Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Azimut Yachts: Luxo Italiano no Brasil






O alto padrão de qualidade dos produtos e dos serviços da marca Azimut Yachts, que traz a excelência tipicamente italiana, tem conquistado cada vez mais a preferência dos brasileiros já que o país é considerado o mais promissor mercado de iates de luxo do mundo. O grupo Azimut-Benetti, que em agosto de 2010, lançou um estaleiro em terras brasileiras, está satisfeito com os resultados alcançados até o momento e, com isso, projeta negócios de sucesso para a temporada náutica 2011.



"O perfil do consumidor brasileiro é bastante sofisticado e exigente", explica o CEO da Azimut do Brasil, Luca Morando. "São pessoas que buscam o máximo do conforto e qualidade em todos os detalhes e, além disso, querem inovações, tecnologia e diferenciais e, por isso, se adequam perfeitamente ao padrão oferecido pela Azimut Yachts", completa.



Morando destaca que, com o novo estaleiro no Brasil, os clientes estão ainda mais próximos do fabricante e podem acompanhar com mais facilidade todas as etapas do seu desenvolvimento. A fábrica também funciona como uma base para dar suporte, mesmo se o cliente no Brasil optar pela aquisição de um modelo fabricado somente na Itália. "Ele terá a oportunidade de comprar um iate de alto luxo italiano com a vantagem de ter perto um estaleiro nacional", afirma Morando.



"Com a construção do pólo náutico em Itajaí (SC), teremos instalações, ampla estrutura e serviços completos para atender as mais diversas necessidades. Além de lançar as tendências mundiais e garantir qualidade, nosso compromisso vai muito além: com o desenvolvimento da sociedade e do mercado náutico no estado e no país", completa.



A FÁBRICA PRODUZIRÁ 100 IATES DE LUXO POR ANO

Atualmente, o estaleiro está sediado em uma áera de 10.000 m2. Até o final do de 2011, será concluída uma das etapas da maior estrutura náutica coberta do gênero no país em uma área total de 200.000 m2, que além de sediar a fábrica, oferecerá completa gama de produtos e serviços de apoio e de lazer. Com todas as etapas da nova fábrica em funcionamento, a previsão é produzir anualmente cerca de 100 iates de luxo para atender o público brasileiro. A princípio, serão fabricados no Brasil 6 modelos diferentes seguindo as últimas inovações que levam a excelência da marca italiana Azimut: 4 abaixo de 80 pés e 2 entre 80 e 100 pés. "A escolha dos modelos vai de encontro às principais necessidades e exigências dos consumidores e, além disso, são tamanhos adequados às capacidades das marinas que atualmente existem do Brasil", explica Morando.



Enquanto isso, o estaleiro está trabalhando nos dois primeiros modelos fabricados no Brasil, um de 43 pés e outro de 58 pés. O CEO da Azimut afirma que as atividades tanto na construção dos iates quanto na estruturação da fábrica estão à todo vapor. A proposta é lançar esses dois primeiros modelos fabricados no Brasil durante o Rio Boat Show, na capital carioca, em abril de 2011. "A fábrica começou as suas operações em agosto do ano passado com cerca de 20 funcionários e hoje já estamos com mais de 140 colaboradores", completa Morando, destacando o empenho do grupo no desenvolvimento econômico da região. Nos próximos 5 anos, a estimativa de investimentos do grupo italiano no Brasil é de R$ 200 milhões com a geração de 1 mil empregos diretos, além de já existir o interesse na construção de uma marina amplamente capacitada para comportar embarcações dos mais variados portes, e do apoio na atração de novos investimentos ao Estado.



INVESTIMENTOS EM RECURSOS HUMANOS



"De todos os colaboradores já contratados pela Azimut do Brasil, a grande maioria é de Itajaí e região", informa a cordenadora de recursos humanos, Gabriela Pauli dizendo que a empresa tem como objetivo valorizar a mão de obra catarinense. Em relação à política de capacitação e qualificação, os colaboradores têm treinamentos constantes e os supervisores, monitores e coordenadores de cada setor recebem ainda a capacitação direto da Itália. "Muitos dos funcionários já foram para Itália e passaram, dependendo da necessidade, de 12 a 40 dias no país, para conhecerem toda a estrutura do grupo e o processo de fabricação das embarcações", explica Pauli.



O supervisor de setor, Manoel Martins, há 6 meses na fábrica, já teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura italiana. "Fui para Turim em dezembro e fiquei impressionado com o que vi e aprendi, é um outro conceito", elogia. "Conheci todo o processo de montagem dos iates, fui muito bem atendido. É uma ótima oportunidade para hoje e para o nosso futuro", explica.



Além disso, a coordenadora de recursos humanos da Azimut, explica ainda sobre a preocupação com o bem-estar dos funcionários. "Todos recebem um pacote de benefícios que inclui plano de saúde, odontológico e de alimentação e, ainda, têm um médico particular à disposição 24 horas por dia para atendê-los quando houver necessidade, mesmo não estando na fábrica", conclui.



SC RECEBE IATE DE 100 PÉS

A fábrica também acompanha de perto todo o processo de importação das embarações produzidas na Itália para garantir total qualidade e atender a demanda de pedidos. No último dia 15 de dezembro, dos 7 iates que chegaram através do Teporti – Terminal Portuário de Itajaí, destaque para o "Leonardo", de 100 pés, maior megaiate já desembarcado no estado de Santa Catarina. O processo de desembarque e de logística foi realizado pela empresa Interporti S.A..



MODELOS DE SONHO

Assim como nos demais estaleiros da Azimut-Benetti no mundo, os luxuosos megaiates fabricados no Brasil também chegarão ao mercado com as últimas tendências mundiais lançadas pelo grupo. Com conceito de elegância, beleza e inovação, trazem os mais recentes recursos das categorias e são verdadeiras casas de luxo no mar. A nova coleção de Flybridge Azimut – com ampla luminosidade e recursos excepcionais para o lazer e banhos de sol -; a flexibilidade proporcionada pelos seus desenhos exclusivos; o design imponente e sofisticado; o mobiliário e a decoração versáteis e confortáveis são algumas das características que fazem justiça da empresa ser considerada a líder mundial em seu segmento.



SOBRE O GRUPO AZIMUT-BENETTI

O grupo Azimut-Benetti tem mais de 40 anos de história. Fundado em 1.969, é o primeiro e mais prestigiado construtor de iates do mundo. O grupo, cujos membros incluem as marcas Azimut Yachts, Benetti e Atlantis, cada uma aborda uma linha diferente no mercado de navegação - e a Fraser Yachts, uma marca líder no setor de serviços, opera em 67 países do mundo através de uma rede de vendas de 138 localidades.



Das instalações, são sete unidades de produção de luxo na Itália (incluindo o pólo náutico de Livorno), um pólo náutico na Turquia e agora outra no Brasil. Comercializa a mais ampla e completa gama de iates a motor entre 36 pés e 70 metros e é o líder mundial incontestado por 12 anos na produção.



Site: www.azimutyachts.com

Revendedor exclusivo no Brasil: www.yachtbrasil.com.br






Mais informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa - Rotas Comunicação
Contatos: Larissa Andrade ou Fábio Oliveira
Tels./fax.: +55 (47) 3363-6845/ 9129-8842
E-mails: larissa@rotascomunicacao.com.br; fabio@rotascomunicacao.com.br
www.rotascomunicacao.com.br

Nenhum comentário: