Sem as mínimas condições de receber provas do automobilismo brasileiro, devido à precariedade em que se encontrava, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul exigiu da atual Administração uma injeção de quase R$ 1 milhão de reais para sua recuperação. Através de licitação a prefeitura contratou uma empresa de engenharia para realizar as intervenções e deixar o complexo em dia para retornar ao calendário das grandes competições. Sequer alvará de funcionamento o autódromo tinha para funcionar.
Daqui a pouco mais de uma semana as equipes da Stock Car – maior prova do automobilismo brasileiro – chegam em Santa Cruz do Sul e, para que tudo esteja pronto alguns dias antes do evento, a prefeitura acelera na fase final de recuperação. Na manhã desta quinta-feira, 27, quando o prefeito Telmo Kirst foi pessoalmente verificar o andamento dos trabalhos, diversas máquinas podiam ser vistas no local e diferentes frentes atuavam para agilizar as melhorias.
As obras para reativar o Autódromo Internacional vão desde pavimentações, passando por drenagem para corrigir grandes infiltrações, deformidades e rachaduras na pista, até pintura geral. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, hoje quem chega ao autódromo já se depara com uma realidade bem diferente da encontrada no início do ano anterior. “Além da correção de problemas crônicos foram tomadas medidas para dotar o autódromo de mais conforto e segurança para pilotos e equipes”, disse.
Para o prefeito Telmo Kirst a administração anterior foi negligente com o complexo do Parque de Eventos. Segundo ele, em pouco tempo a realização de obras para recuperar o local seriam inviáveis para o poder público.“É um gasto muito elevado para a prefeitura que tem uma série de prioridades aguardando por investimentos”, disse.
Ele mencionou a possibilidade de uma parceria público-privada para administrar futuramente o complexo. “Para que isso aconteça, precisamos investir em obras e melhorias que possibilitarão a atração de grandes eventos de forma contínua. Só assim o autódromo se tornará autossustentável, sendo possível atrairmos investimentos em parceria”, defendeu.
Obras - Dentre os problemas, causados pela falta de manutenção, e que há tempo aguardavam soluções estavam o sistema de drenagem da pista e grandes áreas afetadas pela erosão.
Para conferir mais segurança aos pilotos, a área de escape foi aumentada em dois pontos e 14 guaritas foram construídas para abrigar os sinalizadores e fiscais de pista.
Seguindo normas rigorosas de instalação, os pneus utilizados nas barreiras de contenção estão sendo aparafusados uns aos outros, evitando riscos de desprendimento e acidentes na pista.
Estão recebendo pintura o muro do parque de vistoria, o Pit Lane da reta principal e do túnel, a torre de comando, os boxes e o paddock.
Ao final da primeira curva, na área de escape, a camada de asfalto foi ampliada em cerca de 65 metros e um novo colchão de brita de 15 metros de comprimento e 45 centímetros de altura está sendo instalado antes da barreira de pneus.
Outra intervenção importante que deverá ficar pronta até o dia da Stock, é a colocação de asfalto no trecho que vai da ERS-412 até a entrada dos boxes. Já a pavimentação no estacionamento das cegonhas que transportam os veículos e as estruturas dos competidores, está quase finalizada.
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