Ricci e Derani comemoram a segunda vitória na temporada
Autódromo da capital paranaense recebeu, nos dias 30 e 31 de maio, a terceira e quarta corridas da temporada 2009. Neste fim de semana, a dose se repete para os fãs dos supercarros
A segunda rodada dupla de 2009 no Itaipava GT3 Brasil aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, e após as vitórias do Ford GT e do Ferrari F430 em Interlagos na abertura da temporada, o traçado paranaense prometia boas disputas. E foi o que de fato aconteceu.
Aproveitando-se da potência de seu motor V10 e da longa reta de Curitiba, o Dodge Viper da dupla gaúcha formada por Ramon Matias/Matheus Stumpf fez a pole position para a primeira corrida, disputada na tarde de sábado. No entanto, durante a prova, os dois jovens pilotos não tiveram vida fácil após a parada obrigatória para troca de pilotos.
"A briga do Ford GT com o Viper do Fábio Ebrahim deu uma certa tranqüilidade. Pude abrir distância dos dois e isso foi determinante”, lembrou Matias. Após a troca, Cláudio Ricci havia acabado de assumir o Ferrari F430 no lugar de Rafael Derani e ganhou, nos boxes, a terceira posição do Ford GT, que passou das mãos de Clemente Lunardi para Ricardo Rosset.
Depois disso, Ricci aniquilava a vantagem do Viper, ultrapassou Wagner Ebrahim e se aproximava sistematicamente do líder. O F430 se aproximava nas curvas, mas nas saídas o motor V10 do Dodge Viper falava mais alto e conseguia se defender das investidas do Ferrari número 3. Na curva do Pinheirinho, na última volta da corrida, quase que o bom resultado dos dois primeiros colocados se transformou em abandono: Ricci saiu mais forte, mas o motor do Viper teve uma rápida falha, apontando falta de gasolina e, antes que a aceleração do carro norte-americano fosse plenamente recuperada, o Ferrari acertou sua roda traseira esquerda, a quatro curvas do fim da prova; os danos, no entanto, não foram grandes o suficiente e os dois conseguiram cruzar a linha de chegada mantendo as mesmas posições.
"Foi muito complicado. O Ricci é um piloto muito rápido e experiente e eu só corri de kart e fiz uma temporada de fórmula. Foi difícil segurar esses caras. Tive que me concentrar muito para não errar, porque ele me forçava o tempo todo”, contou Stumpf.
Segunda corrida - O domingo amanheceu animando os pilotos do Itaipava GT3 Brasil em Curitiba. Com céu ensolarado e temperaturas um pouco mais elevadas, tudo indicava que a previsão de chuva para o horário da segunda corrida do final de semana não se concretizaria. Porém, minutos antes da largada, as nuvens rodearam o circuito, uma leve e rápida garoa apareceu, e a direção de prova determinou que a largada fosse feita com Safety Car em fila indiana. Nada que pudesse mudar os planos das equipes em caso de troca de pneus, mas que traria um ingrediente de final dramático para os pilotos após uma hora de corrida.
Bom para quem largou na pole, caso de Cláudio Ricci no Ferrari F430. "A largada em fila indiana foi boa para nós porque os Viper e o Ford GT sempre têm muita potência na saída e certamente iriam dificultar a nossa vida na freada para a primeira curva”, lembrou o gaúcho.
A garoa parou após a largada; voltou na 11ª volta e cessou novamente. E voltou na 32ª volta, se transformando, aos poucos, em chuva intensa com ventos fortes. Faltando dez voltas para o final da prova, parar nos boxes para colocar pneus específicos significaria perda de tempo e posições e, assim, todos seguiram com os slicks até o final. "A pista toda havia ficado muito crítica. Até na reta, quando eu trocava as marchas, o carro balançava. A última volta, para mim, foi um inferno. O tempo não passava”, lembrou Rafael Derani, que cruzou a linha de chegada na primeira posição, com 8s874 de vantagem para Matheus Stumpf/Ramon Matias – resultado inverso ao do dia anterior.
Neste final de semana, cinco modelos de carros dos sonhos disputarão cada milésimo de segundo no Autódromo Internacional de Curitiba. Confira os dias e os horários:
SEXTA-FEIRA (30/10)
09h00 – 09h50: 1º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 1º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h00 – 12h00: 1º treino livre Itaipava GT3 Brasil
12h15 – 12h55: 2º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
13h10 – 14h00: 2º treino livre Copa Renault Clio
14h15 – 14h55: 3º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
15h10 – 16h10: 2º treino livre Itaipava GT3 Brasil
16h25 – 17h05: 4º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
SÁBADO (31/10)
08h00 – 08h45: 3º treino livre Itaipava GT3 Brasil
09h00 – 09h50: 3º treino livre Copa Renault Clio
10h05 – 10h45: 5º treino livre Itaipava Trofeo Maserati
11h00 – 11h20: Treino Classificatório 1ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
11h40 – 12h00: Treino Classificatório 2ª Corrida Itaipava GT3 Brasil
13h15 – 13h55: Treino Classificatório Copa Renault Clio
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil
DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati
Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
Confira o site da categoria: www.gt3.com.br
Fotos: Luca Bassani
O acidente que quase pôs fim à corrida do Viper e do Ferrari na última volta
Sob chuva no domingo, Rafael Derani conduziu o F430 à vitória na segunda corrida
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