especialmente em médias e altas rotações) e no nível de ruído.
É essa a especialidade da Roncar, uma das maiores empresas de motopeças do país. Os escapamentos esportivos emitem um ronco mais alto e abafado, ajudam no aumento da perfomance e na segurança das motocicletas, além de contribuir para um visual mais arrojado. Eles são confeccionados dentro dos padrões internacionais de qualidade, e otimizam a potência em até 9,5% nos escapes linha Coyote RS, Aluminium RS e Aluminium e em até 12 % na linha Competition.
Exemplo disso é o escape da Roncar Coyote TRS, escolhido como escape oficial do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na categoria Hornet. A escolha foi feita depois de um rigoroso processo de seleção entre várias marcas do país. O escape oferece segurança aos pilotos já que é confeccionado em alumínio, aço inox ou fibra de carbono. Estes materiais não transmitem muita caloria e evitam as famosas “fritadas” na panturrilha e tornozelo, que acontecem ao encostar no escapamento quente. O Coyote TRS aumenta a performance das motos, além de ter um ronco grosso e grave, típico das motos superesportivas.
Os resultados obtidos por Murilo Colatreli e Igor Calura, pilotos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade comprovam a qualidade e eficiência dos escapamentos da Roncar. Igor, que compete na categoria 250cc, utiliza o Coyote RS-1 próprio para competição.
Renato Velludo, chefe de equipe e mecânico da equipe Roncar afirma que o ganho de potência com o uso do escapamento da Roncar é de 5 a 10 cavalos, o que equivale a 10 a 20 km/h se comparado a um escapamento original. O ganho na moto de Murilo Colatreli, piloto da categoria Superbike, que utiliza o Coyote Five é de 10 a 15 km/h.
Agora que você já entendeu e já conhece um pouco mais sobre os escapamentos dá para perceber que eles são peças fundamentais para um melhor funcionamento de sua moto. Assim, procure sempre optar por uma marca de reconhecimento no mercado, pois um escapamento de segunda linha pode trazer muitos problemas à moto.
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