Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Victor Caliman termina a última bateria do SKB na 4° colocação



Em um final de semana histórico para o kartismo paulista e brasileiro, a principal sede do esporte e celereio de muitos campeões, o Kartódromo de Interlagos, localizado na cidade de São Paulo, recebeu mais de 150 pilotos para o Super Kart Brasil.

Ao longo do sábado e do domingo foram disputadas quatro corridas de cada uma das cinco categorias do SKB nesta segunda edição. Com uma atuação destacada na categoria Graduados, o piloto paulistano, Victor Caliman fez sua estréia em 2011, e não podia ser diferente, já que o campeão do último GP RBC 2010, treinou durante a semana, realizando o setup e acertos no chassi KartMini, motorização IAME MY e carburação KTT. A gestão de treinos e análises técnicas foram realizadas pelo próprio piloto e a equipe ByChico.

TOMADA DE TEMPO e BATERIAS
Com uma temperatura do verão paulistano, passando dos 30 graus, a primeira bateria de classificação, contou com 16 pilotos e Caliman assegurou o sétimo melhor tempo, mantendo-se na briga pela vitória na primeira bateria. Em uma prova bem disputada e vencida por Sergio Jimenez, após 13 voltas, o piloto da ByChico, conquistou o sexto lugar na primeira bateria, com o tempo de 51.625.

Para segunda bateria, disputada em 19 voltas, Caliman se envolveu durante a volta 5 em um toque com outro piloto, prejudicando sua performance crescente na prova. Desta forma perdeu posições e finalizou a bateria na décima sexta posição, com 2 voltas atrás do vencedor (Sergio Jimenez) e o tempo de 1:48.545.

No domingo (30/01), a primeira e segunda bateria, da categoria Graduados, foram realizadas em baixo de um sol de 34 graus e umidade do ar de 22%. Pela manhã, ocorreu a tomada de tempo, onde Victor Caliman fechou com o tempo de 50.657, à .333 do pole, Sergio Jimenez (50.324)

O trabalho realizado pela equipe ByChico de setup, acertos de carenagens e ajustes de motor e carburador, durante a noite e madrugada do dia anterior, surge em feito já na tomada de tempo.

Para a primeira bateria do dia, Caliman segue focado e com chances de conquista; sendo que na primeira volta assumiu a quinta colocação, porém na volta 3 - de 10 na disputa - foi tocado na entrada da "Curva da Balança" e perdeu posições, terminando na oitava posição, com a vitória de Nelson Piquet, que cravou 11:07.339 de tempo de prova.

Seguindo para a última e decisiva bateria do dia, o piloto Caliman, retrabalhou o setup e acerto do motor IAME MY. Em um disputa mais limpa na pista e após 21 voltas, a vitória ficou com o artista brasiliense Nelson Piquet Jr, detentor do título da categoria no SKB. O piloto Victor Caliman, através de uma "tocada fina", que é peculiar em seu modo de disputa e recuperando-se de forma brilhante, terminou a última bateria com belas ultrapassagens, e realizando o terceiro melhor tempo (52.327) da bateria, ficando a frente de Ruben Carrapatoso, Tuca Rocha e Sérgio Jimenez. Ao final da disputa, Caliman assegurou a quarta posição e terminou o campeonato do SKB, em sua primeira disputa, com a sétima posição, somando 21 pontos.

Após o término da competição, a equipe ByChico e o piloto analisaram o resultado e focaram na continuidade do planejamento de 2011, iniciando a temporada em grande atuação, durante o SKB, apesar dos problemas gerados na disputa de posições. Quanto ao equipamento técnico (chassi KartMini, motorização IAME MY e carburador KTT), ambos de apresentaram de forma constante e crescente, firmando uma ótima posição na bateria final.

"TERMINEI O II SKB EM SÉTIMO LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO GERAL, FUI OBRIGADO, POR SITUAÇÕES DE CORRIDA A LARGAR NO MEIO DO PELOTÃO. NA ULTIMA BATERIA PUDE TER A CERTEZA DE QUE ESTOU EVOLUINDO MUITO, E TENHO UM BOM CONJUNTO PARA O ANO; VAMOS JUNTO COM A MINHA EQUIPE TRABALHAR E BUSCAR OS CAMINHOS", relata o piloto.

Para Victor Caliman, a nova temporada de kart começa com muito trabalho, e com muitas novidades, já que entra em uma semana decisiva e com alguns compromissos firmados com apoiadores e patrocinadores, firmando os objetivos e uma boa participação em campeonatos regionais e desenvolvendo sua carreira para o automobilismo.

Por SulfiatPress | ByChico
Fotos: Leandro Claro
Cronometragem: Racing Crono

Nenhum comentário: