Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Definidas as posições de largada do Rally Internacional de Erechim





Primeiras 15 posições foram definidas pelo Qualifying Stage utilizado pela primeira vez na América do Sul

17 de maio de 2013 - O Rally Internacional de Erechim, evento válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, terá neste sábado (18), a partir das 8h30min, a largada para a sua primeira especial. Nesta sexta-feira (17), foi realizado o Qualifying Stage, classificação dos 15 melhores tempos entre os carros 4x4, que definiu a ordem de largada para a primeira especial, trecho denominado com sete quilômetros de extensão. As posições dos 15 primeiros carros a largarem neste sábado foram determinadas pelas próprias duplas que optaram pelas melhores colocações de acordo com suas classificações e conveniência de cada dupla competidora. 

O melhor tempo foi obtido pela dupla vencedora das duas últimas etapas de Erechim e atual campeã sul-americana, formada pelos paraguaios Gustavo Saba e Vitor Aguilera (Skoda Fabia S2000). Eles escolheram ser a décima equipe a fazer a largada. "Os trechos tem muitas pedras e largando mais atrás acho que posso aproveitar a trilha que deverá ser formada pelos carros que largarão mais a frente", explicou Saba. 
As equipes que fizeram os melhores tempos no Qualifying Stage optaram por largar o mais tarde possível, pensando na mesma estratégia de aproveitar as trilhas já formadas pelos carros da frente. Com isso, os equatorianos Ruben Cuenta e Daniel Aviles (Subaru Impreza) serão os primeiros a enfrentar o terreno pedregoso das especiais do Rally de Erechim.

A melhor dupla brasileira classificada é formada por Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer EVO X), que foram os sextos colocados na tomada de tempo e escolheram a 14ª posição de largada para amanhã. Bertholdo - que tem 14 títulos brasileiros e um sul-americano - lidera o campeonato nacional com uma vitória na primeira etapa em Canela (RS). O brasileiro disse estar satisfeito com sua posição de largada. "Já esperava largar depois de décimo, então agora é torcer para não termos problemas mecânicos", lembrando ainda que as pedras são um grande risco, principalmente para pneus de chuva. As previsões cada vez mais apresentam chuva no final de sábado e no início de domingo.

A programação desta sexta incluiu o shakedown, o último acerto no trecho de seis quilômetros na parte da manhã, e o Super Prime, iniciado às 18h, o ponto alto do dia com a presença de um público aproximado de 20 mil pessoas no Parque de Apoio do evento.

O Rally Internacional de Erechim é válido pelas segundas etapas do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e pelo campeonato gaúcho. Pelo seu status de melhor etapa do Campeonato Sul-americano da modalidade, neste ano também foi escolhido como a etapa de abertura do certame continental. Cada campeonato adota um sistema de categorias diferentes, mas similares, fazendo com que haja uma boa disputa entre todos os concorrentes. Os participantes do Campeonato Brasileiro se dividem em quatro categorias: a 4x4 que agrupam todos os carros de tração nas quatro rodas, incluindo o XRC Peugeot 207, Mitsubishi Lancer, Subaru Impreza, a 4x2 Super - com preparação no motor 1.600 e câmbio similar aos veículos classe 6 no regulamento FIA. Já na categoria 4x2 - os carros são praticamente normais com restrições as preparações no motor 1.600, similares aos veículos classe 8 e 9 no regulamento FIA e a categoria 207, com os Peugeot 207 com preparação de motor e suspensão para competição que participavam da Copa Peugeot disputada em anos anteriores.

A classificação do Brasileiro de Velocidade traz as seguintes duplas nas quatro categorias:

Categoria 4x4:
1. Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut - Mitsubishi Lancer EVO X - 25 pontos
2. Milton Pagliosa/André Pagliosa - Mitsubishi Lancer EVO IX - 18 pts.
3. Ilo Dielh/Eduardo Soneca - Mitsubishi Lancer EVO IX - 15 pts.
4x2 Super
1. Evandro Carbonera/Juliano Gracioli - Fiat Palio - 25 pontos
2. Eduardo Barros/Rodrigo Machado - Peugeot 207 - 18 pts.
3. Luccas Arnone/Felipe Costa - Peugeot 207 - 15 pts.
207
1. Dimas Pimenta/Rodrigo Konig - Peugeot 207 - 25 pontos
2. Ricardo Malucelli/Giovani Bordin - Peugeot 207 - 18 pts.
3. Marlon Goulin/Maicol Souza - Peugeot 207 - 15 pts.
4x2
1.Toninho Genoin/Sidnei Broering - Peugeot 206 - 25 pontos.
2. Marco Malucelli/Guilherme Trombini - Gol W - 18 pts.
3. Sandro Maestreli/Julimar Ferro - Peugeot 206 - 15 pts.


Programação 16º Rally Internacional de Erechim - 17/18 e 19 de maio

Sábado, dia 18 de maio
8h30 - Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h26 - Largada do 2º Super-prime
17h - Conferencia de imprensa com competidores

Domingo, 19 de maio
8h03 - Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h - Rampa de premiação aos vencedores
13h30 - Conferencia final de imprensa com competidores




Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo
+55 (11) 3045-0836
+55 (11) 8339-7897
imprensa@cba.org.br

Nenhum comentário: