Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 17 de maio de 2013

X Games: veterano dos ralis, Guiga terá de "aprender a ultrapassar"






Acostumado a competir contra o relógio durante toda a carreira, piloto do X Team Mitsubishi dividirá pista com outros pilotos em Barcelona, algo incomum em sua trajetória

Acostumado com os ralis, seu "habitat natural", Guilherme Spinelli terá de lidar com uma característica do Global Rallycross que é completamente incomum ao universo off-road que está acostumado: a ultrapassagem. Com diversos títulos no Rally dos Sertões e inúmeras participações no Rally Dakar, Guiga quase nunca teve a oportunidade de "trocar tinta" ou "bater porta" com um concorrente durante uma competição.

O piloto do X Team Mitsubishi na etapa de Barcelona dos X-Games já se encontra em solo espanhol estudando o evento, onde carregará um status igualmente novo em sua carreira, o de estreante. A sensação, garante ele, é a mesma, de ansiedade e empolgação. "Estou muito animado. Esta modalidade me parece extremamente prazerosa aos pilotos, mas é difícil criar expectativa quanto ao resultado, pois não tenho ideia da performance dos outros pilotos. Já o formato é fácil de me familiarizar e o modelo de pista é parecida com a dos prólogos nos ralis", afirma.

"Essa disputa lado-a-lado não existe nos ralis. É o maior diferencial para mim em termos de pouca experiência. Não há limitações de toques, também, e você fica à mercê do que acontece. Por exemplo, você pode dividir uma freada, tomar um toque por trás e ficar de fora", comenta o piloto, que utilizará o modelo Lancer EVO XTR do time, apoiado por Petrobras e patrocinado por Mitsubishi, SKY e Outback.

As análises feitas a exaustão das imagens do companheiro de equipe Nelsinho Piquet na etapa disputada em Foz do Iguaçu, no mês de abril, fizeram Spinelli notar um detalhe que, para ele, é considerado vital na competição. "Pelo que vi em Foz, o ponto fundamental é a largada e ela depende de sua posição no grid: se você larga por dentro, todos te espremem; se parte por fora, é preciso arrumar um espaço por dentro. Isso cria uma expectativa sobre como vou me virar", destaca.

Por fim, outra novidade para Guiga é correr dentro de um estádio poliesportivo: a prova acontece no Estadio Olimpic De Montjuic Lluis Companys, sede dos Jogos Olímpicos de 1992. "É uma pista, por conta das limitações de espaço, mais travada que a de Foz do Iguaçu e com curvas mais lentas. Teremos também aquele salto que cruza a pista de baixo. Este será um atrativo muito legal para quem assiste", finaliza.

A edição deste fim de semana do X-Games será exibida ao vivo pelos canais por assinatura ESPN. Confira a programação completa do GRC em Barcelona (horários de Brasília):

Treino livre: domingo (19), 5h00
Baterias classificatórias: domingo (19), 11h00
Repescagem: domingo (19), 11h45
Final: domingo (19), 12h15

FICHA TÉCNICA - PETROBRAS MITSUBISHI EVO XTR
Motor: 2.0L MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (Estados Unidos)

SOBRE OS X GAMES
Criados em 1995 nos Estados Unidos com o nome The Extreme Games, os X Games são considerados a Olimpíada dos esportes radicais. O evento é reconhecido no mundo todo como referência em esportes de ação. A partir de 2013, os X Games passam a ter seis eventos ao redor do mundo, com Foz do Iguaçu se juntando a Aspen (EUA), Tignes (FRA), Barcelona (ESP), Munique (ALE) e a cidade-sede Los Angeles (EUA). No Brasil, os melhores atletas das modalidades Moto X, Global RallyCross, Skate e BMX disputarão medalhas de ouro, prata, bronze e prêmios em dinheiro em 15 competições. No GRC, categoria do X Team Mitsubishi Racing, 16 pilotos correm em uma pista que se alterna entre asfalto e terra. Na briga pelo ouro, são classificados dez pilotos para a fase final. Eles disputam uma corrida de seis voltas, na qual vence quem ultrapassar primeiro a linha de chegada.

SOBRE A MITSUBISHI
A Mitsubishi Motors do Brasil, presente no país há 23 anos, é a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa. Com uma fábrica instalada em Catalão (GO), a MMCB conta hoje com mais de 180 concessionárias, que levam veículos de última geração e todo o espírito inovador da marca para os vários cantos do território nacional. No segmento esportivo, organiza os ralis Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Cup, além da competição de pista Mitsubishi Lancer Cup, e apoia atletas de ponta, como a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, o velejador Beto Pandiani, o surfista Carlos Burle, o multiesportista Luis Roberto Formiga, o alpinista Rodrigo Raineri, o paraquedista Luigi Cani e o piloto Ulysses Bertholdo.

SOBRE A SKY
A SKY é a maior a operadora de TV por assinatura via satélite do país. Transmite seu sinal 100% digital para todos os seus assinantes, em todo território nacional. É a operadora que trouxe o maior número de inovações tecnológicas em televisão no Brasil aliada a melhor programação e excelência no atendimento aos mais de 17 milhões de telespectadores que possui. Em 2011, mais uma vez, a SKY foi pioneira com o lançamento da primeira operação de banda larga 4G na América Latina. No segmento esportivo, apoia atletas e equipes de ponta em diversos segmentos, como a equipe Red Bull/SKY (Stock Car), o Pinheiros/SKY e o SKY/Basquete Cearense (basquete masculino), o Unilever do técnico Bernardinho (vôlei feminino), além dos atletas Vitor Belfort (UFC) e Felipe Nasr (GP2).

SOBRE A PETROBRAS
A primeira vez que a Petrobras exibiu sua logomarca em uma competição esportiva foi em 1956, na corrida de estreia das Mil Milhas Brasileiras de automobilismo. Atualmente, os patrocínios da Companhia a competições automobilísticas estão alinhados ao Programa Petrobras Esporte Motor, que tem como principal objetivo apoiar o automobilismo/motociclismo por meio da cooperação tecnológica e/ou patrocínios a eventos incluindo fornecimento de combustíveis e/ou lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas e desenvolvimento dos nossos produtos permitindo que os mesmos sejam testados e aprovados por quem os utiliza sob as condições mais rigorosas. Entre as categorias em que a Petrobras está presente podem ser citadas a Copa Petrobras de Marcas (Turismo), a Fórmula Truck (Caminhões), a Equipe Mitsubishi Petrobras (Rali), a Moto 1000 GP, a Seletiva de Kart Petrobras (Kart) e a Baja SAE Brasil-Petrobras.

SOBRE O OUTBACK STEAKHOUSE
A rede Outback Steakhouse possui 43 restaurantes no Brasil e está presente em 20 cidades e 11 estados brasileiros. No mundo está em 22 países entre Europa, Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes.





MAIS INFORMAÇÕES
XYZ Live Press / X Team Mitsubishi Racing
Bruno Vicaria / Rodolpho Siqueira
press@xyzlive.com.br
11. 3144-9990 / 9 5772-9682 / 9 5472 0163

Mitsubishi e Guiga Spinelli
Fernando Solano / Caio Martins
fernandosolano@mmcb.com.br ou caiomartins@mmcb.com.br
11 5694-2789 / 98591-9197 / 5694-2776 / 98133-3268

Outback
Antonio Moraes
antonio.moraes@s2publicom.com.br
11 3027-0269

Nenhum comentário: