Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Indy padroniza "push-to-pass" em pistas mistas e de rua



O "botão de ultrapassagem" tem novo regulamento que pode ser decisivo na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, que acontece em maio

A organização da Fórmula Indy anunciou nesta segunda-feira (18) a padronização do uso do botão de ultrapassagem, o "push-to-pass", nas provas realizadas em circuitos mistos e de ruas. Em dez corridas, incluindo a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, que acontece em 5 de maio no Circuito do Anhembi, cada piloto terá direito a dez ativações durante toda a prova.

O tempo de ativação é que varia entre uma corrida e outra. Nas provas de St. Petersburg, Detroit, Sonoma, Baltimore e Houston, cada ativação terá a duração de 15 segundos. Já na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé e em Barber, Long Beach, Toronto e Mid-Ohio, esse tempo será ampliado para 20 segundos. Nos dois casos, não haverá delay (intervalo) entre o acionamento e o funcionamento do sistema.

Na prática, cada ativação, feita por meio de um botão no volante, proporcionará 200 RPM a mais no motor. "Agora será assim: se o piloto escolher usar o botão, ele não poderá cancelar. Ou ele usa, ou ele perde esta ativação", explica o vice-presidente de tecnologia da Indy, Will Phillips, que enfatiza o desejo de fazer o botão de ultrapassagem justificar seu nome; ou seja: proporcionar mais manobras de superação de adversários.

"Desta forma, ficará mais difícil usar o 'push-to-pass' como mecanismo de defesa e ele voltará a ser uma oportunidade para a ultrapassagem. Você precisará tomar mais cuidado, pois serão disponibilizados apenas dez oportunidades durante uma corrida. A duração de cada botão deve cobrir a reta mais longa do circuito, por isso a diferença entre uma pista e outra", completa.

A temporada 2013 da Fórmula Indy acontece neste domingo (24), com o GP de St. Petersburgo. Confira a lista detalhada para o uso do botão de ultrapassagem em cada prova:

GP de St. Petersburg: dez ativações, 15 segundos cada (150 segundos no total)
GP de Barber: dez ativações, 20 segundos cada (200 segundos no total)
GP de Long Beach: dez ativações, 20 segundos cada (200 segundos no total)
Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé: dez ativações, 20 segundos cada (200 segundos no total)
GP de Detroit: dez ativações, 15 segundos cada (150 segundos no total)
GP de Toronto: dez ativações, 20 segundos cada (200 segundos no total)
GP de Mid Ohio: dez ativações, 20 segundos cada (200 segundos no total)
GP de Sonoma: dez ativações, 15 segundos cada (150 segundos no total)
GP de Baltimore: dez ativações, 15 segundos cada (150 segundos no total)
GP de Houston: dez ativações, 15 segundos cada (150 segundos no total)




Ingressos à venda para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé: Os ingressos para a quarta edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, a etapa brasileira da Fórmula Indy, estão disponíveis não só pelo site TKT1 (www.tkt1.com.br), mas também em pontos de venda físicos em cinco lojas Centauro na cidade de São Paulo. As unidades da Centauro nos Shoppings Tamboré, Eldorado, Center Norte, Bourbon e Anália Franco possuem um espaço da TKT1, agência oficial de venda de ingressos, com equipe própria de atendimento, que ficará aberto das 12 às 19 horas (de Brasília). Os valores para os 13 setores espalhados pelo Sambódromo do Anhembi variam de R$ 55 (meia entrada no setor H) a R$ 800,00 (setor VIP). Quem comprar o ingresso para a corrida, que será realizada em 5 de maio, receberá como cortesia a entrada para os treinos, no dia anterior. As vendas serão finalizadas no dia 26 de abril, caso ainda haja a disponibilidade de ingressos até esta data - alguns setores, como o H e o L, já estão em seu segundo lote de vendas.


Siga a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo

Acesse o site da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé: www.saopauloindy300.com.br

Mais informações para a imprensa:
XYZ Live Press
Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria / Gabriel Navajas
11. 3144-9997 / 3144-9990
11. 9 7282-9888

Nenhum comentário: