Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pilotos Edson e Amorim (Rsports), largam em 2ª e 6ª posições no grid da corrida preliminar da Indy






Largada da primeira etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge será neste domingo (4), às 8h45, com transmissão ao vivo pela TV Band. No Circuito Anhembi acontece também, a primeira etapa do Brasileiro de GT e a quarta edição da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé

04 de maio de 2013 - Os pilotos e a Rsports Racing que fazem suas estreias em pista de rua, terão de enfrentar o desafio da corrida de amanhã, valida pela 1ª etapa da Mercedes-Benz Grand Challenge, com largada às 8h45, no Circuito Anhembi (SP). Depois de dois treinos livres e a realização das tomadas de tempo na tarde deste sábado (04), Edson Coelho Jr. garantiu a 2ª colocação e Amorim Jr. a 6ª posição. Na nova configuração da categoria a corrida terá duração de 50 minutos.

O veículo Mercedes #88 do paulista Amorim Júnior receberá uma checagem geral para a corrida. "Os dois treinos foram parecidos, o carro melhorou de ontem para hoje. Durante o classificatório, no meio do treino, recebi uma batida na traseira que prejudicou o rendimento no restante do tempo da tomada", contou o piloto.

Já o seu companheiro, Edson Júnior #99, disse que o resultado acabou sendo bom, mas não garantiu o tempo de volta esperado. "Nós tínhamos um carro muito bom com pneu um pouco mais velho e com a pista mais fria. A pista esquentou e o tempo de volta piorou com o pneu novo", declarou. 

O piloto deu nove voltas no treino classificatório. "Tentei me acostumar com a reação do carro com esse pneu, mas estamos fazendo as mudanças necessárias para a corrida e buscar a vitória. É um carro competitivo, bom de corrida, que está preparado para aguentar até o final. Por isso, nessas condições, sempre sendo constante e tendo um bom ritmo posso atacar o primeiro colocado para tentar vencer a prova", afirmou Edson Júnior.

Para a Rsports Racing, o dia foi satisfatório. "O classificatório foi muito bom, um carro em segundo e outro em sexto é um resultado bastante positivo. Acredito que temos carros com melhores performances, durante todo o final de semana pensamos em economia de pneus e pela primeira vez competindo nesse tipo de pista na primeira fila é excelente. O Amorim infelizmente na tomada levou um toque severo na traseira do carro e não conseguiu fazer uma volta melhor, mas largar em sexto que também é uma boa colocação", ressaltou o chefe de equipe Leandro Romera.

A corrida tem uma parada obrigatória, uma janela de cinco minutos, - entre os 20o. e 25o. minutos -, e os competidores são obrigados a entrar para box. "Os carros devem ficar parados dois minutos ou fazer a troca de pilotos para equipe que precisar. Não pode haver troca de pneus e é um jogo apenas para o classificatório e para a corrida. Fizemos alguns testes e sabemos o tempo que precisamos para ficar parado. Agora é ver se temos a estratégia certa e buscar o melhor resultado", destacou Romera.

O Circuito

Para aumentar a segurança dos pilotos, especialmente no caso das largadas e relargadas, foram realizadas obras na pista para o evento deste ano no Circuito Anhembi, e com isso o traçado ficou mais rápido. Como solicitação da Fórmula Indy, houve o alargamento da área nas curvas um e dois, no S do Samba, a primeira freada logo após a bandeira de largada, de onde os carros da Mercedes-Benz Grand Challenge chegam a mais de 200 km/h. A outra modificação é a diminuição da altura das zebras de entrada e saída de todas as 11 curvas do traçado. 

"Para fazer o contorno da curva do `S` estamos a pouco mais de 90 km/h. O que mais me chamou a atenção é que o traçado é bastante estreito e uma curva seguida da outra onde se passa rente ao muro constantemente, por isso exige muita concentração", disse o piloto Amorim Júnior que faz sua estreia provas de rua.

Outra novidade para a equipe Rsports Racing e para os pilotos, Edson e Amorim, foi que puderam conferir que o Circuito do Anhembi tem a maior reta que de todos os circuitos em autódromos nacionais que já competiram. "Foi a reta que consegui a maior velocidade com o Mercedes, maior de todas e a distante da segunda em aproximadamente 500 metros", ressaltou Amorim.

Pista: Rua x Autódromo

Edson Jr, por sua vez, fez elogios ao traçado de 4.080 metros onde acontece a primeira etapa do campeonato da Mercedes-Benz GC. "Comparando com uma pista dos autódromos brasileiros, pelo que tenho acompanhando vendo as provas nos últimos anos, tiraram bastante as zebras e as irregularidades, ficou bem semelhante ao autódromo. O traçado do Circuito Anhembi tem uma excelente qualidade, como também, sua superfície. Basicamente, as maiores diferenças são as de que chegamos bem próximos do muro e existem poucas áreas de escape, por isso não permite erros. É uma experiência legal, gostei bastante. Um desafio e tanto!", aprovou o piloto.

Romera acreditava que teria maiores dificuldades para encontrar o setup ideal para o circuito. "A pista tem uma característica bem de circuito de autódromo, um asfalto bom. O fato de ficarem muito próximos dos muros demora um pouco mais para os pilotos se adaptar e se acostumar, mas pelo menos na minha equipe agradou bastante os pilotos e estão satisfeitos em estar participando dessa etapa", finalizou.

A equipe Rsports Racing conta com patrocínio de Duralitte, Nos Energy Drink, Nestlé, Fiolux, Serwal Reatores, EMC Sistemas, Neide Buffet e AvantGarde Motors.

Resultado do segundo treino livre - MBGC:

1º) 31 - Marcio Campos (MB, RS), 1:55.354, média de 127.36 Km/h
2º) 99 - Edson Junior (MB, RS), 1:55.760
3º) 11 - Neto De Nigris (MB, SP), 1:56.984
4º) 77 - Arnaldo Diniz (MB, SP), 1:57.188
5º) 12 - Leo De Nigris (MB, SP), 1:57.441
6º) 88 - Amorim Jr. (MB, SP), 1:57.669
7º) 35 - Rubens Tilkian (MB, SP), 1:58.128
8º) 60 - Beto Fonseca (MB, SP), 1:58.247
9º) 47 - Marcos Paioli (MB, SP), 1:58.611
10º) 100 - Linneu Linardi (MB, SP), 1:58.703
11º) 22 - Rafael Zapelini (MB, SP), 1:58.857
12º) 90 - Rodnei Felicio (MB, SP), 1:59.308
13º) 7 - Betinho Sartori (MB, SP), 1:59.496
14º) 6 - Fernando Junior (MB, RS), 1:59.608
15º) 21 - Peter Gottschalk (MB, SP), 2:00.316
16º) 111 - Gottschalk Jr/Tamake Jr (MB, SP), 2:02.574
17º) 44 - Cesare Marrucci (MB, SP), 2:03.941
18º) 55 - R.Santos/B.Rossi (MB, SP), 2:07.674

Melhor Volta: Marcio Campos, 1:55.354 (127.36 km/h)

Confira o grid de largada da 1ª etapa da MBCG:

1º) 31 - Marcio Campos (MB, RS), 1:54.660, média de 128,10 Km/h
2º) 99 - Edson Junior (MB, RS), a 1.066
3º) 11 - Neto De Nigris (MB, SP), a 1.842
4º) 60 - Beto Fonseca (MB, SP), a 2.200
5º) 22 - Rafael Zapelini (MB, SP), a 2.215
6º) 88 - Amorim Jr. (MB, SP), a 2.518
7º) 44 - Cesare Marrucci (MB, SP), a 2.638
8º) 35 - Rubens Tilkian (MB, SP), a 2.863
9º) 16º) 111 - Gottschalk Jr/Tamake Jr (MB, SP), a 3.003
10º) 77 - Arnaldo Diniz (MB, SP), a 3.022
11º) 12 - Leo De Nigris (MB, SP), a 3.130
12º) 6 - Fernando Junior (MB, RS), a 3.214
13º) 7 - Betinho Sartori (MB, SP), a 3.370
14º) 90 - Rodnei Felício (MB, SP), a 3.472
15º) 100 - Linneu Linardi (MB, SP), a 3.650
16º) 21 - Peter Gottschalk (MB, SP), a 4.016
17º) 47 - Marcos Paioli (MB, SP), a 5.534
18º) 55 - Roberto Santos/Beto Rosse, (MB, SP), a 7.106

Programação:

Domingo, 5 de maio
07h00: Abertura dos portões
08h00-08h30: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, Warm up
08h45-09h35: Mercedes-Benz Grand Challenge, corrida
09h50-10h40: Brasileiro de GT, corrida II
10h55-11h55: Atividade promocional
12h00-12h20: Desfile dos pilotos
12h30-15h00: Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, corrida
15h10-15h45: Pódio

Calendário - Mercedes-Benz Grand Challenge:

05 de maio - Anhembi (SP)
23 de junho - Curitiba (PR)
28 de julho - Tarumã (RS)
18 de agosto - Interlagos (SP)
08 de setembro - Curitiba (PR)
06 de outubro - Tarumã (RS)
03 de novembro - Santa Cruz do Sul (RS)
08 de dezembro - Interlagos (SP)








Mais informações: 
Site: www.rsportsracing.com.br
Facebook: RSports Racing
Twitter: @RsportsRacing

Assessoria de Imprensa Equipe RSports Racing:
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos
+55 (11) 5016-6113 /99972-6966
sig@sigcomunicacao.com.br
www.sigcomunicacao.com.br

Nenhum comentário: