Apaixonados por aventura sobre rodas terão, neste final de semana, a oportunidade de participar da etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Rally 4X4 Regularidade, que acontece neste sábado, dia 31, em Santa Cruz do Sul. Os competidores serão divididos em duas categorias:graduados e turismo.
O campeonato gaúcho terá ao todo cinco provas e 10 etapas, sendo que nesta primeira prova opercurso a ser percorrido é de aproximadamente 160 quilômetros, partindo do alto do Parque de Cruz, passando pelo município de Passo do Sobrado, o chamado ponto neutro, e retornando para Santa Cruz do Sul, com encerramento no Shopping Santa Cruz.
A largada oficial da prova está marcada para às 11h01min, com previsão de chegada no local de encerramento às 15h30min. Uma confraternização será realizada às 16h e às 16h30min serão divulgados os resultados. A premiação será entregue às 17h. Os três primeiros colocados das categorias graduados e turismo receberão troféus em cada prova do campeonato, sendo que estes últimos serão promovidos automaticamente para a categoria graduados no próximo campeonato.
Caso alguma equipe se desvie da rota e acabe se perdendo no trajeto pode chegar até o ponto neutro – em Passo do Sobrado - e largar para competir no retorno, a segunda etapa da prova. Após a parada para descanso, as equipes partem para o regresso, encerrando a prova no Shopping Santa Cruz. Todo o trajeto deverá levar em torno de 4 horas e meia de duração.
Da categoria graduados, primeira a largar, participam pilotos com experiência anterior em provas do gênero. Já da categoria turismo participam pilotos com ou sem experiência no esporte. Até agora já foram confirmadas presenças de equipes da região metropolitana e de municípios como Pelotas, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Rolante e do estado de Santa Catarina.
Conforme explica o diretor de provas e promotor do evento, Eduardo Casagrande, o Rally 4X4 Regularidade, não é uma competição de velocidade. "O trajeto é uma surpresa, mas diferente das trilhas percorridas pelos jipeiros, onde o que conta é o máximo de obstáculos, no Rally 4x4 andamos pelo interior, por estradas abandonadas, mas não que apresentem um nível de dificuldade grande para não trancar o veículo, porque o que importa é rodar bastante", disse.
O Rally 4x4 Regularidade envolve veículos 4X4, geralmente Jipe Troller, Pajero Mitsubishi e Susuki, e os competidores precisam seguir trajetos e médias horárias estabelecidas em planilhas pela organização. Ao longo do percurso haverá 64 postos de controle, todos monitorados através de GPS. Cada equipe é composta por uma dupla, formada pelo piloto, que deve ter mais de 18 anos, e pelo navegador, que deve ter acima de 16 anos, e que vai dando as coordenadas,podendo fazer uso de equipamentos de orientação.
De acordo com a organização do evento a próxima etapa será realizada no município de Taquari.As demais ocorrerão em Osório, em Tramandaí a definir, e a final em Pantano Grande.
O Rally 4X4 é uma realização da América Sul Off-Road e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia (SMDTCT), promoção e organização do Rally Clube do Rio Grande do Sul, com homologação e supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo.
Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário