Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sander Rally Team é vice-campeã do Transparaná 2011





Equipe de Belo Horizonte finalizou com muita garra no sábado, dia 29, o maior raid das Américas.

A sensação do piloto Bruno Sander e do navegador Rodrigo Viana é de missão cumprida após cruzarem a linha de chegada no último sábado em Caiobá, litoral paranaense. A dupla da capital mineira percorreu mais de 1.600 quilômetros da costa oeste do estado a leste, enfrentando chuva, barro, imprevisto mecâ­nico, trilhas difíceis e rápidas. Bruno e Rodrigo finalizaram as dez etapas do 17º Transparaná na vice-liderança, com uma vantagem de 19 pontos.

Foram seis dias de muita concentração para conseguir a boa colocação, em um rali de regularidade que recebeu mais de 60 duplas de vários estados brasileiros. A Sander Rally Team começou bem a prova, sempre ficando entre os três melhores e chegou a vencer dois dias de rali, consecutivamente. O desem­penho do piloto e navegador estava impecável, até serem surpreendidos na penúltima etapa, com a quebra da homocinética da roda dianteira esquerda. A falta da peça em Curitiba custou a liderança da dupla: “Foi um segundo lugar com muita garra! Na classificação geral, ficamos bem à frente do terceiro lugar e só ficamos em segundo devido ao problema da homcinética. Mas conseguimos finalizar o duro rali, somente com tração 4x2. Na última etapa, com destino a Caiobá, tinha um lugar onde três Troller’s atolaram e nós, mesmo de 4x2 com bloqueio do diferencial traseiro, conseguimos passar sem agarrar”, comemora Bruno Sander.

Dos 1.600 quilômetros, cerca de 1.100 eram os trechos navegáveis, passando pelas trilhas. Para enfren­tar o maior raid das Américas, percorrendo cerca de vinte cidades do Paraná, a Sander Rally Team este­ve preparada, salvo o problema da homocinética: “Tenho que agradecer muito à Mit Car Minas pela pre­paração feita na minha Mitsubishi Triton. O carro aguentou trechos leves e pesados, cheios de laços em regiões diferentes, como matas fechadas, travessias de rios, fazendas de soja e canaviais”, conta o pilo­to Bruno.

No último dia de rali, a equipe comemorou sua segunda participação no Transparaná: “Estamos muito felizes com o resultado. Foi uma superação a cada dia! Na última trilha levei até a minha irmã mais nova, Marina, de Zequinha, que aguentou bravamente, ganhando até medalha! Além dos nossos apoiadores, agradeço também ao meu navegador pelo empenho, ao Edgar e Rafael do Jeep Clube de Cascavel e parabéns aos organizadores, Roni e Alex, pela edição impecável deste ano do Transparaná”, finaliza Bruno.

Veja como ficou a classificação final da categoria Junior no 17º Transparaná:

1º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 177 pontos
2º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 155 pontos
3º) Odair Queiroz e Alessandro Costa (Curitiba/PR) – 136 pontos

Resultado oficial do 17º Transparaná: http://aceleracao.com.br/diversos/ Ranking_Transparana_Categorias_Final_2011.pdf

A Sander Rally Team tem o apoio da Mit Car Minas e patrocínio de Sander Diagnósticos Endoscópios.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente e Mary Derosso



Assessoria de Imprensa
(31) 9279-9319
carolinedepaula@aceleracao.com.br
www.twitter.com/aceleracao

Victor Caliman termina a última bateria do SKB na 4° colocação



Em um final de semana histórico para o kartismo paulista e brasileiro, a principal sede do esporte e celereio de muitos campeões, o Kartódromo de Interlagos, localizado na cidade de São Paulo, recebeu mais de 150 pilotos para o Super Kart Brasil.

Ao longo do sábado e do domingo foram disputadas quatro corridas de cada uma das cinco categorias do SKB nesta segunda edição. Com uma atuação destacada na categoria Graduados, o piloto paulistano, Victor Caliman fez sua estréia em 2011, e não podia ser diferente, já que o campeão do último GP RBC 2010, treinou durante a semana, realizando o setup e acertos no chassi KartMini, motorização IAME MY e carburação KTT. A gestão de treinos e análises técnicas foram realizadas pelo próprio piloto e a equipe ByChico.

TOMADA DE TEMPO e BATERIAS
Com uma temperatura do verão paulistano, passando dos 30 graus, a primeira bateria de classificação, contou com 16 pilotos e Caliman assegurou o sétimo melhor tempo, mantendo-se na briga pela vitória na primeira bateria. Em uma prova bem disputada e vencida por Sergio Jimenez, após 13 voltas, o piloto da ByChico, conquistou o sexto lugar na primeira bateria, com o tempo de 51.625.

Para segunda bateria, disputada em 19 voltas, Caliman se envolveu durante a volta 5 em um toque com outro piloto, prejudicando sua performance crescente na prova. Desta forma perdeu posições e finalizou a bateria na décima sexta posição, com 2 voltas atrás do vencedor (Sergio Jimenez) e o tempo de 1:48.545.

No domingo (30/01), a primeira e segunda bateria, da categoria Graduados, foram realizadas em baixo de um sol de 34 graus e umidade do ar de 22%. Pela manhã, ocorreu a tomada de tempo, onde Victor Caliman fechou com o tempo de 50.657, à .333 do pole, Sergio Jimenez (50.324)

O trabalho realizado pela equipe ByChico de setup, acertos de carenagens e ajustes de motor e carburador, durante a noite e madrugada do dia anterior, surge em feito já na tomada de tempo.

Para a primeira bateria do dia, Caliman segue focado e com chances de conquista; sendo que na primeira volta assumiu a quinta colocação, porém na volta 3 - de 10 na disputa - foi tocado na entrada da "Curva da Balança" e perdeu posições, terminando na oitava posição, com a vitória de Nelson Piquet, que cravou 11:07.339 de tempo de prova.

Seguindo para a última e decisiva bateria do dia, o piloto Caliman, retrabalhou o setup e acerto do motor IAME MY. Em um disputa mais limpa na pista e após 21 voltas, a vitória ficou com o artista brasiliense Nelson Piquet Jr, detentor do título da categoria no SKB. O piloto Victor Caliman, através de uma "tocada fina", que é peculiar em seu modo de disputa e recuperando-se de forma brilhante, terminou a última bateria com belas ultrapassagens, e realizando o terceiro melhor tempo (52.327) da bateria, ficando a frente de Ruben Carrapatoso, Tuca Rocha e Sérgio Jimenez. Ao final da disputa, Caliman assegurou a quarta posição e terminou o campeonato do SKB, em sua primeira disputa, com a sétima posição, somando 21 pontos.

Após o término da competição, a equipe ByChico e o piloto analisaram o resultado e focaram na continuidade do planejamento de 2011, iniciando a temporada em grande atuação, durante o SKB, apesar dos problemas gerados na disputa de posições. Quanto ao equipamento técnico (chassi KartMini, motorização IAME MY e carburador KTT), ambos de apresentaram de forma constante e crescente, firmando uma ótima posição na bateria final.

"TERMINEI O II SKB EM SÉTIMO LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO GERAL, FUI OBRIGADO, POR SITUAÇÕES DE CORRIDA A LARGAR NO MEIO DO PELOTÃO. NA ULTIMA BATERIA PUDE TER A CERTEZA DE QUE ESTOU EVOLUINDO MUITO, E TENHO UM BOM CONJUNTO PARA O ANO; VAMOS JUNTO COM A MINHA EQUIPE TRABALHAR E BUSCAR OS CAMINHOS", relata o piloto.

Para Victor Caliman, a nova temporada de kart começa com muito trabalho, e com muitas novidades, já que entra em uma semana decisiva e com alguns compromissos firmados com apoiadores e patrocinadores, firmando os objetivos e uma boa participação em campeonatos regionais e desenvolvendo sua carreira para o automobilismo.

Por SulfiatPress | ByChico
Fotos: Leandro Claro
Cronometragem: Racing Crono

domingo, 30 de janeiro de 2011

Quarteto de Zonta impressiona nas 24 Horas de Daytona





Paranaense lidera reação da Krohn Racing, que evoluiu nove posições na corrida, chegando a liderar em alguns momentos

O automobilismo mundial começou para valer neste final de semana (29 e 30/01), com a tradicional 24 Horas de Daytona. A corrida de longa duração considerada uma verdadeira maratona do automobilismo recebeu mais uma vez nomes consagrados do esporte à motor internacional. Entre eles, Ricardo Zonta (Girho’s/Pro Tork), que participou da prova pela quarta vez, pela equipe Krohn Racing, terminando a prova na sexta colocação.

O ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1 liderou uma reação da Krohn na disputada divisão principal e, ao lado de Tracy Krohn, Nic Jonsson e Nicolas Minassian evoluiu nove posições nas 719 voltas que completou, terminando a disputa em sexto. Zonta, que largou e recebeu a bandeirada, e Minassian chegaram a sentir o gostinho da liderança em algumas oportunidades.

A vitória ficou com o quarteto Joey Hand, Scott Pruett, Graham Rahal e Memo Rojas, da equipe Ganassi, que fez uma dobradinha. A prova teve 49 carros e 206 pilotos inscritos, sendo 17 Protótipos (68 pilotos) e 32 GT (138 pilotos).


Saiba mais sobre o piloto e entre em contato por meio do site
www.ricardozonta.com.br, ou acompanhe Zonta no twitter pelo endereço
www.twitter.com/rzonta



Assessoria de Imprensa Ricardo Zonta
MS2 Comunicação | (51) 3381.9323
Glauce Schütz | glauce@ms2comunicacao.com.br | (51) 8142.2602
Bruno Vicaria | vicaria@ms2comunicacao.com.br | (11) 8196.3069
Marcela Martinez | marcela@ms2comunicacao.com.br | (51) 8128.3371

Super Kart Brasil - Terceiro colocado na Gradudos, Jimenez comemora sucesso do evento



Piloto se mostra contente com a segunda edição da competição, da qual é um dos organizadores, realizada neste fim de semana, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP)

Sérgio Jimenez teve jornada dupla neste fim de semana. Além de competir na categoria Graduados do Super Kart Brasil (SKB), o piloto também exerceu a função de um dos organizadores do torneio, ao lado de Paulo Carcasci, os irmãos Dennis e Danilo Dirani, Ruben Carrapatoso, André Nicastro e Renato Russo. Após o bom começo, com duas vitórias, nas duas provas de sábado (29/01), o hexacampeão brasileiro de kart terminou em terceiro, em sua categoria, atrás do campeão Nelsinho Piquet e de Nicastro.

Mesmo sem ficar com o titulo da segunda edição do SKB, Jimenez comemorou o sucesso do evento. "Este fim de semana todo foi muito legal. O evento foi ótimo! Fizemos uma homenagem ao Sr. Mário de Carvalho (fundador da fábrica de chassis de kart Mini e um dos precursores do kartismo brasileiro) foi muito legal. Entregar o troféu a ele e tê-lo participando de algumas as cerimônias de premiação foi uma honra para todos nós, já que em algum momento de nossas carreiras, nós sete (organizadores do SKB), já competimos com equipamentos Mini", afirmou.

Sobre as corridas deste domingo (30/01), Jimenez revela que o problema que o tirou a chance de conquistar o título da competição foi um pneu furado na segunda prova do dia. "Na verdade o problema maior foi na última bateria. Comecei o dia super bem. Consegui melhorar algumas coisas no kart de ontem (sábado) para hoje e fiz a pole para as duas corridas. Na primeira bateria, esparramei no começo e cai para quarto. O Nelsinho (Piquet) assumiu a ponta, eu me recuperei, fiquei em segundo, mas a gente estava virando tempos muito parecidos e não consegui chegar nele", contou o piloto, antes de continuar.

"Na segunda corrida, larguei bem e mantive o primeiro lugar. Aí, mais ou menos na sétima volta, o pneu traseiro direito começou a vazar e eu fui perdendo pressão. Com isso, o meu desempenho foi caindo e comecei a perder posições, até que perto da 14ª volta, não tinha mais ar nenhum no pneu. Fiquei na pista mesmo assim, mas não tinha muito o que eu pudesse fazer. Apesar disso, foi ótimo. O Nelsinho mereceu. Ele deu um baita salto de performance hoje e o título está em boas mãos", relatou o hexacampeão brasileiro de kart.

No total, o Super Kart Brasil distribuiu R$ 40mil em prêmios, dos quais R$ 20 mil foram dados em dinheiro e a outra metade em equipamentos para os melhores pilotos de cada uma das cinco categorias participantes: Super Cadete, Junior, Graduados, Shifter e Sênior.

Confira o resultado final da Categoria Graduados
1- Nelsinho Piquet - 65 pontos
2- André Nicastro - 61
3- Sérgio Jimenez - 58
4- Cayan Chianca - 46
5- Felipe Fraga - 41
6- Ruben Carrapatoso - 32
7- Victor Caliman - 21
8- João Archer - 19
9- Ricardo Landucci - 17
10- Gustavo Myasava - 12
11- Tuka Rocha - 11
12- Ariel Varella - 6
13- Gabriel Casagrande - 6
14- Matheus Coletta - 4
15- Gustavo Lima - 3
16- Luca Travaglini - 2

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Foto: Luca Bassani / Divulgação

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Leonardo Murgel
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br

sábado, 29 de janeiro de 2011

Transparaná completa Raid de 1,6 quilômetros em Matinhos, no litoral paranaense




Competidores de todo o Brasil cortaram o estado em seis dias de prova, largando de Guaira, no oeste do estado, no dia 24 de janeiro

O mesmo sol que presenciou a largada do Transparaná 2011 em Guaira, no oeste do Paraná, no dia 24 deste mês, foi o mesmo que iluminou a chegada dos competidores no litoral do estado no início da tarde deste sábado (29). Depois de seis dias de prova do considerado o maior Raid das Américas, 54 equipes conseguiram completar o percurso de 1,6 quilômetros da competição, 10 ficaram pelo meio do caminho.

Sete cidades acolheram o comboio do 17° Transparaná: Guaira, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba, Curitiba e Matinhos, sem falar nas dezenas de outros municípios que deram passagem ao Raid. Competidores de todo o Brasil disputaram a competição em quatro categorias: Máster, Graduados, Jeep e Junior, além da categoria Turismo (passeio).

Dupla de Apucarana formada por pai e filho foi a primeira a ultrapassar o pórtico e estourar a champanhe, de cima do capô do carro. "A sensação da chegada é indescritível. Depois de cortar o estado é fantástico chegar aqui e dar de cara com o mar. Só pelo fato de cumprirmos os seis dias de prova podemos ser considerados vencedores, assim como todos que chegarem até aqui", descreveu o piloto Otávio Enz, que foi recebido em Caiobá pela esposa Cidinha.

Para o filho e navegador Allan Enz, o Transparaná 2011 foi o melhor entre os cinco que a dupla já participou. "A prova deste ano ficou melhor com as mudanças sofridas. Com profissionalismo, foi mais técnica e organizada. Disparado, foi a melhor entre as cinco que já disputei", opinou o navegador da equipe Zenz Rally Team.

Quatro duplas chegaram a Matinhos com o título garantido com uma etapa de antecedência. O piloto Luiz Poli, de Curitiba/PR, e o navegador Luis Eckel, de São Bento do Sul/SC, conquistam o título da categoria master. Os irmãos Carlos e Ronaldo Rodrigues dos Santos, de Curitiba, paparam o título da Graduados. O pai Marcos Osires e o filho Marcos Vinicius Nunes levaram a melhor na Jeep e o piloto de Cascavel, Sandy Roncaglio, e o navegador de Apucarana, Jonathan Ardigo, foram os campeões na Junior.

Na noite deste sábado (29), na praia de Caiobá, em Matinhos, o Jeep Clube de Curitiba realiza a festa de encerramento do Transparaná, premiando os campeões por categoria e os campeões gerais da competição. Mais informações, notícias, resultados e imagens da 17ª edição do Raid são encontrados no site www.transparana.com.br.

O Transparaná 2011 conta com o patrocínio da Troller, Trilha Eurocar, Ekron Guinchos, Off Limits, Northstar Motors, Itaipu Binacional e das Prefeituras de Curitiba e Guaira, além do apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Paranaense de Automobilismo, Sindicosbustíveis, Sanepar, Rádio 98 FM, Mamute Off-Road, Apolar Imóveis, Postos Tonin, Fox Fire, Trevauto Veículos, Acassius Adesivos, Fábrica das Cópias, Costão do Santinho Resort Golf SPA, Mabu Thermas & Resort e das Prefeituras de Palotina, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba e Matinhos.

Fotos: Mary Derosso






Atendimento à Imprensa:
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalista Bebel Ritzmann - (41) 99571547
Jornalista Zinho Gomes - (41) 9221-8977

Super Kart Brasil - Jimenez vence as duas provas deste sábado (29) na Graduados



Hexacampeão brasileiro de kart dá passo importante para vencer torneio que distribui R$ 40 mil em prêmios

A disputa da segunda edição do Super Kart Brasil (SKB) já começou no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A competição idealizada pelos multicampeões Sérgio Jimenez, Paulo Carcasci, os irmãos Dennis e Danilo Dirani, Ruben Carrapatoso, André Nicastro e Renato Russo, começou muito bem para o primeiro citado. Com duas vitórias nas duas baterias da Categoria Graduados disputadas neste sábado (29/01), Jimenez somou os 40 pontos possíveis no dia - 15 da primeira prova e 25 da segunda - e deu um grande passo rumo à conquista do torneio.

"Hoje foi bem legal. Consegui vencer as duas provas e somar o máximo de pontos possíveis hoje (sábado), o que isso me deixa em uma boa situação para as duas baterias de amanhã (domingo), mesmo sabendo que as corridas que faltam têm pontuação mais alta e que o campeão será quem conquistar mais pontos na soma das quatro baterias", comemorou o piloto.

As duas corridas restantes, somadas, valem 50 pontos. Jimenez demonstra confiança e relata como fez para vencer as duas provas já realizadas. "Pelo regulamento do campeonato, na tomada de tempo a melhor volta conta para a definição do grid da primeira bateria do dia e a segunda volta mais rápida determina sua posição de largada na segunda corrida. Na primeira, que é mais curta, com apenas 13 voltas, parti em quarto e pulei para terceiro logo na largada. Depois fui para cima com cautela e consegui conquistar a primeira posição", contou o hexacampeão brasileiro de kart, que seguiu descrevendo como foi a segunda bateria.

"Na outra prova, larguei em segundo, mas, por estar do lado de fora, na primeira curva cai para terceiro. Mais uma vez, fui cuidadoso, até porque estava com os pneus gastos da primeira corrida, já que aqui em Interlagos os compostos estão tendo muito desgaste, e soube o momento certo para atacar. Depois que assumi a primeira colocação consegui abrir uma boa vantagem, de mais de meio segundo, e fechar as 22 voltas em primeiro", completou.

Sabendo da importância das duas baterias deste domingo, Jimenez garante que, mesmo com as duas vitórias neste primeiro dia de competição, ainda tem como melhorar seu equipamento. "Ainda vamos mexer em algumas coisinhas no kart para as corridas de amanhã para manter este desempenho e conquistar a segunda edição do Super Kart Brasil", encerrou.

O SKB distribui R$ 40 mil em premiação, dos quais R$ 20 mil são oferecidos em dinheiro e a outra metade é em equipamentos para os melhores colocados de cada uma das cinco categorias em disputa: Super Cadete, Junior, Graduados, Shifter e Sênior.

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Leonardo Murgel
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72/60
press@reunion.com.br

Problema mecânico tira as chances de mineiros no Transparaná 2011




Quebra da homocinética dianteira esquerda prejudicou a Sander Rally Tem na tarde dessa sexta-feira, dia 28. Equipe ainda é vice-líder da categoria Junior.

Uma etapa para esquecer. O piloto Bruno Sander e o navegador Rodrigo Viana vinham disputando a liderança da categoria Junior e comemorando os dois dias seguidos de vitórias, até serem surpreendidos por um problema na Mitsubishi L200 Triton RS da equipe. No segundo trecho dessa sexta-feira, entre Ponta Grossa e Curitiba, a homocinética dianteira esquerda do carro quebrou e a dupla teve muitas difi­culdades em terminar o penúltimo dia de prova do maior raid das Américas.

Com apenas a tração simples, 4x2, Bruno e Rodrigo desta vez suaram a camisa não para manter boas colocações, mas sim para cruzar a linha de chegada: “Foi difícil finalizar a segunda parte de hoje (28). A prova foi literalmente no braço, no meu para segurar o carro que derrapava muito e do Rodrigo que a todo momento ajustava o hodômetro. A gente achou que não conseguiria terminar. Ainda juntou o pro­blema do carro com as médias de velocidade altas e a trilha lisa. A nossa sorte é que a Capitu (apelido da caminhonete) tem bloqueio do diferencial traseiro e quando a gente agarrava, o carro saía ao acionar o bloqueio”, detalha o piloto belorizontino.

Ao chegar à capital paranaense, a Sander Rally Team foi tentar resolver o problema, mas foi surpreendi­da com outra má notícia: “Nenhuma concessionária Mitsubishi em Curitiba tem a peça pra pronta entre­ga. Até o gerente de pós-vendas da Mit Car Minas, Marco Antônio, tentou nos ajudar e entrou em conta­to com as concessionárias daqui para pedir a homocinética, mas não adiantou”, lamenta Bruno Sander.

Na etapa da manhã, a equipe de Belo Horizonte conseguiu o terceiro lugar, mas com o imprevisto da etapa da tarde, a dupla caiu para 11º. No acumulado, a Sander Rally Team ainda ocupa a vice-liderança na categoria Junior, porém sem chances de brigar pelo título. A diferença de pontos para os líderes su­biu para 28, mas o segundo lugar está tranquilo, com uma vantagem de 14 pontos. A equipe está confi­ante e vai até o fim: “A última etapa será difícil, com um trecho em serra, laços e área de reflorestamen­to. Vamos brigar no braço e correr de 4x2. A chuva parece que não vai aliviar, mas vamos tentar de tudo para terminar o rali entre os três melhores”, conta Bruno.

O último dia do 17º Transparaná será rumo a Caiobá, no litoral do estado. A etapa final terá 233 quilô­metros, porém 94 deles são trechos navegáveis. Ao finalizarem o rali, as duplas terão percorrido mais de 1.600 quilômetros, da costa oeste a leste do Paraná.

Acumulado após cinco dias de provas na categoria Junior:

1º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 177 pontos
2º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 147 pontos
3º) Odair Queiroz e Alessandro Costa (Curitiba/PR) – 135 pontos
A Sander Rally Team tem o apoio da Mit Car Minas e patrocínio de Sander Diagnósticos Endoscópios.





Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente

Última etapa define campeões do Transparaná 2011



Esquenta a briga pelo lugar mais alto do pódio nas categorias Master e Junior. Pai e filho na Jeep e irmãos na Graduados já estão quase lá

Competidores off-road de todo o Brasil chegaram, nesta sexta-feira (28), em Curitiba, a capital do Paraná, de onde largam para disputar a último desafio do Transparaná 2011. A 11ª etapa terá percurso de 233 quilômetros até o litoral paranaense, acontece neste sábado (29) e define os campeões das quatro categorias da 17ª edição do Raid, que teve início em Guaira, no oeste do estado, no dia 24 de janeiro.

Na capital paranaense, o Jeep Clube de Curitiba divulgou a classificação e os resultados do penúltimo dia de competição, premiando os vencedores durante jantar na Sapolândia. O sobe e desce na tabela de classificação continua constante e a briga pelo título promete ser intensa nas categorias Master e Junior. Pela vantagem de pontos que vem aumentando a cada etapa, pai e filho na categoria Jeep e irmãos na Graduados estão com pelo menos uma mão na taça. Os campeões do 17° Transparaná serão premiados na praia de Caiobá, em Matinhos, durante grande festa de encerramento do considerado o maior Raid das Américas.

Classificação após 10 etapas:

Categoria Master
1º - Luiz Afonso Poli e Luis Felipe Eckel - Curitiba/PR - 175 pts
2º - Otávio Enz e Allan Enz - Apucarana/PR - 149 pts
3º - Fernando Lage e Rafael Dal Bello - Belo Horizonte - 145 pts
4º - Flávio R. Kath e Rafain Walendowsky - Blumenau/SC - 140 pts
5º - Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt - São José/SC - 129 pts

Categoria Graduados
1º - Carlos e Ronaldo Rodrigues dos Santos - Curitiba/PR - 183 pts
2º - Marcelo Rorig e Roberto Spessatto - Palotina/PR - 152 pts
3º - Roberto Ardigo e Wagner Marques - Apucarana - 123 pts
4º - Rogerio Gonçales e Vanderlei Marques - Apucarana - 110 pts
5º - André Queiroz e Eduardo Ortolan - Curitiba/PR - 101 - pts

Categoria Jeep
1º - Marcos Osiris e Marcos Vinicius Nunes - Curitiba/PR - 212 pts
2º - João Szatkoski e Alberto Szatkoski - Foz do Iguaçu - 177 pts
3º - Marcelo Ferro e Liderci Lopes - Curitiba/PR - 102 pts
4º - Leandro Jager e Reynold Groenwold - Castro/PR - 84 pts
5º - Bruno Dijkstra e Auke Dijkstra - Carambeí/PR - 82 pts

Categoria Junior
1º - Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo - Curitiba/PR - 177 pts
2º - Bruno Sander e Rodrigo Viana - Belo Horizonte/MG - 149 pts
3º - Odair Queiroz e Alessandro Costa - Curitiba/PR - 135 pts
4º - Cesar Valandro e Roger Valandro - Cascevel - 132 pts
5º - Domingos Brustolin Filho e Vinicius Gunha - Curitiba/PR - 115 pts

Campeões da etapa Telêmaco Borba - Curitiba

Categoria Master
1º - Luiz Afonso Poli e Luis Felipe Eckel - Curitiba/PR
2º - Fernando Lage e Rafael Dal Bello - Belo Horizonte/MG
3º - Otávio Enz e Allan Enz - Apucarana/PR

Categoria Graduados
1º - Carlos e Ronaldo Rodrigues dos Santos - Curitiba/PR
2º - André Queiroz e Eduardo Ortolan - Curitiba/PR
3º - Carlos Moreira e Cesar Heiden Junior - Campo Largo/PR

Categoria Jeep
1º - Marcos Osiris e Marcos Vinicius Nunes - Curitiba/PR
2º - Marcelo Ferro e Liderci Lopes - Curitiba/PR
3º - João Szatkoski e Alberto Szatkoski - Foz do Iguaçu/PR

Categoria Junior
1º - Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo - Curitiba/PR
2º - Domingos Brustolin Filho e Vinicius Gunha - Curitiba/PR
3º - Odair Queiroz e Alessandro Costa - Curitiba-PR

Fotos: Mary Derosso




Atendimento à Imprensa:
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalista Bebel Ritzmann - (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - (41) 9221-8977

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sander Rally Team vence mais um dia do 17º Transparaná





Nessa quinta-feira, a equipe de Belo Horizonte/MG foi a melhor da categoria Junior pelo segundo dia consecutivo.

A reta final do 17º Transparaná está sendo regada a troféus para a dupla Bruno Sander e Rodrigo Viana. Piloto e navegador da categoria Junior venceram o quarto dia de provas do maior rali de regularidade das Américas. De Apucarana a Telêmaco Borba, na região de Campos Gerais, as equipes disputaram apenas a metade do trecho navegável do dia, pois as chuvas deixaram a trilha da etapa da tarde muito escorregadia e a organização preferiu cancelá-la por questão de segurança.

Conseguir mais uma vez subir no lugar mais alto do pódio não foi fácil para a equipe belorizontina: “Ficamos em primeiro com muita dificuldade. A prova estava bem técnica, com laços difíceis e exigiu muito da navegação. Era mata fechada em serras e o chão estava liso, pois tinha chovido na noite ante­rior. Foram os laços desses locais que nos demos bem. Estamos realizados, bastante concentrados e o nosso entrosamento está fazendo muita diferença”, comemora o piloto Bruno.

A boa preparação da dupla também é outro fator que está beneficiando os representantes mineiros: “Mesmo disputando a categoria Junior, o nível técnico de todas as duplas está alto. As provas da Copa Mineira, com seus laços e médias de velocidade altas, ajudaram bastante”, conta o navegador Rodrigo. Agora a Sander Rally Team tem o mesmo número de pontos que os líderes Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo, mas ainda estão em segundo com 127 pontos.

O 17º Transparaná parte nesta sexta-feira, dia 28, de Telêmaco Borba para a capital do estado, Curitiba. Serão 312 quilômetros, sendo 130 de trechos navegáveis. No caminho cautela e precisão serão impres­cindíveis: “O trecho desta sexta-feira é preocupante. Passaremos em áreas de reflorestamento de pinos, com dezenas de laços e médias de velocidade altas. A organização avisou que terá muitos buracos e erosões. Como está chovendo por aqui, vamos com cuidado e prestar atenção, pois será arriscado man­ter as médias. Vamos continuar pegando pra valer e acreditar. O carro está cem por cento e só trocamos a coifa de uma homocinética, graças a ajuda do mecânico da equipe Sampaio”, finaliza Bruno.

Resultado categoria Junior dia 4:

1º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 1068 pontos
2º) Marcelo de Freitas Gouveia e Luiz Roberto da Silva Junior (Curitiba/PR) – 1134 pontos
3º) Alessandro Weirich e Fabiano de Arruda (Curitiba/PR) – 1311 pontos

Confira a classificação da categoria Junior, após sete etapas disputadas:

1º) Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo (Curitiba/PR) – 127 pontos
2º) Bruno Sander e Rodrigo Viana (Belo Horizonte/MG) – 127 pontos
3º) Odair Queiroz e Alessandro Costa (Curitiba/PR) – 107 pontos
A Sander Rally Team tem o apoio da Mit Car Minas e patrocínio de Sander Diagnósticos Endoscópios.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa




















Fotos: Paulo Valente e Mary Derosso
Assessoria de Imprensa
(31) 9279-9319
carolinedepaula@aceleracao.com.br
www.twitter.com/aceleracao

Novidades marcam Festival ECPA de Arrancada DNT

Evento ocorre neste fim de semana, no autódromo piracicabano. Pilotos prometem altas velocidades

Tudo pronto para as fortes emoções do Festival ECPA de Arrancada DNT, que será realizado neste fim de semana, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Os motores começam a roncar na sexta-feira (28), com a pista aberta para treinos livres. As provas ocorrem no sábado (29) e no domingo (30). O evento marca o início da temporada de arrancada 2011 no autódromo de Piracicaba, cuja primeira etapa está marcada para março.

Em sua sexta edição, entre as principais provas da modalidade no país, o Campeonato ECPA de Arrancada prevê a participação de grandes nomes do esporte. “Queremos manter as disputas acirradas. Para isso, os melhores pilotos do Brasil devem participar das provas. O público vibra com cada roncada de motor, com as quebras de recorde, com as empinadas. É um espetáculo muito bonito”, conta Daniella Giannetti, organizadora do evento.

Para 2011, mantendo a tradição, a organizadora aposta em novidades para continuar sendo a competição mais atrativa do Estado. “Para esta temporada, criamos a categoria Standard, que reunirá carros aspirados, mas com algumas restrições, nas modalidades dianteira, traseira e de quatro e seis cilindros”, explicou Danny.

Disputado em 15 categorias, este é o maior evento de arrancada do Estado de São Paulo. “Vamos receber pilotos de todas as regiões do Estado e de outros pontos do país também. A arrancada é um esporte no qual os pilotos estão investindo cada vez mais em seus carros, o que garante o show para o público”, confirmou. “Em 2010, o Festival reuniu 100 pilotos. Neste ano, esperamos cerca de 150 competidores”, completou a empresária.

De acordo com o jornalista Fabio Felix Pascoal, atuante na revista Fullpower e no site Dragsterbrasil.com, dois dos principais veículos de cobertura da arrancada, já há alguns pilotos confirmados. “A categoria começa a se mexer agora, quando utiliza o Festival do ECPA para testar as novas configurações dos carros para a temporada 2011”, afirma.

Como novidade para o Festival ECPA de Arrancada DNT, destaque para o Opala de Fernando Leme, da equipe Allen, que no final do campeonato brasileiro, em dezembro de 2010, venceu na categoria Traseira Super, com 9s7, tornando-se o Opala aspirado mais rápido do Brasil. “O carro vai estrear o novo layout em Piracicaba e vem com tudo para quebrar o recorde da categoria”, conta Pascoal.

Horários
O evento começa na sexta-feira, dia 28, quando a pista será aberta para os treinos livres. No fim de semana, serão realizadas cinco puxadas por piloto, duas no sábado e três no domingo. Porém, somente os dez melhores classificados de cada categoria participarão da quinta puxada, da qual sairá o vencedor. Confira a programação completa:

Dia 28 de janeiro de 2011 – Sexta-feira
9h – Início das inscrições
10h às 17h – Treino livre

Dia 29 de janeiro de 2011 – Sábado
8h às 11h – Treino livre
11h – Briefing
12h às 17h – 2 baterias de tomada de tempo

Dia 30 de janeiro de 2011 – Domingo
9h30 – 3 baterias de tomada de tempo

Ingressos
Sábado – R$ 10,00
Domingo – R$ 15,00 - Promoção: R$25,00 para o casal

Estudantes que apresentarem a carteirinha escolar na bilheteria terão 50% de desconto. Crianças até 7 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam. De 8 a 12 anos pagam metade.

Estacionamento
Carro e moto – R$ 10,00
Box: credencial – R$40,00 para os dois dias

Serviço
O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local conta com completa infraestrutura, com lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários.

Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901 ou pelo site www.ecpa.com.br.
________________________
Assessoria de imprensa ECPA
Engenho da Noticia
(19) 3302.0100

Victor Caliman inicia temporada da Graduados no Super Kart Brasil


O início da temporada do kartismo brasileiro, com tanta movimentação não se via há muitos anos. É desta forma que 2011 sacode a poeira da díficil e também vitoriosa temporada de 2010, do esportista e piloto de kart paulistano, Victor Caliman. Após a conquista do GP RBC de Kart, Caliman foca esforços, realiza testes e setup do chassi KartMini, com motorização IAME MY e carburador KTT, na primeira disputa de 2011, durante o final de semana (29 e 30/01), no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo, durante a II temporada do Super Kart Brasil.

Foto Leganda: Victor Caliman durante treinos realizados em Interlanos no preparativo do SKB

A última quinzena de Janeiro/11 foi focada no desenvolvimento estratégico da carreira do piloto, desenhando suas movimentações entre equipes, consolidação de campeonatos e provas a serem realizadas, assim como plano de estratégia de mídia e marketing. Além destes importantes pontos, o trabalho de renovação física e treinos trécnicos foram intensos, focando a conquistas de campeonatos no novo ano que se inicia, incluindo participações em etapas européias e americanas - além do teste de Fórmula 3 B, começando aos poucos, introduzir o automobilismo monoposto em seus planos.

Já como preparativo para primeira corrida do ano em Interlagos no SKB, os treinos tem sido excelentes onde o conjunto piloto, chassis (KatMIni), motor (IAME MY) e carburadores (KTT) estão andando forte e com tempos iguais aos demais concorrentes, mostrando que terá uma boa participação na prova. Para Caliman, "A experiência obtida durante as últimas temporadas agregam e muito na escolha e setup do equipamento. O jogo de equipe realizado pela ByChico mostra que o valor de um trabalho sério e com foco agregam resultados e vitórias. Além disso a gestão, seja ela ficanceira ou de desenvolvimento de carreira, é que nos orienta em quais caminhos devemos seguir, pautados pela ética dentro e fora das pistas." relata o piloto.

Em busca de patrocinio para 2011, o piloto Victor Caliman, pretente realizar uma execelente prova e somar pontos, além de visibilidade da sua marca e claro, seu conjunto esportivo. O site do piloto se mantém atualizado de forma constante, com galeria de fotos, matérias especiais, releases e vídeos das entrevistas realizadas. "Atualmente o meio Internet nos traz uma visibilidade muito grande, manter um conteúdo atualizado é uma necessidade e desta forma atuo, expondo fatos positivos da minha marca." Para acessar o site do kartista, visite: www.victorcaliman.com.br


Foto: Mauricio T. N. Villela 
Fonte: Sulfiat Press | ByChico

Catarinenses voltam à liderança da categoria master no Transparaná 2011



Paranaenses mantiveram a primeira colocação nas categorias Graduados, Jeep e Junior após quatro dias de competição

A briga entre paranaenses e catarinenses pela liderança da categoria master está cada dia mais disputada. Após os resultados do quarto dia, faltando dois para terminar o 17° Transparaná, os catarinenses Flávio Kath e Rafain Walendowsky voltaram ao 1° lugar da categoria, agora com 139 pontos, contra os 133 da dupla de Curitiba, formada pelo piloto curitibano Luiz Afonso Poli e pelo navegador catarinense de Blumenau Luis Felipe Eckel. A terceira posição também sofreu alteração. Os apucaranenses Otávio e Allan Enz, pai e filho, subiram um posição e agora ocupam a terceira colocação na classificação da categoria, com 109 pontos.

Nas demais categorias, os paranaenses continuam ocupando as primeiras colocações. Os irmãos Carlos e Ronaldo Rodrigues dos Santos, de Curitiba/PR, lideram a categoria Graduados, com 138 pontos. A primeira posição da categoria Jeep continua nas mãos dos curitibanos Marcos Osires (pai) e Marcos Vinicius Nunes (filho). Mesmo não ficando entre os primeiros colocados no quarto dia de competição, a dupla de Curitiba, do piloto cascavelense Sandy Roncaglio e do navegador apucaranense Jhonatan Ardigo manteve a liderança da Junior pelos critérios de desempate. Agora tem 127, o mesmo número de pontos que somam os segundos colocados da categoria, Bruno Sander e Rodrigo Viana, de Belo Horizonte/MG.

Premiação quarto dia de Transparaná

Na noite desta quinta-feira (28), o Jeep Clube de Curitiba premiou os vencedores do quarto dia de Raid, do trajeto Apucarana a Telêmaco Borba, durante confraternização no Clube Atlético Monte Alegre (C.A.M.A.), em Telêmaco Borba, com a presença do prefeito Eros Danilo Araújo e demais autoridades da cidade.

A categoria master foi vencida pelos catarinenses Flávio Kath e Rafain Walendowsky, os agora líderes da categoria na competição. A Graduados teve a primeira colocação ocupada pelos apucaranenses Roberto Ardigo e Wagner Marques, os terceiros na classificação geral. Já acostumados a vencer, pai e filho, Marcos Osires e Marcos Vinicius Nunes levaram de novo o troféu da categoria Jeep. Na categoria Junior, a dupla de Belo Horizonte, Bruno Sander e Rodrigo Viana, venceu a etapa de hoje e chegou ao mesmo número de pontos que somam os líderes da categoria.

Classificação Geral

Categoria Master
1º - Flávio Kath e Rafain Walendowsky - Carro 7 - Blumenau/SC - 139 pts
2º - Luiz Afonso Poli e Luis Felipe Eckel - Carro 23 - Curitiba/PR - 133 pts
3º - Otávio Enz e Allan Enz - Carro 1 - Apucarana/PR - 109 pts

Categoria Graduados:
1º - Carlos e Ronaldo Rodrigues dos Santos - Carro 47 - Curitiba/PR - 138 pts
2º - Marcelo Rorig e Roberto Spessatto - Carro 43 - Palotina/PR - 124 pts
3º - Roberto Ardigo e Wagner Marques - Carro 44 - Apucarana/PR - 95 pts

Categoria Jeep:
1º - Marcos Osiris e Marcos Vinicius Nunes - Carro 76 - Curitiba/PR - 170 pts
2º - João e Alberto Szatkoski - Carro 75 - Foz do Iguaçu/PR - 140 pts
3º - Leandro Jager e Reynold Groenwold - Carro 77 - Castro/PR - 84 pts

Categoria Junior:
1º - Sandy Roncaglio e Jhonatan Ardigo - Carro 56 - Curitiba/PR - 127 pts
2º - Bruno Sander e Rodrigo Viana - Carro 68 - Belo Horizonte/MG - 127 pts
3º - Odair Queiroz e Alessandro Costa - Carro 70 - Curitiba/PR - 107 pts

Fotos: Mary Derosso






















Atendimento à Imprensa:
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalista Bebel Ritzmann - (41) 9957-1547
Jornalista Zinho Gomes - (41) 9221-8977

Campeonato Brasileiro de Spyder Race: Guerra Motorsport confirma sua dupla para 2011


Depois de bater na trave na conquista do título de pilotos e construtores em 2010, a Guerra Motorsport confirma sua dupla de pilotos e participará das duas divisões do campeonato.

(São Paulo, SP) - A equipe Guerra Motorsport comandada por Leandro Guerra conquistou o vice campeonato entre os pilotos e equipes no campeonato de 2010 na categoria Light, com Raijan Mascarello lutando pelo título até a última etapa do campeonato.

Em 2011, o matogrossense Raijan disputará a categoria principal do certame (Race). E não há dúvidas de que o tricampeão brasileiro de velocidade na terra dará muito trabalho aos seus adversários. Na última temporada, Mascarello conquistou 3 poles, 2 vitórias além de terminar 6 vezes entre os três primeiros colocados.

Além do piloto do carro n° 515, a Guerra Motorsport terá um novo piloto que ingressará na categoria Light em 2011: o carioca Valter Pinheiro.

Valter já conhece o protótipo Spyder Race por disputar o Campeonato Paulista de Força Livre no ano passado com esse carro. Nessa temporada o piloto que pretende usar o n° 7 no seu carro já prometeu dar trabalho aos adversários: “O Leandro (Guerra) é um profissional competente e conseguiu me convencer a partir do Brasileiro de Spyder Race. Estou muito animado e não vejo a hora do campeonato começar; acredito que faremos um bom ano, e claro que com o Raijan espero lutar pelo título no final do ano”, comentou o novo piloto da equipe.

O chefe de equipe comentou sobre seus pilotos: “Estou muito feliz com a confirmação dos pilotos. O Raijan evoluiu muito durante o campeonato, e aprendeu rápido sobre o Spyder Race, tenho certeza que fará um ótimo campeonato esse ano. O Valter está chegando agora no campeonato, já trabalhamos juntos em outras categorias e sei muito bem do que é capaz, não tenho dúvidas que a dupla trará a Guerra Motorsport muitas alegrias em 2011... e ainda poderemos ter um terceiro carro na categoria principal junto com o Raijan, vamos aguardar mais um pouco!”, finalizou o misterioso Leandro Guerra.

Conheça um pouco mais sobre o novo piloto da Guerra Motorsport:

Valter Pinheiro, nascido em 13/9/65, no Rio de Janeiro, engenheiro mecânico, apaixonando por carros, motores e velocidade. Foi essa paixão que me levou a estudar engenharia mecânica na UFRJ, onde me formei em 1987 e fiz mestrado em 1988.

Sem saber como ingressar no automobilismo, por orientação do amigo Luiz Henrique Pankowski, experiente piloto brasileiro de muito sucesso nos anos 70, 80 e 90, fez o curso de pilotagem do Roberto Manzini. Depois, em 2009, participou de quatro corridas do Campeonato de Força Livre de São Paulo, com um Clio alugado do próprio Manzini, obtendo excelente resultados. No mesmo ano, também participou de uma das etapas da Copa Clio, sempre orientado pelo Pankowski.

Em janeiro de 2010, juntamente com Pankowski e Renato Marlia, outro excelente piloto conhecido por sua capacidade de acertar carros, utilizando um protótipo Spyder venceram o Grande Prêmio de São Paulo, prova de 1000 km. A equipe preparadora era a HT Guerra.

Com o mesmo protótipo, mas agora com a equipe Guerra Motorsport, participou de todo o Campeonato de Força Livre de São Paulo de 2010, também obtendo ótimos resultados, com algumas poles, vitórias e pódios em todas as corridas.

Em dezembro de 2010, fez parceria com o piloto vice campeão na GTBr4 Renan Guerra nas 500 milhas de Londrina. Prova duríssima, que começou com temperatura ambiente de 45º C e pista a 70º C. Lideraram a categoria até faltarem sete voltas para o final, quando uma quebra os fez chegar em 2º lugar na categoria e 4º na geral.

Nessa temporada correrá o Brasileiro de Spyder Race Light e na GTBr4 com um Ginetta. A equipe continuará sendo a Guerra Motorsport, mais uma vez sob a coordenação de Pankowski.



Confira todas as informações em www.spyderrace.com.br.


Foto: Fernando Almeira (Divulgação - Guerra Motorsport)

Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa Copa Brasil Spyder Race
http://www.spyderrace.com.br
Contato: (11) 7805-1777 / (11) 6841-7613
ID: 55*100*235935
MSN: garciavitor@gmail.com
Email: imprensa@vg3.com.br / imprensa@spyderrace.com.br
Twitter: @copaspyderrace

Transparaná estaciona na região dos campos gerais na reta final da competição

Nesta sexta-feira (28), competidores largam de Telêmaco Borba com destino a Curitiba, disputando o penúltimo e mais longo dia do Raid

O Raid Transparaná está chegando na reta final. O quarto, dos seis dias de competição, terminou na tarde desta quinta-feira (27), quando os competidores chegaram a Telêmaco Borba, na região dos campos gerais do Paraná. A etapa de hoje, que iniciou em Apucarana, teve 193 km e mais de 7 horas de duração. Os campeões deste percurso serão conhecidos e premiados nesta noite pelo Jeep Clube de Curitiba. A organização do Raid também divulgará a classificação geral de todas as categorias: Master, Graduados, Jeep e Junior, após completas 8 das 11 etapas do Transparaná 2011.

A chuva deu trabalho para os competidores nas etapas desta quinta-feira. Eles fizeram a travessia de um rio, tiveram que encarar um milharal e trilhas com erosão em meio a plantação de soja, subiram uma pequena serra e passaram por reflorestamento de pinos. Em grande parte do trajeto, com o desafio do terreno molhado. A equipe Zenz Rally Team, do pai e piloto Otávio e do filho e navegador Allan Enz, foi a primeira a largar na categoria master.

"Ainda não tinha chovido, mas enfrentamos um terreno muito úmido no milharal na parte da manhã. O carro patinava muito e eu perdia as referências do hodômetro toda hora, por isso não fomos bem", lamentou o navegador. "Eu também tirei o pé quando quase tombamos por causa de uma pedra que travou uma das rodas traseiras. Fiquei um pouco sem confiança de acelerar forte para recuperar o tempo", completou o piloto.

À tarde a chuva apertou, mas o desempenho da dupla de Apucarana melhorou. "Na segunda etapa andamos bem, apesar de que foi difícil segurar o carro no reflorestamento. Caía muita água e o terreno estava liso demais. Tinha uma curva negativa que nenhum piloto conseguia fazer sem escorregar. Todos tinham que manobrar, dando uma ré para seguir em frente", contou Otávio Enz. "Foi emocionante andar no reflorestamento debaixo de chuva, era adrenalina pura", completou Allan Enz.

Amanhã (28), no penúltimo dia do Raid, os competidores enfrentarão o percurso mais longo da competição. Serão 312 quilômetros em mais de 8 horas de prova no trajeto de Telêmaco Borba a Curitiba. Antes de chegar a capital, haverá um pit stop para o almoço em Ponta Grossa.

Mais informações, notícias, resultados e imagens da 17ª edição do Transparaná 2011 são encontrados no site www.transparana.com.br. O Raid conta com o patrocínio da Troller, Trilha Eurocar, Ekron Guinchos, Off Limits, Northstar Motors, Itaipu Binacional e das Prefeituras de Curitiba e Guaira, além do apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Paranaense de Automobilismo, Sindicosbustíveis, Sanepar, Rádio 98 FM, Mamute Off-Road, Apolar Imóveis, Postos Tonin, Fox Fire, Trevauto Veículos, Acassius Adesivos, Fábrica das Cópias, Costão do Santinho Resort Golf SPA, Mabu Thermas & Resort e das Prefeituras de Palotina, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Telêmaco Borba e Matinhos.

Fotos: Mary Derosso

























Atendimento à Imprensa:
NCA Comunicação - (41) 3333-8017
Jornalista Bebel Ritzmann - (41) 99571547
Jornalista Zinho Gomes - (41) 9221-8977

24h de Daytona: grid é definido nesta quinta-feira

Zonta é uma das estrelas da prova, que acontece neste fim de semana nos Estados Unidos

O automobilismo mundial começa pra valer nesta quinta-feira. No lendário circuito de Daytona, nos Estados Unidos, 49 carros e 206 pilotos disputam os treinos livres e a tomada de tempos para a 40ª edição das 24 Horas de Daytona, uma das mais tradicionais corridas de longa duração do mundo.

Os 206 pilotos e 49 carros estão divididos em duas categorias, Protótipos (mais veloz e prestigiada, com 17 veículos e 68 pilotos) e GT (mais barata e popular, com 32 carros e 138 pilotos). As duas divisões largam juntos, mas possuem disputas particulares e o vencedor será quem cruzar a linha de chegada em primeiro no geral. Entre os inscritos, existem quatro brasileiros: Ricardo Zonta (Protork/ Girho's), Christian Fittipaldi, Raphael Matos e Oswaldo Negri.

O quarteto brasileiro integra uma lista cheia de estrelas, composta por ex-pilotos de F-1 (como Juan Pablo Montoya, Max Papis, Justin Wilson, Martin Brundle, Mark Blundell e Christophe Bouchut), representantes da Indy (Scott Dixon, Dario Franchitti, Scott Pruett, Buddy Rice e Ryan Briscoe, entre outros) e da Nascar (Jimmie Johnson e Jamie McMurray), além de centenas de pilotos com carreira internacional.

"É uma corrida pouco conhecida no Brasil, mas bastante tradicional em todo o mundo. Daytona é o palco sagrado das corridas da Nascar, quando eles corriam em uma pista montada na praia, e sempre é um prazer correr lá. Não só a competição é interessante, como o ambiente calmo e o carinho dos fãs, que, nos Estados Unidos, instalam seus motorhomes dentro da pista e tratam os pilotos como alguém da família", conta Zonta, que correrá pela Krohn Racing pelo quarto ano seguido, ao lado de Nic Jonsson, Track Krohn e Nicolas Minassian.

O circuito, de 5,730 km, é uma mistura do famoso oval com um trecho misto, com os pilotos percorrendo longos trechos de altíssima velocidade, "quebrados" por dois setores, uma chicane e um trecho mais sinuoso. As características do circuito proporcionam uma disputa intensa entre os protótipos da Grand-Am e os carros do GT, que se tornam retardatários frequentes. "Depois de algumas voltas, começa uma intensa troca de posições com os retardatários, que segue até a bandeirada. Além de tomar cuidado para não perder tempo, tomamos alguns sustos, principalmente de madrugada, com os carros mais lentos", relata o paranaense, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1.

A quinta-feira será intensa, com três treinos livres e a classificação, marcada para as 16h30 (de Brasília). A sexta-feira terá mais dois ensaios livres, enquanto o sábado e domingo serão reservados para a corrida, que tem largada prevista para acontecer às 18h30 do sábado, com transmissão ao vivo de boa parte da corrida pelo canal por assinatura Speed Channel.

Confira a programação e a lista completa dos inscritos para as 24 Horas de Daytona:

Horários do fim de semana

Quinta-feira, 27 de janeiro
13h00: Treino livre 1
14h30: Treino livre 2
16h30: Classificação
21h30: Treino livre 3

Sexta-feira, 28 de janeiro
12h00: Treino livre 4
14h00: Treino livre 5

Sábado, 29 de janeiro
18h30: Largada, 24 horas de Daytona


Lista de Inscritos

Protótipos
Número - Piloto (Equipe)
1 - Joey Hand, Scott Pruett, Graham Rahal, Memo Rojas (Ganassi/Sabates)
2 - Scott Dixon, Dario Franchitti, Jamie McMurray, Juan Pablo Montoya (Ganassi/Sabates)
5 - David Donohue, Burt Frisselle, Darren Law, Buddy Rice (Action Express)
6 - AJ Allmendinger, Michael McDowell, Justin Wilson (Michael Shank/Curb/Agajanian)
7 - Jared Beyer, Jan Heylen, Scott Mayer, Doug Peterson, RJ Valentine (Starworks)
8 - Colin Braun, Ryan Dalziel, Tomas Enge, Mike Forest, Jim Lowe (Starworks)
9 - João Barbosa, Terry Borcheller, Christian Fittipaldi, JC France, Max Papis (Action Express)
10 - Max Angelelli, Ryan Briscoe, Ricky Taylor, Wayne Taylor (SunTrust)
23 - Mark Blundell, Zak Brown, Martin Brundle, Mark Patterson (United/Michael Shank)
45 - Jorg Bergmeister, Patrick Long, Seth Neiman, Johannes van Overbeek (Flying Lizard)
55 - Christophe Bouchut, Luis Diaz, Scott Tucker, Mark Wilkins (Level 5)
60 - Marc Goossens, Oswaldo Negri, John Pew, Michael Valiante (Michael Shank)
76 - Ricardo Zonta , Nic Jonsson, Track Krohn, Nicolas Minassian (Krohn)
77 - Matt Bell, Brian Frisselle, Ross Kaiser, Henri Richard (Doran)
90 - Paul Edwards, Antonio Garcia, Sascha Maassen (Spirit of Daytona)
95 - Ryan Hunter-Reay, Raphael Matos, Scott Tucker, Richard Westbrook (Level 5)
99 - Jon Fogarty, Alex Gurney, Jimmie Johnson (Gainsco/Bob Stallings)

GT
Número - Piloto (Marca)
00 - Gabriel Abergel, Emmanuel Collard, Davy Jones, Steve Lisa, Xavier Pompidou (Ferrari)
4 - Ryan Eversley, Daniel Graeff, Kenny Wallace, Ron Yarab Jr., Richard Zahn (Porsche)
97 - Eric Curran, Olivier Gavin, Bruce Ledoux, Gunter Schaldach (Camaro)
11 - David Empringham, Scott Maxwell, Tom Nastasi, David Russell (Mustang)
17 - Nicolas Armindo, Jack Baldwin, Claudio Burtin, Martin Ragginger, Nick Tandy (Porsche)
18 - Cory Friedman, Peter Ludwig, Mark Thomas, Dion von Moltke (Porsche)
22 - Eric Lux, Darryl O'Young, James Walker, Brian Wong (Porsche)
30 - Jade Buford, Gary Jenson, Mark Jensen, Michael Marsal, Scott Rettich (Mazda)
32 - David Cheng, Max Hyatt, Ryan Lewis, Tom Papadopoulos (BMW)
36 - Chris Cumming, Taylor Hacquart, Justin Marks, Mikel Miller (Mazda)
40 - Patrick Dempsey, Charles Espenlaub, Joe Foster, Tom Long (Mazda)
41 - Dane Cameron, James Gue, Ian James, Don Kitch Jr., Dave Lacey (Mazda)
42 - Memo Gidley, Joe Nonnamaker, Wayne Nonnamaker, Will Nonnamaker, Joe Sahlen (Mazda)
44 - Marco Holzer, Richard Lietz, John Potter, Craig Stanton (Porsche)
47 - Jeffrey Earnhardt, Doug Harrington, Maurice Hull, Scott Monroe, Bret Sandberg (Porsche)
48 - Rob Bell, Bryce Miller, Bryan Sellers, Tim Sugden (Porsche)
53 - Bob Doyle, Jim Michaelian, Coulter Mulligan (Porsche)
54 - Jeroen Bleekemolen, Bret Curtis, Tim Pappas, Patrick Pilet, James Sofronas (Porsche)
56 - Jonathan Allen, Michael Davison, Jean-Francois Dumoulin, Glynn Geddie, Mike Skeen (Ferrari)
57 - Ronnie Bremer, Robin Liddel, Jan Magnussen (Camaro)
59 - Andrew Davis, Hurley Haywood, Leh Keen, Marc Lieb (Porsche)
63 - Jim Downing, Richard Grupp, David Murry, Dennis Spencer, Owen Trinkler (Mazda)
65 - Shane Lewis, Mitch Pagerey, Thomas Sheehan, William Sweedler (Porsche)
66 - Dominik Farnbacher, Tim George Jr., Ben Keating, Lucas Luhr (Porsche)
67 - Steven Bertheau, Brendan Gaughan, Wolf Henzler, Andy Lally, Spencer Pumpelly (Porsche)
69 - Emil Assentato, Nick Ham, Anthony Lazzaro, Nick Longhi, Jeff Segal (Mazda)
70 - Jonathan Bomarito, Adam Christodolou, John Edwards, Sylvain Tremblay (Mazda)
81 - Doug Baron, Fred Poordad, Cort Wagner (Ferrari)
86 - Joey Atterbury, Cooper MacNeil, Randy Pobst, Derek Whitis (Porsche)
88 - Bill Lester, Matthew Marsh, Johnny O'Connell, Jordan Taylor (Camaro)
94 - Bill Auberlen, Paul Dalla Lana, Matt Plumb, Boris Said (BMW)

Total de Inscritos: 49 carros e 206 pilotos
17 Protótipos (68 pilotos)
32 GT (138 pilotos)


Saiba mais sobre o piloto e entre em contato por meio do site
www.ricardozonta.com.br ou acompanhe Zonta no twitter pelo endereço
www.twitter.com/rzonta


Assessoria de Imprensa Ricardo Zonta
MS2 Comunicação | (51) 3381.9323
Glauce Schütz | glauce@ms2comunicacao.com.br | (51) 8142.2602
Bruno Vicaria | vicaria@ms2comunicacao.com.br | (11) 8196.3069
Marcela Martinez | marcela@ms2comunicacao.com.br | (51) 8128.3371