Grande Prêmio da Malásia: Sepang, 27 a 30 de março de 2014
PNEU P ZERO LARANJA (DURO) ESTREIA AO LADO DO P ZERO BRANCO (MÉDIO)
MALÁSIA: UMA DAS CORRIDAS MAIS QUENTES E DIFÍCEIS COM O ASFALTO MAIS ABRASIVO
DRENAGEM DE ÁGUA DO CINTURATO AZUL FOI MELHORADA EM CASO DE CHUVA FORTE
Milão, 24 de março de 2014 - O novíssimo mundo da Fórmula 1, com seus novos pneus, enfrentará o teste mais difícil na Malásia: um circuito bem conhecido por ter um asfalto abrasivo e condições meteorológicas extremas, que variam de calor intenso até chuvas de monções.
Para lidar com essas condições extremas foram nomeados os dois pneus mais duros da gama: P Zero Laranja (duro) e P Zero Branco (médio). A evolução dos pneus aumentou a resistência e reduziu a degradação, preservando as mesmas características esportivas e o desempenho para melhorar o espetáculo de corrida.
"Vamos partir do asfalto liso em Melbourne para uma superfície altamente abrasiva na Malásia, e das condições relativamente frias do Albert Park para temperaturas muito mais altas, tanto do ambiente quanto da pista. Isto, obviamente, vai ser um grande desafio para os pilotos e seus novos carros, lembrando que ainda estamos no início da curva de aprendizagem. O tempo chuvoso nos treinos classificatórios na Austrália permitiu que as equipes experimentassem os novos pneus intermediário e de chuva, e esse conhecimento pode tornar-se muito útil em Sepang", explica Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.
O circuito de um ponto de vista dos pneus:
Sepang é um circuito rápido, com uma velocidade média de mais de 210km/h na classificação e várias curvas de alta velocidade. As acelerações e a alta velocidade fazem a tração ser particularmente crucial.
Como a maioria das equipes prefere o set-up para alta pressão aerodinâmica, os pneus terão de lidar não só com elevadas cargas laterais, mas também com uma força equivalente a 830kg empurrando-os para baixo. Esta combinação desafiadora de forças leva à degradação térmica e mecânica.
O pneu duro P Zero Laranja é um composto com uma ampla faixa de trabalho, adequado para as condições mais extremas, enquanto o médio P Zero Branco é um composto com extensão mais baixa de trabalho. Ao ajustar o mix dos compostos, as faixas de trabalho de todos os pneus aumentaram este ano.
O mesmo serve para os pneus de chuva. A banda de rodagem do pneu traseiro foi redesenhada para melhorar a resistência à aquaplanagem em climas extremamente chuvosos, enquanto o composto do pneu para chuva forte foi ajustado para atender a uma gama mais ampla de condições. Agora ele pode drenar 65 litros de água por segundo a 300km/h: cinco litros a mais que no ano passado.
O pneu dianteiro esquerdo é o que mais se desgasta na Malásia, a temperatura da banda de rodagem do pneu sobre pode chegar a 120ºC. Em termos de energia de atrito, Sepang coloca a quarta maior demanda sobre o pneu dianteiro esquerdo durante todo o ano (depois de Silverstone, Barcelona e Suzuka ).
A chuva afetou a estratégia do ano passado, com os cinco melhores pilotos parando quatro vezes. Sebastian Vettel (Red Bull) venceu largando com os intermediários, depois passando para o pneu médio, depois completando duas passagens com os pneus duros, depois terminou com o médio.
Os pneus já definidos:
| PZero Vermelho | PZero Amarelo | PZero Branco | PZero Laranja |
Austrália |
| Macio | Médio |
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Malásia |
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| Médio | Duro |
Bahrein |
| Macio | Médio |
|
China |
| Macio | Médio |
|
Pirelli vídeo 3D:
Mais informações sobre Sepang e as demandas sobre os pneus, bem como informações sobre as características dos compostos de 2014, podem ser encontradas em uma animação 3D, com novo visual, produzido pela Pirelli.
Este conteúdo pode ser baixado no site da Pirelli Fórmula 1: www.pirelli.com/f1pressarea
Clique nas imagens abaixo para fazer download:
O P Zero Laranja (duro) e o P Zero Branco (médio) foram selecionados para o Grande Prêmio da Malásia de 2014.
Vista da pista de Sepang durante a sessão de treinos livres do ano passado.
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